Mestrado em Ensino de Física e Química no 3.º Ciclo do Ens. Básico e Secundário
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Ensino de Física e Química no 3.º Ciclo do Ens. Básico e Secundário por assunto "CONHECIMENTO"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Mudança conceptual relativa a reações de oxidação-redução: um estudo exploratório(2013) Ribeiro, Vitor Manuel Marques; Fiuza, Edite, orient.A discrepância entre o que os professores ensinam e aquilo que os alunos aprendem é tema de preocupação, desde há muito, na comunidade educativa. Os estudantes constroem os seus próprios conceitos através da interação entre a estrutura cognitiva e a informação proveniente do meio físico e social, bem como do ensino formal que recebem na Escola. Esses conceitos autoconstruídos - as concepções alternativas - dificultam a apropriação dos conceitos reconhecidos pela comunidade científica. O estudo exploratório aqui desenvolvido tem como finalidade promover a mudança conceptual relativa a conceitos de oxidação-redução, num grupo de alunos do ensino secundário profissional (n=7) da zona da Grande Lisboa. O quadro teórico que serviu de suporte às opções conceptuais e metodológicas inscreve-se em diferentes correntes da Psicologia da Educação, da Epistemologia e História da Ciência. Designadamente, baseámo-nos na Teoria da Equilibração e Construtivismo de Piaget, na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, nos obstáculos e ruturas epistemológicas de Bachelard e nas revoluções científicas de Kuhn, bem como na História da Química. Recorreu-se, também, a contributos de investigações empíricas na área da mudança conceptual, com especial destaque para as de Driver e Carey e, ainda, a um dos modelos de mudança conceptual por troca, o Conceptual Change Model. Com base nestas referências foi concebido, avaliado e implementado em sala de aula, ao longo de duas semanas, um programa de intervenção para a promoção da mudança conceptual por troca. Os dados foram recolhidos através de um pré e pós-teste concebido e avaliado propositadamente para ser usado neste estudo. Foram identificadas, no pré-teste, a maior parte das concepções alternativas previstas com base na literatura, relativamente a conceitos de oxidação-redução, bem como duas potenciais concepções alternativas que, não tendo sido previstas no início do estudo, emergiram ao longo da implementação do programa de intervenção. Através de uma análise de conteúdo e da aplicação do teste t de student como ferramenta de análise estatística, os resultados permitem apontar para a eficácia das atividades implementadas na sala de aula com recurso ao Conceptual Change Model como potencial estratégia de promoção da mudança conceptual por troca relativamente a conceitos de oxidação-redução.