Biblioteca - Teses de Doutoramento
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Teses apresentadas para a obtenção do Grau de Doutor, conferido pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
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Item A liderança de sistemas nas escolas públicas portuguesas : do caso único à avaliação externa da IGEC(2024) Gonçalves, Maria José Broeiro; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO sistema educativo português é constituído, predominantemente, por agrupamentos de escolas (AE) que são organizações complexas, onde o sucesso escolar resulta do envolvimento de todos, característico de uma liderança de sistemas (LS), focada na totalidade, nas redes, na conexão e na reunificação das partes (Morin). No âmbito da liderança escolar e, em particular, da LS, definimos a questão de partida do nosso trabalho de investigação: Qual a expressão da LS nas escolas públicas em Portugal? E as subquestões: Como um AE promove a LS e qual(ais) a(s) resultantes? De que forma a IGEC integra a LS no seu processo de avaliação externa de escolas (AEE)? Como a IGEC avalia o estado de desenvolvimento da LS nas escolas públicas em Portugal? Para responder a estas questões, realizaram-se dois estudos empíricos. O primeiro, um estudo de caso único partiu de uma história de vida profissional e evidenciou o trabalho da diretora/equipa diretiva como uma LS. Esta, ao longo de um mandato, alcançara uma melhoria de 9,4%-10%, no sucesso escolar (interno-externo), uma redução da indisciplina de 11,7% e um decréscimo do abandono escolar para 0,04%. O segundo, um estudo de análise documental de relatórios da AEE, procurou encontrar, no processo de AEE, uma correspondência com a LS, tendo-se verificado que a IGEC já contempla os indicadores da LS em todos os seus domínios/categorias/subcategorias no seu modelo de AEE. Contudo, a IGEC só consegue avaliar de forma parcial a LS. A AEE já obtém uma prestação de contas dos AE, mas não uma prestação de contas coletiva. A IGEC consegue avaliar os AE de forma sistemática, mas falta-lhe realizar uma abordagem sistémica. Podemos afirmar que a avaliação que a IGEC faz da LS nos AE é positiva, mas parcial. Palavras-chave: Liderança Escolar; Sucesso Educativo; Liderança de Sistemas; Avaliação Externa de Escolas; Paradigma da Complexidade.Item Justiça social e educação : o contributo do programa bolsa família para a universalização da educação básica no Brasil (2004-2016)(2023) Craveiro, Clélia Brandão Alvarenga; Teodoro, António, orient.O objeto desta investigação é o Programa de Transferência de Renda Bolsa Família (PBF), com foco na condicionalidade da educação. O objetivo geral da pesquisa é compreender a contribuição do Programa para o fortalecimento e a universalização da educação básica. O problema é: como o PBF pôde contribuir com a universalização da educação básica? O direito à educação está no embasamento legal para subsidiar o diálogo das estratégias destinadas à garantia do acesso de todos à educação. Quer-se verificar como as políticas podem contribuir para a aceleração da universalização da educação básica no Brasil. As categorias de análise assentam-se nos conceitos pobreza, desigualdade social, qualidade da educação, condicionalidade. Trata-se de pesquisa qualitativa, documental e bibliográfica. Recorre-se a teóricos que abordam a matéria e à legislação que expressa as políticas de proteção social contribuindo para a universalização do direito à educação básica. Leva-se em conta os resultados da frequência escolar, a evasão e a aprovação, com base nos dados apresentados pelo Sistema de Acompanhamento da Frequência/MEC. Conclui-se que se adotados os critérios de amplitude, continuidade e dialogicidade, fortalecendo integração horizontal articulada intersetorialmente, pode-se minimizar as condições de vulnerabilidade que são apresentadas às escolas se adotados os princípios: cuidar e educar.Item A avaliação do desempenho docente em Portugal : contradições e paradoxos(2023) Guedes, Teresa Cristina Melo e; Duarte, Rosa Serradas, orient.O presente trabalho incide no modelo de avaliação do desempenho docente, regulado pelo DR 26/2012 de 21 de fevereiro, que introduziu entre outros aspetos, a componente da avaliação externa do desempenho, enfatizando o papel de um avaliador externo à escola. Procura estudar os efeitos deste modelo com base nas opiniões dos diretores de AE/ENA, dos diretores de CFAE e de avaliadores externos e saber qual o contributo para a melhoria: do desenvolvimento profissional dos docentes; das aprendizagens dos alunos e do funcionamento das Escolas. A metodologia utilizada foi de natureza mista, qualitativa e quantitativa e decorreu em quatro fases: na primeira fase, procedeu-se à pesquisa bibliográfica; na segunda fase, entrevistaram-se seis diretores de AE/ENA, cinco diretores de CFAE e cinco avaliadores externos. A partir dos dados recolhidos elaboraram-se três inquéritos por questionário, que se aplicaram, numa terceira fase, a 111 diretores de AE/ENA, 49 diretores de CFAE e 527 avaliadores externos. Na quarta fase, procedeu-se à análise, comparação e discussão dos dados recolhidos. Os dados apurados neste estudo não evidenciam que este