O valor da marca: Instituto Superior Politécnico Católico de Benguela (Angola)
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Data
2019
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Editora
Edições Universitárias Lusófonas
Resumo
O Valor da Marca é um tema atual, tem sido abordado por vários pesquisadores, onde são desenvolvidas teorias deste assunto
bastante pertinente, de forma a saber o que os consumidores mais valorizam no seu processo de decisão, nomeadamente na hora
da escolha do melhor serviço.
Neste contexto, o presente estudo pretende determinar os critérios mais relevantes para a valorização de uma Marca de Ensino
Superior, na ótica dos estudantes, tendo como caso prático o Instituto Superior Politécnico Católico de Benguela (ISPOBAB), onde os
objetivos específicos consistem em: (i) estudar os fatores que determinam o valor de uma marca, (ii) saber quais são as fontes de
valor da marca mais importantes, em Instituições de Ensino Superior, na perspetiva dos estudantes do ISPOCAB, (iii) saber qual o
valor da marca em estudo, na ótica da instituição (ISPOCAB) e (iv) comparar a perceção de valor da marca determinada pelos
estudantes, com o valor da marca determinada pela Instituição.
Em termos metodológicos, a revisão da literatura permitiu recolher as informações necessárias para definir o problema da
investigação, os objetivos e as hipóteses. Para validar as hipóteses e responder aos objetivos, foi elaborado um questionário, com
uma amostra de 273 respondentes, em que participaram os estudantes dos cursos de Ciências da Educação e Contabilidade e
Gestão da ISPOBAB.
Os resultados do estudo demonstraram que os fatores que influenciaram os alunos no momento da candidatura foi a qualidade de
ensino. Encontravam-se bem informados sobre a Instituição e os ex-estudantes foram as maiores fontes de informação.
Constatou-se também, que a maioria recomenda o ISPOCAB e pretende continuar a sua formação nesta Instituição. Verificou-se que
os alunos atribuem maior relevância ao fator posicionamento da marca, que engloba, a avaliação e o reconhecimento do ministério
do ensino superior, bem como, o reconhecimento da instituição pela comunidade devido à qualidade percebida. Em relação ao valor
da marca pode observar-se que a qualidade do ensino foi o fator mais destacado pelos alunos, valor igualmente atribuído pela
Instituição, baseado numa entrevista efetuada ao seu dirigente.
Clientes satisfeitos atraem novos clientes e o marketing boca a boca é uma mais-valia para qualquer organização, visto que o
consumidor recomenda, em função da experiência que obteve.
Descrição
R-LEGO - Revista Lusófona de Economia e Gestão das Organizações
Palavras-chave
GESTÃO DE MARCAS, BRAND MANAGEMENT, CONSUMIDORES, CONSUMERS, ENSINO SUPERIOR, HIGHER EDUCATION, ANGOLA, ANGOLA