Revista Lusófona de Educação n.º 06 (2005)
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Item Pedagogia da terra e cultura de sustentabilidade(University of Lusophone Humanities and Technology, 2005) Gadotti, Moacir; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO presente artigo pretende ser um desafio à reflexão sobre os grandes problemas que se colocam aos seres humanos nas sociedades actuais. As reflexões que se fazem têm, sobretudo, um carácter antropológico e ético. Antropológico, porque se trata de promover uma nova concepção de homem que, inserido no Cosmos, se questione sobre o sentido da vida, que, por sua vez, não está separado do sentido do Planeta; ético, porque os novos princípios reguladores da actividade humana terão de se basear num novo paradigma que tenha a Terra como fundamento e centro. A mudança de paradigma terá, por certo, implicações na Educação. A Pedagogia da Terra, ou Ecopedagogia, entendida como movimento pedagógico, como abordagem curricular e como movimento social e político, representa um projecto alternativo global que tem por finalidades, por um lado, promover a aprendizagem do sentido das coisas a partir da vida quotidiana e, por outro, a promoção de um novo modelo de civilização sustentável do ponto de vista ecológico.Item Um projecto de esperança intempestiva e uma pedagogia da não-violência(University of Lusophone Humanities and Technology, 2005) Tavares, Manuel; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoItem Bruno Latour (2004) : Politiques de la nature : comment faire entrer les sciences en démocratie(University of Lusophone Humanities and Technology, 2006) Duarte, José Bernardino; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoItem Faire l'école, faire la classe de Philippe Meirieu(University of Lusophone Humanities and Technology, 2005) Duarte, José Bernardino; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoItem Timor e a Língua Portuguesa no seu projecto educativo(University of Lusophone Humanities and Technology, 2005) Bolina, Mariette; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoItem As reflexões curriculares de Paulo Freire(University of Lusophone Humanities and Technology, 2005) Scocuglia, Afonso Celso; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste artigo pretende apreender as relações entre o conhecimento, a aprendizagem e o currículo no interior do pensamento político-pedagógico de Paulo Freire. Para isso, trabalhamos questões norteadoras do seu discurso especialmente desveladoras das reflexões curriculares em torno dos processos do conhecimento, da educação problematizadora, da passagem da ingenuidade à criticidade que marca a conscientização, da formação do educador, dos direitos das camadas populares ao conhecimento, da gestão e da autonomia escolares. Essas reflexões demonstram a vivacidade e a atualidade das contribuições pedagógicas do legado de Freire enquanto contraponto de uma educação cada vez mais estandartizada “de-cima-para-baixo” e hegemônica.Item Carta educativa : ambiguidades e conflitualidades(University of Lusophone Humanities and Technology, 2005) Martins, Édio; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoItem Encobrimentos e emergências pedagógicas na América Latina(University of Lusophone Humanities and Technology, 2005) Streck, Danilo R.; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoItem O modo de Ensino mútuo na formação dos mestres de primeiras letras : uma experiência pedagógica no Portugal Oitocentista(University of Lusophone Humanities and Technology, 2005) Conde, Maria Teresa Barros; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoNo presente artigo, procede-se à análise sumária da problemática relativa à habilitação dos professores de ler, escrever e contar, em Portugal, na primeira metade do século XIX. Esta formação destinava-se a adestrar os mestres do ensino oficial na aplicação do modo de ensino mútuo. A primeira Escola Normal, localizada em Lisboa, abre em 1824 mas, só após 1836, entram em funcionamento escolas congéneres um pouco por todo o país. Para facilitar a compreensão desta temática, começa-se por fazer uma breve referência introdutória ao aparecimento deste “novo” ensino na cultura escolar europeia e aos seus princípios orientadores.Item O que as situações de deficiência e a educação inclusiva "dizem" às Ciências da Educação(University of Lusophone Humanities and Technology, 2005) Gardou, Charles; Develay, Michel; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoPartindo do questionamento sobre a pertinência de constituir as situações de deficiência e a educação inclusiva objecto de investigação das Ciências da Educação, os autores fazem uma caminhada através da História da Educação, pondo a descoberto o tesouro patrimonial legado por aqueles que, em circunstâncias de grande adversidade, souberam fazer a ruptura e educar os excluídos do sistema. Consideram que as Ciências da Educação são o lugar certo para fazer investigação neste âmbito, por razões de ordem desenvolvimental e antropológica, para que perdurem as ciências da educação e por uma justificação fundamental, a da aposta nas relações entre a acção e o conhecimento. Concluem, afirmando que as situações de deficiência e a educação inclusiva encerram em si próprias o maior segredo para ter sucesso no acompanhamento e na educação: recusar os determinismos.Item Estudos de caso revelam efeitos socio-pedagógicos de um programa de formação de professores(University of Lusophone Humanities and Technology, 2005) André, Marli Eliza Dalmazo Afonso de; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO presente texto pretende mostrar o potencial dos estudos de caso para revelar mudanças em contextos escolares e em concepções e práticas de professores que participaram do PROFORMAÇÃO - Programa de Formação de Professores em Exercício. A primeira parte do texto descreve brevemente o Programa de Formação que se destina a certificar professores leigos em exercício nas escolas das regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste do país. Na segunda parte são apresentados os procedimentos metodológicos utilizados na realização de seis estudos de caso, que incluíram visitas às salas de aula dos cursistas, entrevistas, análises de memoriais e aplicação de testes de desempenho. A terceira parte do texto discute os principais resultados do estudo avaliativo: mudanças em concepções e práticas pedagógicas dos professores, melhoria em suas habilidades de escrita e em sua auto estima, valorização da cultura local e das experiências dos alunos e efeitos positivos nas políticas locais e nos contextos escolares.Item Educação crítica e desenvolvimento de uma cidadania multi-étnica : uma perspectiva da Europa do Sul(University of Lusophone Humanities and Technology, 2005) Mayo, Peter; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste artigo centra-se na problemática da multi-etnicidade na Europa do Sul. A sua importância decorre dessa realidade que é a imigração, uma característica das mudanças demográficas verificadas nesta parte do mundo, que coloca significativos desafios a uma pedagogia crítica inspirada em Freire. Um certo número de desafios são sublinhados e, a partir dos escritos de Freire, deriva para uma pedagogia crítica que coloca a ênfase no diálogo religioso e inter-étnico e na compreensão intercultural.Item A experiência coletiva como fonte de aprendizagens nas lutas do Movimento Sem Terra no Brasil(University of Lusophone Humanities and Technology, 2005) Vendramini, Célia Regina; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO texto propõe uma reflexão sobre as aprendizagens construídas e/ou adquiridas pelos trabalhadores rurais sem-terra na sua experiência junto ao Movimento dos Sem Terra (MST), no Brasil. A primeira parte identifica as origens sociais dos sem-terra que constituem o MST em Santa Catarina, região sul do país; a segunda reflete sobre alguns dos aprendizados constituídos nas principais experiências de luta do Movimento, desde a ocupação de terras, passando pelo acampamento, até a organização dos assentamentos; a terceira e última parte analisa estas aprendizagens com base na categoria experiência, fundamentada em E. P. Thompson. As experiências vividas pelos sem-terra provocam um conjunto de aprendizagens com grande significado pessoal, social e político, a partir do embate entre uma história de vida ausente de participação social e política e a entrada num movimento que se sustenta pela organização de massa e pela capacidade de autogestão nos acampamentos e assentamentos.