Revista Lusófona de Educação n.º 10 (2007)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 10 (2007) por assunto "CONTEMPORARY HISTORY"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Pesquisa histórica da educação do tempo presente(Edições Universitárias Lusófonas, 2007) Scocuglia, Afonso Celso; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoNosso objetivo neste trabalho foi expor e defender a relevância da história da educação do tempo presente para a pesquisa histórico-educacional. Partimos dos alicerces da história do tempo presente, destacando alguns conceitos construtores desse campo oriundos de autores como Rémond, François e Chartier (1996). A seguir, trabalhamos os avanços e os desafios enfrentados pelos pesquisadores desse campo. As fontes disponíveis para as pesquisa da história da educação do tempo presente foram destacadas, argumentando que a abundância delas e a proximidades do pesquisador em relação ao tempo da sua ação não facilitam a pesquisa e não diminuem sua necessária rigorosidade. Os alicerces da história do tempo presente, os desafios, os avanços, suas fontes abundantes e sua aplicação rigorosa constroem uma nova epistemologia para a história da educação, marcada pelas incertezas que referenciam a centralidade da problematização na pesquisa histórica. Toda essa argumentação é reforçada pela idéia originária de que a educação, como uma prática social, exige de seus pesquisadores a consecução dos depoimentos orais, das informações e de todos os tipos de documentação oriundas dos sujeitos que a fizeram/fazem.