modelo de avaliação tenha contribuído para a melhoria da qualidade do ensino, para o desenvolvimento profissional dos docentes ou para a melhoria do desenvolvimento organizacional das escolas. Paradoxalmente, verifica-se que não há qualquer relacionamento entre os diversos intervenientes da avaliação dos docentes e o sigilo da avaliação levado ao extremo contribuiu para a opacidade do sistema. Este modelo revelou ser gerador de grandes arbitrariedades, funcionando como um instrumento ao serviço da regulação da progressão na carreira.Item O hiperobjeto artístico e a autonomia da curadoria : novos media e modelos expositivos(2023) Lança, Constança Pérez Babo; Miranda, José Bragança de, orient.A presente investigação tem como objetivo nuclear analisar o impacto da arte dos novos media na autonomia da curadoria. Propõe-se a Tese de que tais obras de arte se tratam de hiperobjetos que problematizam e reconfiguram o contexto expositivo e museológico, uma vez que escapam e rejeitam as categorias da Estética, exigem novos modelos expositivos e inauguram dinâmicas inéditas de participação. Inviabilizam o controlo absoluto por parte quer do curador, quer da instituição e do próprio artista, impondo a reestruturação do sistema hierárquico institucional. Sugerem, inclusivamente, um novo museu. Perante este enquadramento, identifica-se e declara-se, doravante, uma nova etapa de crise na esfera da arte. Com efeito, para além das reformas e dos obstáculos já anteriormente decorridos na arte, a estrutura, o sistema e a hierarquia desta vêm-se destabilizados e fragilizados pelo hiperobjeto artístico, nomeadamente na medida em que este altera as relações entre obra, artista, espectador, curador e museu. Emerge um artista curador, criador de situações dinâmicas e relacionais, e um espectador decisor e coprodutor. Ao mesmo tempo, reforça-se a diluição de dicotomias e princípios modernos sugerindo um novo que não se define pelo progresso, mas pela pós produção e pela metamorfose. Conduz-se, ainda, ao debate da “imaterialidade” da obra de arte, e, no seu seguimento, à recusa da classificação dos objetos dos novos media enquanto imateriais. Neste âmbito, a investigação sustenta-se em teoria da Estética, sobretudo em Hegel, na viragem tecnológica anunciada por Walter Benjamin, na Estética Relacional de Nicolas Bourriaud e na redefinição dos objetos a partir do conceito “hiperobjeto” de Timothy Morton. Estudam-se, igualmente, a obra de Marcel Duchamp, as transformações na arte desde os anos 1960, e, especialmente, a década de 1990, na qual se situa o eclodir da tecnologia digital no contexto artístico e institucional, período durante o qual se testemunhou a transição para uma criação artística menos “objetual”, mais híbrida, participativa e interativa. Assim se atravessa da obra modernista à hiperobjetual. É também a partir daqui que se permite identificar e avaliar de que formas se manifesta e atua a hiperobjetualidade no campo artístico, principalmente ao nível da sua interferência na curadoria e na exposição, nesta última, sublinhe-se, tanto enquanto espaço como obra de arte. Constata-se que os hiperobjetos são instáveis e desenham-se caso a caso, razão pela qual impedem o estabelecimento de um conjunto de modelos expositivos continuamente aplicáveis. Pelo contrário, requerem soluções individuais e propícias a sucessivas reformulações e renegociações. Assim sendo, apontam-se, para análise e estudo de caso, exemplos de formatos, eles mesmos flexíveis, móveis, adaptáveis, híbridos e híper, que representem e respondam aos desafios impostos pelos novos media à curadoria. O primeiro, e a partir do qual se aprofunda o debate da (i)materialidade, será a exposição Les Immatériaux (1985, Centre Georges Pompidou), concebida por Jean-François Lyotard e Thierry Chaput. O segundo caso, a obra Immaterial Display (2021), discutida mediante o contexto da exposição itinerante Matter, Non-Matter, Anti-Matter (2021-2023) e do projeto Beyond Matter – Cultural Heritage on the Verge of Virtual Reality (2020-2023), iniciados pelo Zentrum fur Kunst und Medien Karlsruhe (ZKM). A peça em causa consiste num paradigma de novas modalidades curatoriais, expositivas, receptivas e experienciais, bem como num exemplar de hiperobjeto. Daí se avança com a proposta de um novo museu, o hipermuseu. Immaterial Display, mas também Les Immatériaux e várias ações do projeto Beyond Matter, realizam-se e projetam-se, com efeito, para lá da matéria, consolidando-se, assim, enquanto eventos da expressão e da concretização do tecnológico no campo artístico. É neste quadro que este estudo se inscreve e no qual pretende, de certo modo, constituir um manifesto da condição digital, virtual e hiperobjetual da arte. Atenta-se a demonstrar que a arte, enquanto campo no qual se inclui a curadoria, a par dos restantes domínios humanos, encontram na tecnologia o seu mediador e o seu vínculo a tudo o que, no mundo, os excede. Palavras-chave: arte dos novos media; hiperobjeto; curadoria; tecnologia; digital; virtual; museu; espectadorItem A casa nobre no concelho de Vila Nova de Gaia: história e arquitetura da casa nobre na época barroca, séculos XVII e XVIII(2023) Silva, Alcina da Silva Santos; Silva, António Sérgio