Mestrado em Ensino de Física e Química no 3.º Ciclo do Ens. Básico e Secundário
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Ensino de Física e Química no 3.º Ciclo do Ens. Básico e Secundário por assunto "APRENDIZAGEM"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Jogos educativos 3D no ensino da Física e da Química : um estudo com alunos do 7ºano de escolaridade(2014) Silva, Maria Cristina Rouxinol Gouveia Pereira da; Bravo, Maria Nubélia Silvestre, orient.A utilização das novas tecnologias em sala de aula é hoje uma prática comum. O caso particular da utilização de jogos educativos tem despertado o interesse de diversos autores conduzindo a estudos sobre o seu efeito na aprendizagem. Com o objetivo de determinar se a utilização de um jogo educacional, em paralelo com as práticas pedagógicas aplicadas no ensino tradicional, produz efeitos na aquisição de conhecimentos, elaborou-se um estudo recorrendo a um design quasi-experimental com dois grupos de alunos do 7º ano de escolaridade. Para implementação deste estudo, foi construído um jogo utilizando o Thinking Worlds, uma aplicação para criação de simulações e jogos 3D. Anteriormente à lecionação dos conteúdos avaliados, 48 alunos, divididos em dois grupos, experimental e de controlo, realizaram um pré-teste. Depois de cumprida toda a lecionação da unidade didática em estudo, os alunos do grupo experimental jogaram durante quatro aulas o jogo previamente construído. Os conhecimentos finais foram avaliados com recurso a um pós-teste. Verificou-se uma melhoria nos resultados em ambos os grupos tendo o grupo experimental apresentado ganhos superiores aos do grupo de controlo. As médias finais foram semelhantes no entanto, o grupo experimental inverteu a tendência registada no pré-teste e revelou melhor desempenho, embora não o suficiente para que a diferença fosse estatisticamente significativa. Tendo em consideração algumas das limitações desta investigação, pode concluir-se que a utilização de um jogo educativo 3D não foi visivelmente eficaz no contributo para melhorar a aprendizagem, sendo no entanto uma ferramenta que estimula e propicia um maior envolvimento dos alunos. Assim, este trabalho pode servir como ponto de partida para a reflexão e aprofundamento das condições em que a utilização destes jogos pode influenciar o desempenho dos alunos nos diferentes domínios da Física e da Química.