Revista Lusófona de Educação n.º 06 (2005)

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    Um projecto de esperança intempestiva e uma pedagogia da não-violência
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2005) Tavares, Manuel; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
    Texto de homenagem a Paul Ricoeur (1913-2005). Abordagem de alguns aspectos do pensamento de Paul Ricoeur, uma das figuras mais proeminentes do pensamento contemporâneo e um dos mais elevados expoentes da Filosofia Hermenêutica europeia.
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    Timor e a Língua Portuguesa no seu projecto educativo
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2005) Bolina, Mariette; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
    Os grandes desafios educativos de Timor-Leste
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    Estudos de caso revelam efeitos socio-pedagógicos de um programa de formação de professores
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2005) André, Marli Eliza Dalmazo Afonso de; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
    O presente texto pretende mostrar o potencial dos estudos de caso para revelar mudanças em contextos escolares e em concepções e práticas de professores que participaram do PROFORMAÇÃO - Programa de Formação de Professores em Exercício. A primeira parte do texto descreve brevemente o Programa de Formação que se destina a certificar professores leigos em exercício nas escolas das regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste do país. Na segunda parte são apresentados os procedimentos metodológicos utilizados na realização de seis estudos de caso, que incluíram visitas às salas de aula dos cursistas, entrevistas, análises de memoriais e aplicação de testes de desempenho. A terceira parte do texto discute os principais resultados do estudo avaliativo: mudanças em concepções e práticas pedagógicas dos professores, melhoria em suas habilidades de escrita e em sua auto estima, valorização da cultura local e das experiências dos alunos e efeitos positivos nas políticas locais e nos contextos escolares.
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    A experiência coletiva como fonte de aprendizagens nas lutas do Movimento Sem Terra no Brasil
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2005) Vendramini, Célia Regina; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
    O texto propõe uma reflexão sobre as aprendizagens construídas e/ou adquiridas pelos trabalhadores rurais sem-terra na sua experiência junto ao Movimento dos Sem Terra (MST), no Brasil. A primeira parte identifica as origens sociais dos sem-terra que constituem o MST em Santa Catarina, região sul do país; a segunda reflete sobre alguns dos aprendizados constituídos nas principais experiências de luta do Movimento, desde a ocupação de terras, passando pelo acampamento, até a organização dos assentamentos; a terceira e última parte analisa estas aprendizagens com base na categoria experiência, fundamentada em E. P. Thompson. As experiências vividas pelos sem-terra provocam um conjunto de aprendizagens com grande significado pessoal, social e político, a partir do embate entre uma história de vida ausente de participação social e política e a entrada num movimento que se sustenta pela organização de massa e pela capacidade de autogestão nos acampamentos e assentamentos.
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    Encobrimentos e emergências pedagógicas na América Latina
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2005) Streck, Danilo R.; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
    Este ensaio situa a reflexão no espaço entre as ausências ou ocultamentos e emergências pedagógicas na América Latina, tendo como referências a pedagogia do Outro (Paulo Freire), a sociologia das ausências e emergências (Boaventura de Sousa Santos) os processos participativos de caráterer emancipatório. Argumenta-se que existe no pensamento popular uma matriz, historicamente formada, que por sua vez se constitui como base para experiências socialmente inovadoras. Na formação desta matriz encontram-se, entre outras, as pedagogias da sobrevivência, da resistência e da relação. São, por fi m, apontadas algumas práticas pedagógicas onde, de forma criativa, esta matriz se atualiza e recompõe.
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    Educação crítica e desenvolvimento de uma cidadania multi-étnica : uma perspectiva da Europa do Sul
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2005) Mayo, Peter; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
    Este artigo centra-se na problemática da multi-etnicidade na Europa do Sul. A sua importância decorre dessa realidade que é a imigração, uma característica das mudanças demográficas verificadas nesta parte do mundo, que coloca significativos desafios a uma pedagogia crítica inspirada em Freire. Um certo número de desafios são sublinhados e, a partir dos escritos de Freire, deriva para uma pedagogia crítica que coloca a ênfase no diálogo religioso e inter-étnico e na compreensão intercultural.