Koch de Araújo e, orient.O estudo que se apresenta, no âmbito do Curso de Doutoramento em Arquitetura, à Universidade Lusófona do Porto, sobre a Casa Nobre no Concelho de Vila Nova de Gaia, tem como objetivo a abordagem da História e Arquitetura da Casa Nobre na Época Barroca nos séculos XVII e XVIII. O tema da Casa Nobre engloba estudos sobre: (1) a História e Arquitetura da Casa Nobre, (2) o atributo que lhe foi reconhecido com o título de Nobre, (3) a História vivencial dos proprietários da Casa ao longo das épocas, (4) a análise sobre as alterações construtivas que o edifício foi sofrendo no decorrer dos séculos, (5) o levantamento topográfico arquitetónico que, através das plantas e alçados, possibilitou uma leitura técnica dos projetos do património selecionado, (6) o estudo de três Casas: a Casa/Quinta dos Condes do Paço de Vitorino; a Casa/Quinta do Choupelo e a Casa/Quinta do Fojo, todas elas localizadas no Concelho de Vila Nova de Gaia. Os objetivos da presente investigação são: (1) estudo da História das Casas Nobres e dos seus proprietários, (2) análise da construção arquitetónica da Casa Nobre descendente da Casa-Torre Medieval e a sua evolução, com registos das transformações sofridas ao longo das épocas, (3) descrição iconográfica dos elementos arquitetónicos das fachadas das Casas, (4) estudo sobre a construção da Capela adossada à Casa, no espaço da Torre, e da sua função, (5) classificação de tipologias arquitetónicas díspares, atendendo às três zonas geográficas diferentes dentro do Concelho - Zona Fluvial, Zona Interior e Zona Marítima, originando a atribuição das designações de Casa Nobre Rural, Casa Nobre Urbana e Casa Nobre de Veraneio, (6) seleção de oito Casas como estudo preliminar dissecando posteriormente a investigação para três Casas como casos de estudos, uma por cada zona geográfica diferente. O levantamento documental cronológico histórico e técnico referente ao tema, juntamente com as análises feitas, presencialmente, aos edifícios, permitiu dar respostas essenciais na produção de informação sobre as Casas Nobres que, tendo em conta a sua longevidade e a sua História identitária, retratam um património arquitetónico de interesse público, um legado a preservar. Palavras-chave: História; Arquitetura; Casa Nobre; Capela; Vila Nova de GaiaItem Pressões laborais, motivação, engagement e burnout nos profissionais de exercício : estudos antes e durante a pandemia covid-19(2023) Cerca, Luís Filipe Emilio; Palmeira, António Labisa, orient.Os baixos níveis de atividade física têm efeitos adversos para a saúde. Esses efeitos são mitigados naqueles indivíduos que cumprem as recomendações internacionais para a atividade física (AF). No entanto, a população apresenta uma elevada prevalência de estilos de vida sedentário põe em causa a eficácia da adoção de comportamentos fisicamente ativos, com uma prática regular de exercício e de hábitos de vida saudáveis. Sendo assim, existe uma necessidade urgente em proporcionar as oportunidades adequadas para a promoção do exercício, sustentada por profissionais qualificados e competentes, responsáveis pelas dinâmicas da prescrição e da motivação para a prática regular de exercício. O futuro do setor de fitness depende fortemente de profissionais motivados e da gestão organizacional do trabalho que vão influenciar a longevidade profissional. A literatura tem focado a perspetiva do cliente/praticante e na sustentabilidade do negócio em detrimento dos profissionais de exercício (PE) e do seu bem-estar. A motivação no trabalho tem influência nas competências que os indivíduos desenvolvem, na forma como interagem com os clientes, nos empregos e carreiras profissionais que procuram e como gerem os seus recursos. Climas controladores e geradores de excessivas pressões laborais poderão ter efeitos adversos no dia a dia dos PE e no abandono precoce da função ou mesmo da profissão. Existe, assim, uma necessidade de investigação, apoiada em racionais teóricos, que sustente as boas práticas da gestão dos recursos humanos, credíveis e impactantes no dia a dia dos PE, e consequentemente do praticante. Esta tese, baseada no racional da Teoria da Autodeterminação (TAD), teve como objetivo geral analisar as pressões laborais, as variáveis ligadas à motivação no trabalho e efeitos de engagement e burnout nos PE, em contexto livre de COVID-19 e durante a pandemia COVID-19. Neste propósito, realizaram-se 3 estudos: a) um estudo observacional transversal (estudo I – antes da pandemia), com análise exploratória de dados e inferência estatística, tendo como objetivo analisar os antecedentes motivacionais dos PE e as formas de pressão no trabalho, assim como a sua relação com as necessidades psicológicas básicas (NPB); e b) dois estudos qualitativos retrospetivos (estudo II e III), que pretenderam aprofundar o estudo das pressões no trabalho durante a pandemia, as diferentes variáveis ligadas à motivação e os efeitos no bem-estar laboral (i.e., engagement e burnout). Os principais resultados indicam que as pressões organizacionais apresentam associações negativas com a satisfação das NPB nos profissionais, sendo este resultado mais evidente durante a pandemia. Outros resultados sugerem que fatores