Revista Lusófona de Educação n.º 06 (2005)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 06 (2005) por assunto "Edições Universitárias Lusófonas"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item O que as situações de deficiência e a educação inclusiva "dizem" às Ciências da Educação(Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Gardou, Charles; Develay, Michel; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoPartindo do questionamento sobre a pertinência de constituir as situações de deficiência e a educação inclusiva objecto de investigação das Ciências da Educação, os autores fazem uma caminhada através da História da Educação, pondo a descoberto o tesouro patrimonial legado por aqueles que, em circunstâncias de grande adversidade, souberam fazer a ruptura e educar os excluídos do sistema. Consideram que as Ciências da Educação são o lugar certo para fazer investigação neste âmbito, por razões de ordem desenvolvimental e antropológica, para que perdurem as ciências da educação e por uma justificação fundamental, a da aposta nas relações entre a acção e o conhecimento. Concluem, afirmando que as situações de deficiência e a educação inclusiva encerram em si próprias o maior segredo para ter sucesso no acompanhamento e na educação: recusar os determinismos.