Revista Lusófona de Educação n.º 10 (2007)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 10 (2007) por assunto "ALFABETIZAÇÃO"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Aprender a Ler o Mundo : adaptação do método de Paulo Freire na alfabetização de crianças(Edições Universitárias Lusófonas, 2007) Leite, Olívia Souza de Lima; Duarte, José Bernardino; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoAo visitar escolas como supervisora pedagógica, a investigadora notou que as aulas de recuperação em alfabetização eram uma continuidade das aulas regulares e, numa tentativa para procurar soluções para alfabetizar as crianças analfabetas, planificou uma investigação-acção fundamentada na pedagogia crítica de Freire, em que ela actuou como professora. Numa escola de 218 alunos, a investigadora escolheu 12, oficialmente situados em classes avançadas mas, na realidade, analfabetos, e convidou-os para uma turma especial onde, durante 48 horas e duas vezes por semana, quatro horas de cada vez, ela tentou ensiná-los a ler e escrever. As actividades foram precedidas de intenso diálogo entre os estudantes e a investigadora-professora, por reconhecer a importância fundamental da oralidade na prática da alfabetização. Mas aquela participação oral permitiu também conhecer os temas da vida real dos estudantes e as “palavras geradoras” correspondentes, de modo a fazer aumentar a sua consciência crítica, como propõe Freire.