Revista Lusófona de Educação n.º 44 (2019)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 44 (2019) por assunto "GESTÃO DA QUALIDADE"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Las estrategias para asegurar la calidad de la investigación cualitativa : el caso de los artículos publicados en revistas de educación(Edições Universitárias Lusófonas, 2019) Diaz Bazo, Carmen; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO uso da pesquisa qualitativa nas ciências sociais e, em particular, na educação, exigiu que ela seja legitimada em face da pesquisa positivista, mostrando seu rigor na construção do conhecimento. Garantir a validade, confiabilidade e objetividade requer estratégias específicas da natureza da pesquisa qualitativa que devem se tornar visíveis para os leitores. Este artigo apresenta um estudo documental que explora como a pesquisa qualitativa considera critérios e estratégias para garantir sua qualidade. O corpus da análise consistiu em 60 artigos publicados no ano de 2017 em cinco revistas de educação na América Latina. Os resultados mostram que a maioria deles (85%) não especifica quais estratégias eles usam para que seus resultados atendam aos critérios de reflexividade, credibilidade, transferibilidade, dependência e confirmação. As estratégias para garantir a reflexividade e a credibilidade como: a referência à posição do pesquisador, a triangulação, a revisão de outros pesquisadores e o retorno aos participantes são pouco utilizados. Esses dados nos convidam a refletir sobre a necessidade de explicitar esses critérios para demonstrar o valor e a integridade da pesquisa qualitativa.