Biblioteca - Teses de Doutoramento
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Teses apresentadas para a obtenção do Grau de Doutor, conferido pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
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Percorrer Biblioteca - Teses de Doutoramento por autor "Almeida, José Manuel Rodrigues de"
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Item Espaço escolar e inclusão: a intervenção da parque escolar em escolas secundárias (2007/2011)(2018) Almeida, José Manuel Rodrigues de; Moutinho, Mário Caneva, orient.; Duarte, Rosa Serradas, orient.Este estudo, cujo título é “Espaço Escolar e Inclusão: a intervenção da Parque Escolar em escolas secundárias (2007/2011)”, aborda a inclusão escolar a partir de uma visão do seu espaço nas escolas secundárias, e teve como base a intervenção sobre os edifícios realizada pelo programa Parque Escolar. O foco do estudo no Ensino Secundário relaciona-se, por um lado, com a requalificação da rede das Escolas do Ensino Secundário efetuada pela Parque Escolar e, por outro, com o alargamento da escolaridade obrigatória para 12 anos. Esta medida trouxe para as escolas secundárias alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) que, em muitos casos, terminavam o seu percurso escolar em escolas do ensino básico. A qualidade do espaço físico escolar é preponderante na promoção das aprendizagens de todos os alunos e particularmente, nos alunos com NEE, uma vez que estes têm mais limitações, de cariz muito diverso e a requerer adaptações, também elas muito diversas. É no cruzar destas realidades que se resume o objetivo do presente estudo: analisar de que modo o espaço físico e os recursos existentes nos edifícios escolares intervêm nas aprendizagens dos alunos com NEE, tomando como referência a requalificação da Parque Escolar, de acordo com a opinião de diretores de escolas, coordenadores de departamento e docentes do ensino secundário, percecionando se essas alterações contribuíram para a inclusão de alunos com NEE. Esta investigação, na tentativa de dar resposta à sua questão de partida, abarcou três dimensões, que emergiram, desde logo, das entrevistas exploratórias: a arquitetónica, a ambiental, e a tecnológica. Embora sendo um estudo essencialmente qualitativo, utilizou-se uma metodologia mista (quantitativa e qualitativa). Recolheram-se dados por entrevista a especialistas em arquitetura escolar e em inclusão e, inquéritos por questionário. Utilizou-se, ainda, procedimentos oriundos na “Grounded Theory”, pela necessidade que se foi encontrando ao longo deste estudo pelos dados recolhidos que abriram novas orientações na investigação. As conclusões apontam para uma melhoria significativa das infraestruturas dos edifícios escolares e das soluções arquitetónicas adotadas no que respeita à qualidade dos espaços físicos como fator facilitador da inclusão. Porém, em relação às ferramentas e instrumentos informáticos adaptáveis a estes alunos, evidencia-se alguma inquietação, sobretudo, pela escassez de meios para o acolhimento e respostas educativas adequadas e para que se possa cumprir o desígnio da Inclusão nas escolas do ensino secundário.