Revista Lusófona de Educação n.º 60 (2023)
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Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 60 (2023) por assunto "DISTANCE LEARNING"
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Item Como me fui tornando educador social : reflexividade, redescoberta de si e (trans)formações pessoais e profissionais(University of Lusophone Humanities and Technology, 2023) Vieira, Ana Maria; Vieira, Ricardo; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoEste texto dá conta de como a Pedagogia Social se foi tornando fundamental numa intervenção social que seja socioeducativa e mediadora. Investe, finalmente, no modo como se faz a aprendizagem da Pedagogia Social, do ponto de vista do aprendente, ou de como se constrói a identidade profissional dum Educador Social. Com uma metodologia biográfico-narrativa, recolhem-se vozes de recém-licenciados em Educação Social, para tentar compreender como veem a articulação teoria-práxis no processo formativo no ensino superior, que sentido teórico e prático têm da profissão passados três anos de formação superior e como refletem sobre as suas motivações e predisposições para a mesma. Foram levados a pensar nas suas transformações identitárias e profissionais: quem eu era e como eu era no início do curso? Em quem me transformei durante e após o curso em termos pessoais e técnico-profissionais? O que mudou em mim com a formação em Educação Social? A análise comparativa de quatro casos biográficos mostra uma heterogeneidade de narrativas face às representações sociais sobre o trabalho do educador social e alguma fragilidade no definir o campo, bem como de o distinguir de outros no âmbito da intervenção social. Os autores concluem, também, que três anos são pouco tempo para construir uma identidade profissional tão compósita e abrangente.Item Visão integrada do ensino-aprendizagem : aplicação do modelo da Universidade Aberta(University of Lusophone Humanities and Technology, 2023) Cavique, Luís; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoA educação aberta e em rede da Universidade Aberta é composta por um conjunto de idiossincrasias que não são percetíveis de imediato pelos novos docentes vindos de universidades presenciais ou por avaliadores da A3ES (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior). Neste trabalho apresentam-se os conceitos essenciais da Educação a Distância (EaD) com o menor de vocábulos e evitando sinónimos. No processo de ensino-aprendizagem o papel do professor em contexto digitais é detalhado e a noção de aprendizagem é discutida. Apresenta-se uma taxonomia do ensino com ênfase na prática em comunidades virtuais.