Mestrado Integrado em Arquitetura
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Percorrer Mestrado Integrado em Arquitetura por assunto "ACCESSIBILITY"
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Item O passadiço da Costa de Caparica(2023) Madeira, Luís Miguel Mustra; Quaresma, Pedro Filipe Coutinho Cabral de Oliveira, orient.A problemática da acessibilidade na Costa de Caparica serviu de pretexto para a pesquisa urbanística e ambiental que esteve na base deste trabalho. O desenvolvimento da investigação revelou graves erros urbanísticos com consequências prejudiciais para a região e para o meio ambiente. O desenvolvimento da orla costeira da Costa de Caparica aconteceu muito rápido sem um planeamento consciente do lugar onde se intervinha, tendo-se dado sobretudo relevância aos aspetos económicos e ao interesse turístico que se tem verificado na região. Outrora um grande areal, as praias da Costa de Caparica foram perdendo progressivamente terreno para o mar e para as construções que se foram aproximando cada vez mais deste. As barreiras naturais que impediam o avanço do mar, foram sendo sucessivamente substituídas por frentes de mar artificializadas que impedem o movimento de sedimentos causando perturbações e o desequilíbrio do sistema natural. Para além dos graves problemas de desordenamento do território, a Costa de Caparica é ocupada sazonalmente por milhares de pessoas que procuram desfrutar das suas praias, colocando pressão sobre os ecossistemas naturais ao não respeitarem as boas práticas ambientais. O equipamento proposto e aqui apresentado, desenvolve-se a partir da interpretação da área a intervir e das suas fragilidades. Através do seu planeamento tentou-se responder a todas as questões inquietantes do lugar, tendo como foco principal a preservação do meio ambiente em harmonia com o desenvolvimento das acessibilidades e promovendo o bem-estar dos utilizadores da Praia da Nova Praia. Palavras-chave: Preservação | Regeneração | Organização | Acessibilidade | ContinuidadeItem Sines de costas para o mar : plataforma logística(2017) Antunes, Sidney Rogério Brito; Matos, Maria João Pereira de, orient.Tendo em conta a realidade industrial e urbana que se vive em Sines, percebe-se a necessidade de estabelecer um ritmo de crescimento equilibrado entre a indústria e o núcleo urbano, com a certeza que a nível industrial e económico Sines caminha para se assumir cada vez mais como ponto estratégico fundamental nas redes de transportes em toda a Europa e no mundo. As grandes indústrias sempre foram elementos fomentadores do crescimento das cidades. Sines não fugiu esta regra, mas é esta também a grande razão do afastamento entre núcleo urbano e a sua frente de água, com isto surgindo muitas carências na qualidade de vida de Sines, resultantes das barreiras impostas pelo desenvolvimento desequilibrado e acabando por reforçar a barreira natural que é a diferença de cotas. Esta investigação tem como objetivo perceber de que forma podemos impulsionar o desenvolvimento de Sines gerando soluções que ao mesmo tempo resolvem algumas carências da vida urbana e respondem às questões relativas ao desenvolvimento industrial, com soluções que sejam capazes de “quebrar” as barreiras que fazem de Sines uma cidade de costas voltadas para a sua frente de água. Para tal fez-se uma pesquisa para perceber como funcionam as redes de comunicação de Sines, assim como o transporte rodoviário, ferroviário e marítimo, sendo possível perceber a velocidade de crescimento das indústrias e importância da logística neste território. Todas estas dinâmicas e carências impostas pela indústria formam um conjunto de potencialidades a serem exploradas no território, alguns fatores apontando como possível o desenvolvimento de Sines de forma sustentada, não só no presente como no futuro, de modo a que se possa consolidar a malha urbana.