Revista Lusófona de Ciência das Religiões
URI permanente desta comunidade:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Ciência das Religiões por assunto "ALFABETIZAÇÃO"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Diversidade religiosa e idosos em processo de alfabetização: cenários do Brasil(Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Martins Filho, Lourival José; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoTrata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho fenomenológico realizada com 05 idosos em processo de alfabetização que procurou identificar práticas curriculares exitosas, vinculadas ao trabalho pedagógico que considere a Diversidade Religiosa no desenvolvimento da oralidade, da escrita e da leitura de alfabetizandos(as) com mais de 65 anos de idade. A inquietação que gerou o tema/problema é parte do compromisso do programa de ensino, pesquisa e extensão SAFIRA – Saberes e Fazeres em Alfabetização de Jovens e Adultos que coordenamos no Departamento de Pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina desde 2004. Foram selecionados intencionalmente 05 participantes residentes na Região da Grande Florianópolis. As entrevistas analisadas apontaram as seguintes dimensões: as tradições religiosas e suas práticas de leitura e escrita como elemento central na busca pela aprendizagem da língua materna por idosos; a alegria de ler textos, considerados sagrados, na terceira idade e o poder da escrita nas diferentes situações da vida. Assim, este trabalho reafirma a importância da temática Diversidade Religiosa em todos os componentes curriculares, níveis e modalidades da Educação Básica.