Mestrado Integrado em Arquitetura
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Percorrer Mestrado Integrado em Arquitetura por assunto "AFRICAN ARCHITECTURE"
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Item Ficção e arquitetura : o desenho do afrofuturismo e de outros cenários especulativos(2020) Bequengue, Rosa de Fátima Casimiro; Patrício, Catarina, orient.À luz da força inventiva da ficção na arquitetura, com esta dissertação pretendemos investigar pelas formas vernáculas africanas em cenários especulativos, percebendo como a latência arquitetónica das utopias e distopias modernas tem fomentado o potencial construtivo de um Afrofuturismo. Com base nos cenários especulativos destilados da ficção utópica O Lesábendio (1913) de Paul Scheerbart, que inspirou a arquitetura de vidro; e da ficção distópica Mil novecentos e oitenta e quatro (1949) de George Orwell, que é apontada como momento de antevisão da vigilância atual, procurámos ensaiar elementos para cenários afrofuturistas. Seguindo os procedimentos metodológicos propostos pela criatividade tecnológica vernácula negra, como a reapropriação, a reconcepção como improvisação, e a recriação como reinvenção, compusemos cenários especulativos híbridos, reintegrando a tecnologia como extensão da criatividade – não como uma força externa desumanizante ou artificial, mas como uma efetiva ligação ao meio natural, como retorno à Terra. Tendo a imaginação como catalisadora das reinterpretações e reapropriações, o Afrofuturismo responde à necessidade urgente de transformação do espaço através da perspetiva afro-ecológica, por meio da localização da presença da cultura africana num cenário de viragem tecnológica por vir.Item Mumuila Omukakelo : cruzamentos entre Arquitetura, Etnografia e Arte na construção de um Site -Specific Pós-Etnográfico(2020) Neto, Keuryzandra Samara do Rosário; Patrício, Catarina, orient.A Arquitetura, como disciplina humana, tem como substrato enformar espaços concretos, cujas materialidades estão em ressonância tanto com o ambiente geográfico como com o ambiente antropológico. Desta forma, não poderia ficar indiferente à viragem etnográfica nas artes, procurando nas narrativas das gentes plasticidades novas. Esta dissertação resulta desse campo de investigação tectónica expandida às artes, onde ferramentas como o trabalho de campo possibilitaram um quadro metodológico de recentralização do sujeito na contemporaneidade. Considerando o potencial identitário dos Ovamuila, e a sua direta relação com o espaço e com a terra, procuraremos demonstrar teórica- e plasticamente como o conceito olhar do nativo, tomado enquanto laboratório de experimentação de possibilidades criativas, abre potencialidades construtivas. A ideia de habitat transitório será também apresentada como referência a uma dimensão temporal e histórica, cujos critérios constituem as condições projetuais para uma proposta de intervenção artística site-specific. Ao observar a miscigenação entre princípios teóricos e experiências práticas, a investigação avançou procurando estratégias plásticas de conciliação dos estudos associados a uma determinada cultura, no caso vertente os Ovamuila, às ferramentas de representação do mundo contemporâneo, patente na forma como diferentes áreas disciplinares confluem na grande área do saber humano que é a Arquitetura.