Mestrado em Sociologia do Desporto, Organização e Desenvolvimento
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Percorrer Mestrado em Sociologia do Desporto, Organização e Desenvolvimento por assunto "ATIVIDADE FÍSICA"
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- Item Relatório final de estágio no departamento de desporto e cultura da Câmara Municipal de Abrantes : os hábitos desportivos dos jovens alunos do ensino secundário(2017) Nunes, Guilherme Caldeira; Marivoet, Maria Salomé Fernandes Martins, orient.Desporto, uma palavra utilizada tão leve e vagamente que para os mais desatentos pode representar pouco mais que um momento de lazer ou competição. No entanto, este desporto, cujo Livro Branco sobre o Desporto (Comissão Europeia, 2008) e o Conselho da Europa definem como: “todas as formas de atividade física que, através da participação ocasional ou organizada, visam exprimir ou melhorar a condição física e o bem-estar mental, constituindo relações sociais ou obtendo resultados nas competições a todos os níveis”, apresenta-se como uma ferramenta bastante atual e necessária. Tal como é indicado por Beutler, I. (2008) no seu documento para as Nações Unidas, em que afirma que a comunidade internacional tem reconhecido e extraído cada vez mais expressão através do desporto como um meio de promover o desenvolvimento e a paz. As evidências científicas atestam que o uso sistemático e coerente do desporto se pode revelar uma importante contribuição para a saúde pública, educação universal, igualdade de género, redução da pobreza, prevenção de doenças, sustentabilidade ambiental, e resolução de conflitos através da construção da paz. No estágio realizado na Divisão do Desporto, Cultura e Património da Câmara Municipal de Abrantes, partimos em busca de dados que reflitam a visão que os alunos do ensino secundário têm sobre a prática desportiva, considerando a importância que esta tem no percurso académico e todos os aspetos da vida social dos mesmos. Contudo, tendo em consideração o contexto de estágio em que se inseriu o estudo, foram também procuradas respostas que possam dar à instituição de acolhimento alguma perspetiva respetivamente ás necessidades dos alunos, procurando saber os seus níveis de satisfação. Assim sendo, procedeu-se à aplicação de um inquérito por questionário a uma amostra de 620 alunos, das Escolas Secundárias Dr. Solano de Abreu, e Manuel Fernandes. Da análise dos resultados teceram-se conclusões sobre os hábitos desportivos dos alunos (passado e presente), procura de novas modalidades e níveis de satisfação com o Concelho e segundo o perfil social. Estes resultados têm como principal objetivo identificar as atuais necessidades e tendências de prática desportiva nos jovens, apresentando-se também como uma ferramenta para a elaboração de medidas e projetos que tenham como alvo a adequação a estas necessidades dos estudantes.