como o confinamento e distanciamento social aumentaram a falta de confiança, a insegurança, a instabilidade e instigaram os profissionais a questionar as suas metas de vida, e continuidade no setor fitness. Tal sofrimento psicológico foi associado a baixos níveis de engagement que afetam a redução da satisfação no trabalho. Assumindo que o abandono dos profissionais é uma realidade, é crucial alertar para possíveis intervenções promotoras da satisfação das NPB dos PE, reduzindo os riscos de burnout e induzindo ao bem-estar profissional. Os líderes devem procurar recrutar e manter os PE altamente motivados por meio de um ambiente de trabalho que permita uma gestão positiva das pressões laborais, reduzindo o abandono da função ou profissão. Palavras-Chave: Teoria da Autodeterminação, pressão no trabalho, motivação, profissionais de exercício, burnout, engagementItem Estratégias para a criação de franchises transmédia(2023) Silva, Marco Filipe Fraga da; Damásio, Manuel José, orient.A presente investigação propõe um modelo de criação de franchises transmédia com génese na banda desenhada resultante da investigação efetuada na componente teórica e da construção do franchise de ficção especulativa intitulado Crónicas do Tempo e do Espaço na componente prática. Na componente teórica, enquadrada no transmédia no cinema, o enfoque foi dado em áreas como a banda desenhada (BD), a ficção especulativa, a pré-produção cinematográfica, o storytelling e o worldbuilding. Procurou-se definir e compreender como estas áreas se articulam no desenvolvimento de um franchise transmediático. Na componente prática, várias metodologias e estratégias foram aplicadas na construção de um universo ficcional expandido que se materializou num conjunto de guiões que foram posteriormente adaptados para o meio da banda desenhada e publicados e promovidos de diferentes formas, recorrendo a diversos meios. Vários elementos relacionados com o storyworld das Crónicas do Tempo e do Espaço foram compilados numa Bíblia de Produção que, em conjunto com as narrativas publicadas no formato de banda desenhada, permitirão o contacto com colaboradores independentes e produtoras de audiovisuais e de videojogos para a futura transmediação do universo ficcional produzido. Todo o processo teórico-prático permitiu o desenvolvimento de um modelo para a criação de franchises transmédia composto por quatro fases que correspondem à pré-produção de um storyworld expandido, produção de uma banda desenhada que permitirá o lançamento do franchise, compilação de materiais numa Bíblia de Produção que servirá o propósito de contactar colaboradores e empresas que permitam alcançar a última etapa do modelo – a disseminação transmediática da propriedade intelectual. A fase da transmediação apresenta três categorias de transmedia storytelling – intracomposicional, intercomposicional e complexo – e três tarefas essenciais – design da narrativa, design da experiência e design da interação – que permitem alcançar a transmediação através de pelo menos três média distintos. Palavras-chave: banda desenhada, pré-produção cinematográfica, ficção especulativa, modelo de transmediação, transmedia storytelling, worldbuildingItem O axé e a memória ancestral : espaços de memória em comunidades afroreligiosas no nordeste do Brasil(2023) Maia, Janaina Couvo Teixeira; Cunha, Marcelo Nascimento Bernardo da, orient.Este Trabalho apresenta considerações relativas aos espaços de memória em terreiros de Candomblé localizados no nos estados da Bahia e Sergipe, Brasil, com o objetivo de refletir sobre a sua formação, seu aspecto comunitário e suas particularidades. Discute sobre o conceito de comunidade entre os povos africanos e como este conceito está presente no campo das religiões afro-brasileiras. Analisa as relações entre as comunidades afro-religiosas e as políticas culturais, destacando os processos de surgimento dos espaços voltados à preservação da memória religiosa afro-brasileira. Por fim, apresenta uma reflexão sobre o surgimento dos espaços de memória em terreiros de Candomblé do Nordeste do Brasil, destacando suas particularidades e a relação com a comunidade afro religiosa. PALAVRAS-CHAVE: Museologia, Memória, Comunidade afro-religiosa, Ancestralidade.Item The interplay of communication and health: the potential of communication technologies to promote health in school-based nutrition interventions with children(2023) Vaquinhas, Sara Henriques Fonseca Azevedo; Damásio, Manuel José, orient.Esta dissertação foi desenvolvida no âmbito da comunicação em saúde, focando-se no potencial da comunicação e das suas tecnologias para promover a mudança de comportamentos de saúde em intervenções escolares na área da nutrição. A comunicação em saúde é um campo científico relevante que resulta da interseção entre o campo da saúde e da comunicação, destacando o papel fundamental da comunicação nas intervenções em saúde. Esta dissertação progrediu em três fases, incluindo cinco estudos no total, que evoluíram de uma abordagem teórica e exploratória para uma abordagem pragmática e empírica. A primeira fase é teórica e inclui dois estudos – 1) uma perspectiva integrativa dos modelos de mudança de comportamento em saúde e 2) uma