Biblioteca - Teses de Doutoramento
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Teses apresentadas para a obtenção do Grau de Doutor, conferido pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
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Item A relação do ângulo de fase da bioimpedância elétrica e a força muscularnos jogos desportivos coletivos(2024) Cirillo, Everton Luis Rodrigues; Faculdade de Educação Física e DesportoCom base na medição da resistência total do corpo em relação à passagem de uma corrente elétrica de baixa amplitude e alta frequência, o teste de bioimpedância elétrica (BIA) mede vários indicadores como: resistência, a reatância e o ângulo de fase (PhA). A presente Tese de Doutoramento teve como objetivo geral estudar o PhA e a sua relação com a força muscular em atletas de diversos esportes coletivos. E como objetivos específicos: (i) realizar uma revisão sistemática da literatura, com meta-análise, para verificar a relação do PhA e a força em atletas; (ii) verificar qual esporte coletivo de invasão (basquetebol, futebol, futsal, handebol e rugby) que apresenta maior probabilidade de obter um maior valor do PhA, considerando a idade, tempo de prática esportiva, testes de salto vertical e força de preensão manual em jovens atletas; e (iii) verificar a relação entre o PhA e a força muscular de membros inferiores em jovens atletas de voleibol masculino. No primeiro estudo as bases de dados utilizadas foram: PubMed, Scielo, Scopus, SPORTDiscus e Web of Science e o critério de eligibilidade foi o PECOS. No segundo estudo, 248 jovens atletas foram avaliados para se estabelecer correlações entre o PhA e variáveis categóricas (desporto e sexo) e covariáveis (idade, tempo de prática, squat jump- SJ, countermovement jump- CMJ, e força de preensão manual esquerda ou direita - HGSl or HGSr), e se desenvolveu uma equação a partir do modelo de regressão logística para melhor interpretar a probabilidade em obter um valor superior do PhA. No terceiro estudo, 38 voleibolistas foram avaliados nos testes de impulsão vertical (CMJ and SJ) e na bioimpedância. Os nossos resultados evidenciaram: (i) uma relação do PhA e o countermovement jump (CMJ) (r = 0.691 [95% CI 0.249 to 0.895], Z = 2.797; p = 0.005); (ii) os praticantes de futebol como tendo 2.2 maior probabilidade de apresentar um PhA mais alto; e (iii) uma correlação positiva entre PhA o CMJ e SJ (r = 0.550, r = 0.559; respectivamente) para jovens atletas de voleibol. Desta forma, foi possível concluir que (i) existe uma relação do PhA com a força muscular de membros inferiores e superiores em atletas; (ii) maiores valores de PhA predispõem os atletas de futebol, futsal e rugby a expressarem maior desempenho de força durante testes de salto ou preensão manual, sendo o futebol o esporte que proporciona maior probabilidade de desenvolver um PhA superior; e (iii) existe uma relação entre o PhA e a força de membros inferiores em jovens atletas de voleibol. Palavras-chave: Jovens atletas; Rendimento esportivo; Composição corporal; Força muscular.Item Efeito da temperatura ambiente na performance física e antecipatória em futebolistas seniores femininas(2024) Santos, Alberto Pompeo dos; Faculdade de Educação Física e DesportoA presente tese de doutoramento foi constituída por três estudos científicos e teve como objetivo geral analisar o efeito da temperatura ambiente no desempenho físico e antecipatório em jogadoras de futebol de elite após a realização de um protocolo de exercício intermitente. E, os objetivos específicos definidos foram: (i) identificar, selecionar e analisar sistematicamente a literatura acerca da relação que o efeito da temperatura ambiente exerce nas demandas físicas e nos julgamentos antecipatórios de jogadores e jogadoras de futebol durante a realização de protocolos de exercício específicos do futebol; (ii) analisar o efeito de um protocolo de exercício intermitente na taxa de produção da força em jogadoras de futebol de elite portuguesas através do teste de salto em contramovimento e (iii) analisar o efeito da temperatura ambiente nas habilidades físicas e antecipatórias em futebolistas do sexo feminino durante a realização de um protocolo de exercício intermitente. No primeiro estudo realizado as bases de dados utilizadas foram a PubMed, Scielo, Scopus, SPORTDiscus e Web of Science. O segundo estudo (piloto) avaliou o efeito de um protocolo de esforço intermitente na taxa de produção da força explosiva através do teste de salto em contramovimento em 12 jogadoras de futebol de elite portuguesas. O terceiro estudo experimental analisou como a temperatura ambiente elevada (38º C) afeta o desempenho físico e a capacidade de antecipação de 21 jogadoras de futebol de elite feminino durante um protocolo de exercício intermitente indutor de fadiga. As participantes realizaram saltos em contramovimento e responderam a ações de jogo ofensivas filmadas em condições de temperatura ambiental de 20º C e 38º C, com uma semana de intervalo entre as condições. Os resultados obtidos nos diferentes estudos evidenciaram: (i) 1.289 estudos científicos foram encontrados na literatura da especialidade, no entanto