International Journal of Film and Media Arts, Vol. 7, Nº. 1 (2022)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer International Journal of Film and Media Arts, Vol. 7, Nº. 1 (2022) por assunto "FILMS"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Reflections around comic gaze : from the female gaze in the early years of cinema to the performance servitudes, by Jesper Just(Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, 2022) Diefenthaeler, Samantha da Silva; Cerqueira, CarlaEste artigo tem como principal objetivo refletir sobre as influências do olhar desafiante feminino nos primeiros anos da história do cinema a fim de comprovar a sua influência contemporânea. A partir da análise de três irreverentes gags visuais presentes nos primeiros anos do cinema, nos quais a mulher rompe com o poder da câmera ao olhar diretamente para o dispositivo - Subject for the Rogue ‘s Gallery (A.E. Weed, 1904), Mary Jane’s Mishap [Don’t Fool with the Paraffin] (George Albert Smith, 1903), e One Week (Buster Keaton, Edward F. Cline, 1920) -, propomos uma reflexão teórica que nos permite definir um conceito que denominamos como Comic Gaze. Este está relacionado com as preocupações e propostas do desafio imposto pelo olhar de uma mulher diretamente à câmera. Baseamos esta problematização na proposta de Laura Mulvey sobre o Male Gaze (1975) e bell hooks sobre o Oppositional gaze (1992), as quais nos permitem avançar que esse olhar direto da mulher para a câmera cinematográfica termina desestabilizando a autoridade da perspectiva masculina sobre os seus corpos e funciona como uma lógica de resistência visual. Portanto, o objetivo central deste artigo é indagar e contrastar esse irreverente olhar para finalmente compreender se esse segue presente na performance contemporânea, nomeadamente na proposta de Jesper Just em Servitudes, conectando essas distintas obras apesar da distância temporal existente entre elas. Palavras-chave: Comic Gaze; Jesper Just; olhar; mulher; câmera; humor.