Revista Lusófona de Educação n.º 29 (2015)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 29 (2015) por assunto "BRASIL"
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
Item A emergência de modelos contrahegemônicos de educação superior : a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e sua contribuição para a redefinição da geopolítica do conhecimento Manuel Tavares & Tatiana Romão conversam com o Prof. Naomar Almeida Filho(Edições Universitárias Lusófonas, 2015) Tavares, Manuel; Romão, Tatiana; Almeida Filho, Naomar; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO Professor Naomar Almeida Filho é, atualmente, Reitor pro-tempore da Universidade Federal do Sul da Bahia.Item Material Didáctico de Matemática en la Educación de Jóvenes y Adultos : desafíos, perspectivas(Edições Universitárias Lusófonas, 2015) Santos Cade, Marcia Brandão; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste artigo apresenta uma análise do material didático de matemática elaborado pelo Grupo de Estudo de Educação Matemática (GEMP) para o Programa de Integração da Educação Profissional Técnica ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), no Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Campus de Vitória, Brasil. O objetivo do estudo é analisar o impacto que o material didático de matemática produz nos alunos do PROEJA, bem como, identificar as potencialidades e os aspectos deficitários conseguidos com sua aplicação no programa. Para tal análise, realiza-se um estudo avaliativo, tomando como referência o modelo CIPP de avaliação proposto por Stufflebeam e Skhinfield que inclui quatro níveis de análise: Contexto, Insumos, Processo e Produto. A coleta de dados foi através de um questionário fechado e aberto destinado aos alunos e professores e uma entrevista para a equipe que coordena o programa. A abordagem da investigação deste estudo é de corte qualitativo. Os resultados obtidos se apresentam em três partes complementares: a percepção dos alunos, a percepção dos professores e a percepção dos coordenadores. A seguir, se realiza uma síntese com os dados mais significativos segundo as diferentes percepções. Finalmente, se estabelece um conjunto de indicações do impacto positivo e negativo que emerge da análise.