Caleidoscópio : Revista de Comunicação e Cultura nº 04 (2003)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Caleidoscópio : Revista de Comunicação e Cultura nº 04 (2003) por assunto "FENOMENOLOGIA"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Ludologia (jogo #1/nível #2). em torno da fenomenologia do jogo cerimonial: do lúdico à categoria operatória do sagrado(Edições Universitárias Lusófonas, 2003) Texeira, Luís Filipe B.; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoO objectivo deste artigo é apresentar a distinção fundamental entre os conceitos de «jogo» e de «sagrado» no quadro de uma fenomenologia da cultura e da comunicação. Trata-se de analisar de que modo o jogo e, em particular, a categoria do «lúdico» se relaciona com o conceito de sagrado, partindo do plano do «jogo cerimonial» entre ritos e mitos, tal como se representam nas sociedades arcaicas. Partimos do quadro romântico do século XIX e da noção schellinguiana de Mitologia, passando pela noção de «imersão» no écran que os jogos permitem e da distinção entre «jogo», «sagrado» e «festa», até à análise da estrutura da categoria de sagrado tal como foi desenvolvida por Rudolf Otto e do conceito de «Unheimlich». No parágrafo final mostramos como é diferente o que se passa com essas «máquinas alegóricas» que nos colocam face a Masmorras e Dragões e no centro de um «parque de diversões ontológicas».