revisão sistemática da literatura de intervenções de comunicação em saúde no contexto escolar. A segunda fase do projeto aplica uma abordagem exploratória incluindo dois estudos – 3) um inquérito online a pais sobre hábitos alimentares e intervenções de saúde que fazem uso de tecnologias de comunicação e 4) a análise da cobertura noticiosa nacional sobre alimentação nas escolas. A terceira fase centrou-se numa metodologia empírica e incluiu uma intervenção em saúde em contexto escolar sobre nutrição, com crianças dos 9 aos 12 anos. Os estudos desenvolvios nesta dissertação são complementares e contribuem para a compreensão teórica e empírica aprofundada do papel da comunicação e do potencial das suas technologias em intervenções de promoção da saúde. Palavras-chave: comunicação em saúde, intervenção em saúde, tecnologias da comunicação, mudança de comportamento em saúde, nutrição.Item Sociomuseologia no Museu Histórico de Frankfurt : cinema, participação e empoderamento(2023) Malchow, Erica de Abreu; Primo, Judite Santos, orient.A presente pesquisa museológica buscou compreender e questionar o museu com base na Escola de Pensamento da Sociomuseologia, a qual delineia atividades de cunho teórico e aplicado que pressupõem um fazer museológico atento e atuante sobre temas contemporâneos, pautado em uma postura não-neutra. Evocou-se igualmente determinadas práticas de Museologia Social brasileiras e, efetuou-se assim, um trabalho de campo no Museu Histórico de Frankfurt que objetivou trazer estas referências e contribuir à gama de métodos e formatos participativos da instituição destinados a abordar o tempo presente e incluir a pluralidade de perspectivas na busca de respaldo perante a sociedade. Igualmente servindo-se das práticas participativas já existentes na instituição, empreendeu-se ações diversas e três projetos principais que trataram de assuntos como a própria cidade, questões de gênero e migração. Nesta perspectiva, propôs-se a adição do cinema como ferramenta criativa na concepção e execução de processos de musealização participativos, no que se chamou de ‘imaginação cinemuseológica’. Recorreu-se, por fim, à reflexividade e aos depoimentos de participantes e colegas em que foram pontuados aspectos acerca da participação no museu, de como os projetos realizados complementaram sua atuação e do impacto sobre o empoderamento das pessoas implicadas, de acordo com sua percepção.Item A formação do valor solidariedade através do ensino do desporto nas aulas de educação física(2023) Oliveira, Lúcio Carlos Dias; Brás, José Gregório Viegas, orient.A pesquisa avaliou a eficácia de uma alternativa metodológica par formar Valores em Geral e a Solidariedade em específico, através da prática do Desporto nas aulas de Educação Física do Ensino Médio da cidade de Pinheiro – MA. A ferramenta foi criada durante o mestrado em Educação do autor, tendo sua aplicação na presente pesquisa, se concentrando principalmente na práxis docente nas aulas de Educação Física. Utilizou-se de pesquisa de campo, com base em pesquisa ação. A análise de dados utilizada, foi o método de análise de conteúdo. Os instrumentos foram dois questionários com todo o universo da pesquisa, composta por 1080 alunos e 13 professores de Educação Física, duas entrevistas por Grupo Focal, ocorrida antes e depois da aplicação da ferramenta com 70 alunos e aplicação da ferramenta com observação direta destas duas turmas, representando o grupo de intervenção, durante 33 aulas, e um grupo controle, totalizando, também 70 alunos. A validação da ferramenta concluiu de que, não somente o Desporto se configura como um espaço de excelência para a formação social, de valores e da solidariedade, mas, também, como uma proposta bem elaborada, que permita ao aluno exercitar sua reflexão crítica e o desenvolvimento da autonomia do aluno, poderá resinificar se posicionamento social e sua participação e intervenção na sociedade.Item Segundas residências e desenvolvimento local em Portugal(2023) Oliveira, José António de; Roca, Maria da Nazaré Oliveira, orient.Neste trabalho, entende-se que as segundas residências são alojamentos onde ninguém tem a sua residência habitual e que são ocupados por períodos mais ou menos longos, com maior ou menor frequência e em diferentes partes do ano. Os estudos sobre este fenómeno têm raízes nos anos 60 do século XX, mas foi mais recentemente que se expandiram a diferentes contextos geográficos e sociais, também com diferentes abordagens disciplinares. Em Portugal esse interesse radica em estudos pioneiros dos anos 80 e 90, que se retomaram e expandiram desde a primeira década no século XXI. A principal questão de investigação deste trabalho relaciona-se com os efeitos e impactes da expansão das segundas residências sobre o desenvolvimento local, sendo que a respetiva resposta, tendo como embasamento teórico-conceptual o modelo IDENTERRA, foi obtida através de uma análise quantiqualitativa, tanto à escala do Continente português, como à da sub-região do Oeste, adotando uma segmentação em três dimensões: i) a casa; ii) os utilizadores; e, iii) os usos. O crescimento das segundas residências em Portugal, desde os anos 60 do século XX, tem sido marcado por três