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    Pedagogia da terra e cultura de sustentabilidade
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2005) Gadotti, Moacir; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
    O presente artigo pretende ser um desafio à reflexão sobre os grandes problemas que se colocam aos seres humanos nas sociedades actuais. As reflexões que se fazem têm, sobretudo, um carácter antropológico e ético. Antropológico, porque se trata de promover uma nova concepção de homem que, inserido no Cosmos, se questione sobre o sentido da vida, que, por sua vez, não está separado do sentido do Planeta; ético, porque os novos princípios reguladores da actividade humana terão de se basear num novo paradigma que tenha a Terra como fundamento e centro. A mudança de paradigma terá, por certo, implicações na Educação. A Pedagogia da Terra, ou Ecopedagogia, entendida como movimento pedagógico, como abordagem curricular e como movimento social e político, representa um projecto alternativo global que tem por finalidades, por um lado, promover a aprendizagem do sentido das coisas a partir da vida quotidiana e, por outro, a promoção de um novo modelo de civilização sustentável do ponto de vista ecológico.
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    O que as situações de deficiência e a educação inclusiva "dizem" às Ciências da Educação
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2005) Gardou, Charles; Develay, Michel; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
    Partindo do questionamento sobre a pertinência de constituir as situações de deficiência e a educação inclusiva objecto de investigação das Ciências da Educação, os autores fazem uma caminhada através da História da Educação, pondo a descoberto o tesouro patrimonial legado por aqueles que, em circunstâncias de grande adversidade, souberam fazer a ruptura e educar os excluídos do sistema. Consideram que as Ciências da Educação são o lugar certo para fazer investigação neste âmbito, por razões de ordem desenvolvimental e antropológica, para que perdurem as ciências da educação e por uma justificação fundamental, a da aposta nas relações entre a acção e o conhecimento. Concluem, afirmando que as situações de deficiência e a educação inclusiva encerram em si próprias o maior segredo para ter sucesso no acompanhamento e na educação: recusar os determinismos.
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    O modo de Ensino mútuo na formação dos mestres de primeiras letras : uma experiência pedagógica no Portugal Oitocentista
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2005) Conde, Maria Teresa Barros; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
    No presente artigo, procede-se à análise sumária da problemática relativa à habilitação dos professores de ler, escrever e contar, em Portugal, na primeira metade do século XIX. Esta formação destinava-se a adestrar os mestres do ensino oficial na aplicação do modo de ensino mútuo. A primeira Escola Normal, localizada em Lisboa, abre em 1824 mas, só após 1836, entram em funcionamento escolas congéneres um pouco por todo o país. Para facilitar a compreensão desta temática, começa-se por fazer uma breve referência introdutória ao aparecimento deste “novo” ensino na cultura escolar europeia e aos seus princípios orientadores.
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    Faire l'école, faire la classe de Philippe Meirieu
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2005) Duarte, José Bernardino; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
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    As reflexões curriculares de Paulo Freire
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2005) Scocuglia, Afonso Celso; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
    Este artigo pretende apreender as relações entre o conhecimento, a aprendizagem e o currículo no interior do pensamento político-pedagógico de Paulo Freire. Para isso, trabalhamos questões norteadoras do seu discurso especialmente desveladoras das reflexões curriculares em torno dos processos do conhecimento, da educação problematizadora, da passagem da ingenuidade à criticidade que marca a conscientização, da formação do educador, dos direitos das camadas populares ao conhecimento, da gestão e da autonomia escolares. Essas reflexões demonstram a vivacidade e a atualidade das contribuições pedagógicas do legado de Freire enquanto contraponto de uma educação cada vez mais estandartizada “de-cima-para-baixo” e hegemônica.
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    Carta educativa : ambiguidades e conflitualidades
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2005) Martins, Édio; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
    O conceito de territorialização é utilizado para significar uma grande diversidade de princípios, dispositivos e processos inovadores, no domínio da planificação, formulação e administração das políticas educativas que, de um modo geral, vão no sentido de valorizar a afirmação dos poderes periféricos, a mobilização local dos actores e a contextualização da acção política. Mas o cerne da territorialização também é diversidade de tendências e de dinâmicas, ambiguidades e conflitualidade. Uma Carta Educativa Municipal, cuja elaboração resulta da iniciativa da Câmara Municipal, é a tentativa de superação destas ambiguidades e conflitualidades, através da leitura lúcida, politicamente consistente e tecnicamente rigorosa, das realidades sociais, dinâmicas e capacidade de intervenção dos actores sociais.
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    Bruno Latour (2004) : Politiques de la nature : comment faire entrer les sciences en démocratie
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2005) Duarte, José Bernardino; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento