Mestrado em Serviço Social e Política Social
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Percorrer Mestrado em Serviço Social e Política Social por assunto "ASSISTENTES SOCIAIS"
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Item Serviço social e empreendorismo : um estudo de iniciativas empresariais de assistentes sociais na área das pessoas idosas em Portugal(2009) Santos, Isabel Maria de Matos Abreu dos; Branco, Francisco, orient.Esta dissertação tem como temática a actividade empresarial dos assistentes sociais, nomeadamente na área das respostas sociais para pessoas idosas (SAD, Lares e Centros Geriátricos). Do ponto de vista analítico o trabalho desenvolve-se em dois eixos principais. Num primeiro plano exploram-se diferentes perspectivas sobre o empreendorismo (o empreendorismo do ponto de vista económico, de gestão e da psicologia do comportamento) e uma breve análise do empreendorismo em Portugal. Num segundo plano analisam-se as transformações na clientela do Serviço Social mormente em face da emergência de novas necessidades sociais e perfis na área das pessoas idosas. Do ponto de vista empírico o trabalho consistiu no levantamento das iniciativas empresariais de assistentes sociais em Portugal continental na área das respostas a pessoas idosas e na realização de entrevistas aos empreendedores incidindo sobre o percurso académico e profissional dos assistentes sociais, o seu perfil como empreendedores e as dinâmicas empreendedoras presentes. Não existindo um grau de certeza absoluta considera-se que o universo das iniciativas empresariais de assistentes sociais na área dos idosos estará muito próximo do apurado. Este estudo (que pretendeu ser apenas uma porta para muitas reflexões acerca destas novas dinâmicas) de intervenção dos Assistentes Sociais, associando o económico e o social, sem necessidade de serem antagónicos e sem pôr em causa o bem-estar do individuo ou grupo ou comunidade no qual intervimos. Será com certeza uma opção ao crescente desemprego que tem vindo a aumentar e que não se percepciona que venha a diminuir, e permite igualmente aos AS sentirem que têm a possibilidade de construir respostas sociais com as quais se identifiquem, vendo aumentada a sua satisfação profissional.Item O trabalho do assistente social nos Gabinetes do Cidadão em Portugal e nas Ouvidorias Públicas de Saúde no Brasil: uma análise comparativa entre Lisboa e Rio de Janeiro(2022) Rodrigues, Marlucia da Silva; Gameiro, Fátima, orient.O objetivo deste estudo é realizar uma análise co mparativa entre os Gabinetes do Cidadão (GC) em Portugal e as Ouvidorias Públicas de Saúde (OPS) no Brasi l , relativamente às expe riências positivas e negativas de ambos os países e promover um diálogo sobre a prática profissional de assistentes sociais nes tes novos espaços sócioocupacionais. A amostra integra seis Assistentes S ociais dos Hospitais de Lisboa e Vale do Tejo que pertencem ao Serviço Nacional de Saúde Portu g uês e cinco Assistentes Sociais das Ouvidorias Públicas de Saúde da Fundação Saúde do Ri o de Janeiro , avaliados atrav és de um questionário online composto por 27 questões, divididas em 7 eixos temáticos: contratação dos assistentes, processo de trabalho dos assistentes sociais, formas e tipos de atendimento ao cidadão, ferramentas para a resp osta ao cidadão, relatórios de gestão; formação profissional e grau de satisfação profissional. Como principais resultados, verificaram se m uitas semelhanças entre o trabalho desenvolvido nos GC e nas OP S . A luta pela qualidade dos serviços prestados aos c idadãos é matéria comum entre os profissionais que participaram n este estudo. As dificuldades para dar resposta ao cidadão nos prazos estipulados, bem como para manter a credibilidade destes espaços junto à população atendida, além da falta de correção em alguns processos hospitalares, são pautas de discussão entre os GC, as OPS e a Gestão Hospitalar onde estes atuam. As principais diferenças centram se na nomenclatura do espaço; na utilização para acolhimento de manifestações do livro amarelo/de reclamaçõe s em Portugal e nas urnas no Brasil; no índice de resolubilidade (maior em Portugal); nas formações para trabalhadores (mais regulares no Brasil) e nas diferentes formas de contratação Conclui se que a análise comparativa mostra mais pontos em comum do qu e pontos de divergência entre os GC e as O P S e que as experiências nos dois países, embora processadas de maneiras distintas muito podem enriquecer o diálogo e a proximidade dos profissionais que trabalham nestes espaços em ambos os países estudad os. Pala vras Chaves Assistente Social; Gabinete do Cidadão; Ouvidoria Pública; Saúde.