padrões distintos e complementares: i) a saliência das resultantes do abandono dos campos, sobretudo em áreas mais serranas; ii) seguidas pela consolidação das implantadas em áreas de amenidades ambientais, sobretudo litorais e nas imediações das duas grandes áreas metropolitanas; e, por fim, iii) as mais recentemente ligadas a fenómenos de desenvolvimento turístico regionalmente e economicamente integradas, com destaque para o Algarve e os fenómenos específicos do imobiliário turístico. As grandes conclusões do estudo foram as seguintes: i) em relação à dimensão “casa”, elas surgem no interior dos aglomerados e não são ostensivamente marcantes na paisagem, estando ligadas a sistemas de drenagem e de abastecimento e dinamizando alguns serviços locais de manutenção e reparação; ii) na dimensão “utilizador”, para além do estatuto económico e socioprofissional não ser distintivamente relevante, é visível uma separação entre os casais jovens com filhos e os mais idosos com netos, em relação direta com uma utilização que combina estadias mais curtas e mais frequentes com outras mais longas e, também por isso, menos frequentes; iii) na dimensão “uso”, destaca-se a fruição do descanso e lazer, a par da utilização da praia e dos passeios e convívio com familiares e amigos. No geral, a grande distinção entre todas as modalidades de relação das dimensões consideradas, é mediada, ou até determinada, pelo sentimento de pertença ou apego ao lugar, seja por via da existência de relações familiares, seja pela longevidade da sua frequentação. É a relação com o lugar que determina os maiores níveis de envolvimento e de produção de efeitos e impactes positivos sobre o desenvolvimento local, não só do ponto de vista da utilização e aquisição de bens e serviços, como dos níveis de conhecimento e envolvimento na solução dos problemas locais. Palavras-chave: segundas residências; turismo de segunda residência; desenvolvimento local; efeitos e impactes; ordenamento do territórioItem A ecologia da caatinga de Gonzaga: uma educação entre a topofilia e a topofobia no semiárido Pernambucano(2022) Nascimento, Valéria Godoi do; Gonçalves, Maria Neves L., orient.A Caatinga é o único bioma endêmico no Brasil e traz exemplares biológicos singulares no planeta. Este fato eleva sua importância ambiental a nível mundial. Neste cenário de clima semiárido, encontramos um bioma com ampla presença antrópica, que acaba ocasionando impactos danosos a esse ecossistema. A educação formal tem papel fundamental na reversão dessa situação e deve estar fundamentada num currículo que aborde uma educação ambiental que objetiva promover o elo de apego e familiaridade dos habitantes da Caatinga com seu ambiente físico e natural, fenômeno denominado de topofilia. Assim, esta investigação visou analisar as representações topofílicas e topofóbicas de estudantes e professores de três escolas públicas presentes em diferentes ecorregiões do semiárido pernambucano, tendo como base obras antológicas do cantor e compositor brasileiro Luiz Gonzaga que retratam a Caatinga. A natureza desta investigação é qualitativa e quantitativa pois foi aplicado um questionário a estudantes e realizou-se entrevistas semiestruturadas a doze professores, todos pertencentes as três escolas de ecorregiões do semiárido investigadas. Os questionários foram analizados através da análise estatística SPSS e as falas das entrevistas através da análise de conteúdo de Coutinho (2006) e Laville e Dionne (1999), tendo como obras de referência para conceito Dreyfus (2012), Garrard (2006), Tuan (2012) e outros. Conclusivamente a pesquisa identificou a predominância de representação topofílica acerca do semiárido na instituição escolar que vivencia efetivamente a Caatinga em seu currículo escolar, o contrário ocorre na instituição escolar com maior predominância topofóbica onde professores e estudantes demonstraram menor conhecimento acerca do bioma Caatinga. Palavras-chave: Ecologia. Educação formal. Bioma Caatinga. Topofilia. Topofobia. Luiz Gonzaga.Item Satisfação profissional e a qualidade da prática letiva do professor de educação física(2023) Carvalho, Rosimeria Maria Braga de; Rocha, Leonardo Manuel das Neves, orient.O objetivo desta investigação foi analisar os fatores da Satisfação Profissional que podem ter influência na qualidade da prática letiva de professores de Educação Física dos três Sistemas de Ensino Médio ofertados pela rede pública estadual na Região metropolitana de São Luís do Maranhão. A fundamentação teórica do estudo priorizou as referências relacionadas às questões da satisfação profissional e da ação docente em Educação Física e seus fatores intervenientes. Esta pesquisa tem caraterísticas exploratória, descritiva e documental, com abordagem qualitativa que se utilizou de dados de instrumentos quantitativos para complementar a qualificação dos sujeitos e dos fatos. Os dados foram coletados por meio de questionários validados e realizado um pré-teste na versão preliminar, aplicados a 137 professores, para identificar o perfil sociodemográfico e profissional e outro para avaliar o nível da satisfação docente. Recorreu-se a observação das aulas práticas a 12 docentes, para analisar a prática letiva e as