Revista Temas Sociais, Nº. 1 (2021)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Temas Sociais, Nº. 1 (2021) por assunto "COVID-19"
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Los fondos de conocimiento en el desarrollo de la interculturalidad : dilemas y paradojas ante los efectos de la covid-19 en alumnado inmigrante en situación de vulnerabilidad(Edições Universitárias Lusófonas, 2021) Olmo Fernández, María José Alcalá del; Leiva Olivencia, Juan José; Instituto de Serviço SocialActualmente, os sistemas educativos mundiais estão a atravessar um período de incerteza causado pela eclosão de uma crise sócio-sanitária causada pela COVID-19, que levou à implementação de toda uma gama de soluções educativas numa modalidade híbrida para assegurar a continuidade educativa nas melhores condições possíveis. Esta situação sem precedentes teve um grande impacto em todos os agentes educacionais, afectando significativamente os estudantes mais vulneráveis. O objectivo deste documento é analisar os efeitos da pandemia causada pela COVID-19 nos estudantes imigrantes vulneráveis, reflectir sobre os Fundos do Conhecimento como instrumentos essenciais para tornar as minorias étnicas visíveis e tentar investigar, de forma crítica e reflexiva, as acções que podem ser decisivas para garantir a equidade a partir de uma abordagem democrática, inclusiva e comprometida com a justiça socialItem O serviço social e a pandemia : reflexões prospetivas(Edições Universitárias Lusófonas, 2021) Carmo, Hermano; Instituto de Serviço SocialO objetivo deste texto é iniciar uma reflexão exploratória sobre as aprendizagens que colhemos da pandemia, eventualmente úteis na qualificação das práticas do serviço social. Começar-se-á por descrever em traços gerais o impacto da pandemia na sociedade contemporânea, a três escalas de complexidade: micro, meso e macro. Seguidamente, far-se-ão algumas reflexões exploratórias sobre o papel do serviço social na pandemia, a partir de uma breve análise de documentos disponíveis e da observação indireta. Num terceiro momento, procurar-se-ão extrair algumas lições que permitam enfrentar coletivamente um futuro recheado de incertezas e de ameaças, mas também de oportunidades de superação