Mestrado em Ensino de Física e Química no 3.º Ciclo do Ens. Básico e Secundário
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Percorrer Mestrado em Ensino de Física e Química no 3.º Ciclo do Ens. Básico e Secundário por assunto "DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL"
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Item Abordagem pedagógico-didática da educação ambiental para o desenvolvimento sustentável(2014) Magalhães, Pedro Miguel da Silva; Bravo, Maria Nubélia Silvestre, orient.Atualmente, a sustentabilidade tornou-se a base de quase todo o pensamento económico. O conceito de sustentabilidade pode decompor-se em três dimensões: ambiental, social e económica. A dimensão sobre a qual incide o presente estudo enfoca sobre o ambiente. A ideia base deste estudo foi procurar indícios de que, pela utilização de práticas, ambientalmente responsáveis, pode ser possível obter bons resultados a nível pedagógico, utilizando a didática intrínseca nos projetos ambientais. Consequentemente, um dos objetivos desta tese é estudar a possível relação entre a sustentabilidade (dimensão ambiental) e os projetos ambientais existentes nas escolas que contribuem para a educação ambiental dos alunos. O segundo objetivo da tese passa por auscultar escolas portuguesas, com trabalho já desenvolvido neste tema, verificando assim em que medida a pesquisa bibliográfica confirma ou não a realidade atual. Pretende-se pois formular uma heurística que permita determinar a existência ou não de indícios que nos comprovem a existência dum impacte positivo da relação atrás referida confirmando assim a conjetura inicial. Os conceitos, Educação Não Formal, Formal e Informal ajudam a clarificar e colmatar algumas limitações, condicionantes e dificuldades com que atualmente a escola e o ensino se deparam. Na presente tese procurou-se clarificar estes termos e referir alguns exemplos dos vários conceitos de educação de acordo com as definições desses termos. Dada a natureza do estudo optou-se por uma metodologia de investigação qualitativa, em que os instrumentos de recolha de dados foram questionários a cinquenta e um alunos (vinte e oito alunos do 10º ano do curso de ciência e tecnologia de uma escola situada em Sintra e vinte e três alunos do 10º ano de socioeconómicas de outra escola secundária sita no Cacém) que participam nos projetos ambientais e atividades no âmbito destes projectos. Foi realizado um questionário de controlo a seis alunos do 10º ano da turma de ciência e tecnologia de uma escola secundária em Sintra. Efectuaram-se entrevistas a cinco professores do ensino secundário que no ano que decorreu a realização deste trabalho acumulavam a função de coordenadores dos projetos ambientais existentes nas escolas onde lecionavam. Dois destes professores lecionavam na escola de Sintra, um dos docentes lecionava no Cacém, um em Torres Novas e o outro na Póvoa de Varzim. Foi realizada uma entrevista de controlo a um professor coordenador dos projetos ambientais numa escola secundária em Sintra. Todos os docentes entrevistados lecionavam em turmas do 10º ano de escolaridade em escolas secundárias do ensino público. Conclui-se através da análise dos questionários e das entrevistas realizadas aos docentes, existir uma preocupação já considerável em torno da educação ambiental, reconhecendo, em ambas as situações, o potencial resultante da aplicabilidade da sustentabilidade, nomeadamente na sua dimensão ambiental, nas atividades pedagógicodidáticas decorrentes dos projetos ambientais em curso nas escolas e que contribuem para o desenvolvimento sustentável. O estudo efetuado revela algumas limitações no campo da continuidade dos projetos nos anos letivos que se seguem à realização do estudo, uma vez que, estes projetos são de adesão voluntária e, com as várias reformas no ensino, foram retiradas as horas cedidas aos docentes que contemplavam o acompanhamento de projetos desta envergadura. Os docentes e discentes têm agora de utilizar o seu tempo livre para darem continuidade aos projetos. No entanto, através da realização deste estudo, verificou-se uma continuidade na adesão dos alunos aos projetos nas escolas e nas atividades realizadas no âmbito destes projetos assegurando a envolvência de todos. Outra das limitações deste estudo é a vertente social, que não foi aprofundada, de forma a contemplar aquilo que os alunos levam para casa para partilharem com os pais e familiares e o seu contributo para a sociedade. Esta vertente teria de ser estudada e aprofundada num trabalho futuro, onde possivelmente se iria entrevistar os pais dos alunos, os amigos, membros de associações das quais fazem parte ou outras pessoas que convivam periodicamente com os alunos e consigam testemunhar as vivências, preocupações e atitudes relacionadas com o ambiente.