entrevistas semiestruturadas para aprofundamento do fenômeno pesquisado. Para análise dos dados quantitativos, aplicou-estatística descritiva e a análise fatorial através de softwares estatístico IBM SPSS Statistics 22 (2013) e para entrevistas e observação das aulas utilizou-se a análise descritiva de conteúdo, baseado em Bardin(2011). Os resultados apontaram que os fatores da satisfação profissional com influência na prática letiva são os domínios que caracterizam a Relação Profissional, Autonomia, Natureza do Trabalho, Recompensa. Já o Domínio Condições de Trabalho, apesar de importante para a prática pedagógica, não foi fator determinante na satisfação. Ao final, apresentou-se as recomendações a partir dos indicadores visando propor iniciativas voltadas a políticas públicas de formação profissional e promoção a saúde docente, entendida como política fundamental a um processo educativo de qualidade e propor novas discussões, ampliando o conhecimento produzidos sobre docência em EF no ensino Básico. Palavras-chave: Satisfação Profissional; Qualidade da Prática Letiva; Professor de Educação FísicaItem Social capital for action: “Let’s put the Sequeira in its rightful place”(2023) Torres, Nuno Cintra; Damásio, Manuel José, orient.A tese Social Capital for Action: “Let’s Put the Sequeira in Its Rightful Place” [Capital Social para a Ação: “Vamos Pôr o Sequeira no Lugar Certo”] documenta, analisa e interpreta a comunicação para construção estruturada de capital social para financiamento colaborativo online nas artes (2015-2016). A campanha resultou de decisão estratégica da Direção do MNAA com três objetivos -- museológico, branding e político-administrativo: a compra oportuna de recôndita pintura do século XIX A Adoração dos Magos do inconspícuo Domingos Sequeira; reposicionamento da subvalorizada marca MNAA como o “primeiro museu”; apoio à autonomia financeira e administrativa legislativa no setor de museus. O primeiro objetivo teve sucesso. É analisada a criatividade e a mecânica da comunicação desenvolvida para a campanha, centrada no apelo à ação social coletiva veiculado por um slogan que consubstancia os principais elementos da ação mediada onde Sequeira funciona como o avatar do foco do discurso: o artefacto pintado do mito dos Magos, o mais jovial de todos os mitos cristãos. O efeito de atração de uma pluralidade de construções sociais profundas, significados culturais, práticas discursivas é discutido. São identificadas histórias milenares, atores mitológicos ou expressivos emanados de mitos religiosos que exalam atributos naturalizados, simbólicos. É identificada a aplicação sincrética por Sequeira de processos de comunicação visual estabelecidos na Renascença e de elementos que antecipam o romantismo. Examina-se o poder diagramático mnemónico da imagem, os elementos visuais subjacentes que exerceram poder persuasivo silencioso não expresso. Analisa-se o discurso para persuadir confiança necessária para a construção de capital social e os seus elementos constituintes – transparência e prestação de contas. Liderança e empreendedorismo são destacados. Regras e flexibilidade, instituições estabelecidas e o contexto são identificados. A função de sinalização de atores institucionais, individuais, simbólicos ou de status imbuídos de poder significante acionável e conferentes de prestígio e a transformação da prática social em doar para a cultura é explorada. Elementos de construção de confiança no processo de doação e a garantia da qualidade artística do artefacto são identificados. O design da plataforma online, a proximidade de objetivos e recompensa emocional de doar são investigados. Palavras-chave: financiamento colaborativo; museu; Sequeira; Magos; MNAAItem Avaliação da política pública de tecnologia em educação no RN, Brasil(2023) Teixeira, Solange Sara Pontes; Franco, Dulce Maria, orient.A presente investigação tem como objetivo a análise das políticas públicas de tecnologia educacional, a partir do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo), no período de 2007 a 2021 no Estado do Rio Grande do Norte. Os pressupostos teórico-metodológicos utilizados neste estudo seguiram uma abordagem qualitativa, tomando como base os princípios da abordagem do ciclo de políticas, policy cycle approach, formulada por Stephen Ball. A população do estudo foi composta pelos professores que realizaram cursos nos NTE ativos no Estado e pelas três coordenadoras que atuaram no ProInfo a nível local. Foi construído, validado e aplicado um inquérito por questionário para os professores e entrevistas às coordenadoras do programa. Para o tratamento dos dados utilizou-se a análise de conteúdo e a interpretação destes foram organizados por meio do software MAXQDA 2022. Os resultados da pesquisa indicaram que o programa, nas perspectivas dos participantes, é relevante para a inserção das tecnologias digitais na educação, embora não tenha alcançado plenamente os seus objetivos em relação ao uso das TDCI na Rede Pública Estadual de Ensino.Item Infografia : subsídio para socialização da informação em museu(2023) Ghizzo, Idemar; Figurelli, Gabriela Ramos, orient.A presente pesquisa tem como tema principal a Comunicação Museológica, por meio do uso