nenhum dos artigos atendeu aos critérios P.I.C.O.S. adotados, resultando em um total de zero artigos elegíveis; (ii) as futebolistas de elite apresentaram um decréscimo significativo do salto em contramovimento (p < 0.01) entre os dois momentos de avaliação (pré vs pósprotocolo); (iii) em condições de temperatura ambiente amena, e após a realização do protocolo de exercício intermitente, as futebolistas apresentaram uma redução de desempenho no salto em contramovimento (p<0,05), mas esta redução foi superior quando as futebolistas foram expostas a condições de elevada temperatura ambiente (p<0,05). Também, a exposição a elevada temperatura ambiente provocou decréscimos significativos na capacidade antecipatória das futebolistas quando comparada às condições de temperatura ambiente amena (64,41% vs 53,44%; p<0,001). Assim, a presente tese de doutoramento demonstrou que se verificou uma carência de estudos científicos para melhor compreender o efeito que a temperatura ambiente exerce nos desempenhos físicos e antecipatórios das jogadores de futebol; o protocolo de exercício intermitente a que as futebolistas de elite foram sujeitas induziu uma redução no desempenho do salto em contramovimento; e, por último, a exposição ao exercício em elevada temperatura ambiente reduziu significativamente o desempenho físico e cognitivo das futebolistas seniores femininas. Palavras-chave: Futebol; Feminino; Força; Antecipação; Condições ambientais.Item Proposta de musealização do Convento de Chelas(2020) Borges, Marcelo Hernâni de Teves; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoÉ nos lugares de memória que mais nos encontramos connosco próprios, porque se entendem como sendo espaços que convidam as pessoas à reflexão, e onde a memória assume o seu carácter pedagógico, pois temos a capacidade de aprender com os erros do passado para que eles não sejam reproduzidos no futuro. São lugares em que cada geração procura o conhecimento; e, é neles que se adicionam os progressos obtidos. Por esta razão, cada monumento é um património cultural, insubstituível e único, cuja preservação e gestão garantem que as memórias individuais e colectivas não se perdem, antes se mantêm disponíveis de geração em geração, desempenhando um papel de sedimento da cultura e de comunhão de gerações que não pode ser menorizado na evolução da sociedade. Perante qualquer monumento, como este antigo convento de Chelas, o que nos vem à cabeça não é tanto saber o uso social que agora existe ou venha a ter, mas sim qual foi e o que teve ao longo da sua antiga existência. É a história que estas paredes testemunharam que nos encanta e nos dá uma sensação de paz e de conforto, de pertença a uma comunidade que já cá estava antes de nós. Hoje pisamos as mesmas lajes do claustro e, amanhã, forçosamente, continuarse- á a acrescentar história à história deste lugar e desta cidade, pelo que é indispensável sustentar sempre um compromisso com os valores sociais, que são o suporte de toda a cultura e de toda a identidade. Neste sentido, a museologia permitirá, então, o uso de instrumentos que permitem compreender o social como objecto museológico, numa relação com as pessoas onde se conjugam o património, a identidade e a memória cultural. A elaboração da presente tese, “Proposta de Musealização do Convento de Chelas”, é fruto de um antigo desejo: o de se dotar com mais e com melhores elementos informativos este espaço antiquíssimo, um património ignorado, principalmente durante o último século, e criar parcerias com outras instituições de cultura, com o estabelecimento de estratégias de trabalho que permitam disseminar o conhecimento produzido. Assim, importa finalmente propor a musealização do espaço do Convento de Chelas, garantindo, deste modo, a preservação e a continuidade do devir histórico e cultural do monumento. Palavras-chave: Convento de Chelas, Memória, Museologia, Musealização, Património, Simbólico.Item Equidade nos museus para pessoas cegas e normovisuais : novas etapas infoinclusivas ao nível tiflocientífico /1.º Museu Tiflológico em Portugal – Castelo de Vide(2023) Novo, João Soares Palmeiro; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA equidade nos museus para as pessoas cegas e normovisuais é a expressão sociomuseológica equitativa, ou questão de partida em pesquisa, investigação e desenvolvimento, que sustenta a conceitualidade e a metodologia organizacional e científica desta Tese de Doutoramento, sendo, nesta dimensão e perspetiva, que nos decidimos realizá-la. Esta trajetória dimensional e de incidência, de acordo com a saturabilidade de pesquisa que conseguimos efetuar, não nos parece ter precedentes análogos, essencialmente ao nível da experiência viva e confirmada, validada e aplicada à Sociomuseologia, pensada para todos e com especial enfoque na acessibilidade e usabilidade cognitivas nos museus, cujas políticas funcionais e operacionais assentam nos princípios básicos e dinamizadores da equidade alargada ao público-alvo em referência, pessoas cegas e pessoas sem essas limitações sensoriais, permitindo-lhes usufruírem, nas visitas aos museus, de um plano de igualdade em direitos e oportunidades, qualidade