Revista Lusófona de Educação n.º 43 (2019)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 43 (2019) por assunto "CONHECIMENTO"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Seis epígrafes para la disciplina escolar: política educativa chilena reciente(Edições Universitárias Lusófonas, 2019) Oliva, María Angélica; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO artigo discute a disciplina escolar em suas relações com a ordem social como expressão da política educacional chilena, principalmente nas diretrizes curriculares atuais. Argumenta-se que a disciplina, por excelência, represente o dispositivo de ordem escolar por sua vocação à normalização dos sujeitos e conhecimentos. Especificamente no caso das diretrizes curriculares, pode-se observar a padronização do conhecimento escolar em um currículo técnico que é funcional para a ordem neoliberal. A pesquisa documental valendo-se da hermenêutica como técnica, demonstra a importância da disciplina na escola ao regular conhecimento e discursos. A pesquisa ratifica a importância da disciplina na escola ao regular conhecimento e discursos. Nas diretrizes curriculares, o objetivo do aprendizado é o mecanismo disciplinar que renova um currículo técnico que teve início com a reforma educacional de 1965. O período da ditadura teria aprofundado e se aperfeiçoado nos Governos da Concertación, apesar de sua funcionalidade com a reprodução social e sua contribuição para a geração de desigualdade. A dimensão da desigualdade educacional no Chile requer uma Politica da Reparação para promover uma transmutação ética e política desde um círculo vicioso de disciplina para sua espiral virtuosa.