da Infografia. O Museu Municipal pesquisado localiza-se no município de Pedras Grandes, Sul de Santa Catarina – Brasil. Este projeto propôs a implantação de infográficos para verificar a sua utilização e eficácia ou não, na comunicação museológica. A partir de um diagnóstico, ações práticas e avaliação, pretendeu-se averiguar a possibilidade de seu emprego no Museu. A Infografia no espaço museológico almeja suprir uma das carências da comunicação nos museus, a acessibilidade informacional. Sua elaboração comunicativa buscou completar ou não essa deficiência comunicacional, auxiliando no atendimento a seus visitantes, estimulando-os para que percebessem o discurso presente na exposição a fim de criar significados, narrativas e relações.Item O processo de pensamento e ação em treinadores de tênis de campo(2023) Pacheco, Wanderlei; Costa, Francisco Alberto Arruda Carreiro da, orient.A presente investigação teve o objetivo de analisar a relação entre o pensamento e o comportamento pedagógico do treinador de tênis, a partir de seus relatos e das observações de suas ações durante a sessão de treino, com o intuito de evidenciar o que ocorre entre o discurso e a prática. Trata-se de um estudo de caso baseado no modelo descritivo e na abordagem qualitativa, cuja mostra foi constituída por 14 treinadores de tênis expert em treinamento de atletas juvenis da Zona Oeste do município do Rio de Janeiro. Para obtenção das informações, relativas ao pensamento do treinador, foi utilizada uma entrevista semiestruturada composta por seis objetos de investigação e, para o comportamento do treinador, foi aplicada a observação em diferido, que significa uma análise posterior das intervenções pedagógicas do treinador de tênis no contexto real, por meio de áudio e vídeo. Os resultados do estudo revelaram que grande parte das intervenções pedagógicas dos treinadores nas sessões de treino apresentou congruência entre o discurso. Todavia, em alguns temas fundamentais para o desenvolvimento da carreira dos atletas juvenis, foi observada a divergência entre o discurso e a ação pedagógica dos treinadores. Palavras-chave: Pensamento, Comportamento, Treinadores de Tênis, Intervenção PedagógicaItem Requalificação do espaço público em contexto AUGI(2022) Martins, Sara Isabel Alves Boaventura Macedo; Antunes, Filipa Oliveira, orient.No caminho do êxodo rural ficou a necessidade de habitação nas cidades, nomeadamente em Lisboa e Porto. A falta de políticas públicas adequadas levou à criatividade e os parcelamentos ilegais foram a forma encontrada por muitos para resolver o problema da falta de habitação a preços acessíveis. Pretende-se hoje, entender o fenómeno das Áreas Urbanas de Génese Ilegal do ponto de vista urbanístico, mas também social e económico, e fazer o seu enquadramento com as políticas públicas actuais, atendendo a que existe uma inversão da pirâmide demográfica em Portugal. A questão dos loteamentos como forma de produzir urbes e os entraves que se colocam na transformação do espaço público, atendendo a que estes espaços foram a última preocupação de proprietários e municípios. A importância do espaço público enquanto promotor da qualidade de vida e da atratividade dos locais e os mecânismos legais para a criação e requalificação dos espaços públicos existentes. Palavras chave: Requalificação, espaço público, AUGI, políticas públicasItem Feminismo e a educação : um estudo de caso à luz do ensino religioso feminino das filhas da caridade(2022) Borges, Andressa Leoni Leandro da Silva; Martins, Alcina Manuela de Oliveira, orient.No Brasil, a Igreja Católica, como instituição, segmentou o padrão da mulher através da disciplina e a manutenção da ordem e dos ―bons costumes‖, pelo meio das inúmeras escolas básicas femininas espalhadas pelo país. Nesse contexto, o objetivo da pesquisa é analisar a influência das normas religiosas que moldam os comportamentos das mulheres numa instituição de ensino religioso feminino das Filhas da Caridade no Estado do Maranhão. Em termos metodológicos, a nossa pesquisa configura um estudo de caso de natureza qualitativa, alicerçado em fontes e instrumentos de recolha de dados, qualitativos e quantitativos, sujeitos a análise categorial e estatística. Recorremos ainda a fontes escritas, a partir de uma leitura interpretativa da evolução do Regimento Interno de 2018 e ainda em vigor na instituição. A análise comparativa das perceções dos sujeitos foi realizada, cruzando as opiniões dos 349 alunos com as 10 ex-alunas e os relatos pessoais das professoras, com o intuito de contribuir para o aprofundamento da realidade contextualizada. Concluímos que os alunos continuam, sistematicamente, a revelar uma visão muito conservadora, evidenciando opiniões divergentes relativamente às próprias leis vigentes no país, que primam pela igualdade de direitos entre cidadãos e cidadãs. E esse conservadorismo surge em pequenos traços do quotidiano no ambiente escolar, nas brincadeiras e no formato que configura a distinção dos alunos. Contudo, e impulsionado pelos normativos legais, na área da Educação, gradualmente os valores democráticos de equidade de género começam a predominar na instituição, cumprindo um desígnio educativo social e igualitário.