Revista Lusófona de Educação n.º 27 (2014)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 27 (2014) por assunto "AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Panorama das políticas públicas na educação brasileira : uma análise das avaliações externas de sistemas de ensino(Edições Universitárias Lusófonas, 2014) Werle, Flávia Obino CorrêaEste artigo discute o panorama da educação brasileira, destacando os processos de avaliação em larga escala implementados nas décadas de 1990 e 2000. Faz referência aos três níveis (federal, estadual, municipal) em que estas avaliações operam, e sua abrangência desde os segmentos iniciais da educação básica até à pós-graduação. Analisa os últimos cinco anos como fase de síntese, estruturação e consolidação de um quadro geral de ação política referente a processos externos de avaliação em larga escala no Brasil, o qual passa de um nível de diagnóstico, para o de significados pautados pelo pragmatismo e operacionalização.