Revista Lusófona de Educação n.º 43 (2019)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 43 (2019) por assunto "EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Infância e experiências em Educação Ambiental: um estudo da prática docente na educação infantil(Edições Universitárias Lusófonas, 2019) Saheb, Daniele; Rodrigues, Daniela Gureski; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA temática da Educação Ambiental (EA) constitui o foco deste artigo, que resultou de uma pesquisa sobre a prática docente na Educação Infantil (EI). Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa realizado em duas instituições de EI (uma pública e outra privada) em Curitiba, Paraná, que se utilizou da observação como procedimento para coleta de dados. Pretendeu-se analisar as possibilidades de experiências ambientais proporcionadas às crianças pela prática docente em duas instituições de EI. Constatou-se que as duas, por meio da prática pedagógica de seus professores, possibilitam experiências para que as crianças construam vínculo afetivo com a natureza e vivências de solidariedade e respeito por meio da convivência, ambas desenvolvidas com intencionalidade pelos docentes. No campo teórico, o estudo sobre a especificidade da EA permitiu base suficiente para o aprofundamento e reflexão acerca do tema. A partir da análise dos dados, foram identificados aspectos importantes como caminhos para a EA na EI. Entre eles, destacam-se a importância das experiências com elementos e espaços naturais na primeira infância e a necessidade da intencionalidade dos docentes em desenvolver práticas que superem a racionalidade acadêmica e favoreçam o contato das crianças com situações que valorizem outras dimensões, como a criatividade, a solidariedade, o cuidado e amor em relação a si mesmo, ao outro e ao meio.