no prazer observacional e de intelecção. Os passos formais, no plano prático, e de conteúdo intelectual, em termos sistemático normativos e cognitivos, os seis Capítulos, que fundamentam e estruturam esta Tese, são, em nossa opinião, fundamentos estruturantes bem elucidativos e demonstrativos da nossa constatação e convicção da realidade anómala e excludente que tem vindo a ser oferecida pela generalidade dos museus aos cidadãos que, sob o ponto de vista anatómico, não veem e os que veem, nesta aceção procurando espelhar o nosso propósito metodológico e científico no encaminhamento e afunilamento do nosso alicerçado e comprovado pensamento para uma síntese integradora em reflexões e considerações finais, salientando e justificando a inequívoca importância, a nosso ver, desta investigação, que profundamente nos atraiu e envolveu, a qual muito desejamos que venha a ser profícua em posteriores etapas equitativas a prosseguir. Palavras-Chave: Sociomuseologia equitativa, Equidade, Inclusão, Tifloinclusão, Tiflologia/TiflociênciaItem Preservação audiovisual : um estudo sociomuseológico sobre aspectos institucionais e políticas públicas(2024) Ferreira, Fabiana Maria de Oliveira; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEsta tese tem o objetivo de analisar a trajetória de instituições e políticas públicas de preservação audiovisual sob as lentes da sociomuseologia. Entende-se que a preservação audiovisual no Brasil não é tema de políticas públicas, e o estudo do cinema como memória coletiva pode ser um possível primeiro passo. Justifica-se pela necessidade de se investigar o surgimento das instituições de preservação audiovisual e seus aspectos colonial e europeizado, que demandam um olhar crítico, sociomuseal. Em termos metodológicos, usei a revisão bibliográfica e a análise de conteúdos de eventos de que participei, partindo de Tânia Mendonça (2012), Britto (2019), na sociomuseologia; de Mingolo (2013) e Pernezczky (2022), nos estudos decoloniais; de Correa (2007) e Souza (2009), no cinema; e, em política cultural, Bezerra (2013) e Calabre (2009). Como resultado, observei que instituições de preservação audiovisual ainda estão na lógica colonial, mas que começam a discutir esse posicionamento, enquanto a Cinemateca Brasileira surge de um grande hiato após os anos Bolsonaro. Por fim, trago as produções do campo museal e da sociomuseologia para um diálogo com a preservação audiovisual e para uma possível criação de política pública. Palavras-chave: Cinemateca; Decolonialidade; Política pública; Preservação audiovisual; SociomuseologiaItem El olvido está lleno de memoria : fragmentos, soterramentos e ausências da mítica mesa-redonda de Santiago do Chile, 1972(2024) Chaves, Julio Cézar; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEsta tese, intitulada “El olvido está lleno de memoria”: fragmentos, soterramentos e ausências da mítica Mesa-Redonda de Santiago do Chile, 1972, tem como objetivo principal entender alguns processos de invisibilização da Mesa-Redonda de Santiago do Chile, 1972. A investigação se desdobrou a partir de uma revisão bibliográfica sobre o tema. Foram realizadas ainda em 2022 e 2023 três viagens de campo, duas para o Chile e a outra para a Argentina, a fim de coletar fontes documentais in loco, tanto quanto operar experimentações dialógicas com pessoas e instituições que mantém relações diretas ou indiretas com o tema da pesquisa. Desde uma abordagem qualitativa, nós recorremos a diversos percursos metodológicos, entre eles, a etnografia e a cartografia com o intuito de esboçar configurações sociais das experiências vividas que biografam o acontecimento de maio de 1972. Como opção teórica e metodológica os documentos arquivísticos acessados ao longo da investigação, as/os autoras/es das mais diversas áreas, das Museologias, mais especificamente da Escola de Pensamento da Sociomuseologia, o romance, a poesia, o cinema e a música foram tratados sem hierarquias. O texto elege o tratamento interdisciplinar e pluriepistêmico na construção das suas análises. Nesta tese que pesquisa o acontecimento mais emblemático de museus da América Latina, foi possível responder a algumas questões iniciais, a exemplo da produção de invisibilidades de importantes presenças com grande atuação no acontecimento de maio de 1972. Por outro lado, a pesquisa revela, também, que a produção do conhecimento resultante da Declaração de Santiago permanece atual e desafia o campo da Sociomuseologia no presente. Talvez o maior legado da investigação sejam os caminhos apontados para futuras/os investigadoras/es. Palavras-chave: Mesa-Redonda de Santiago do Chile, Sociomuseologia, Memórias, Fragmentos Biográficos, Grete MostnyItem "E a palavra se fez carne" : a influência de Paulo Freire nos museus e na museologia(2023) SOTO, MOANA CAMPOS; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoNesta tese iremos abordar um tema que, apesar de ser apontado como central pelos principais atores do campo da Sociomuseologia ainda não recebeu um estudo aprofundado: identificar e sistematizar o papel do educador Paulo Freire nos museus e na Museologia, estabelecendo as influências teóricas diretas e reconhecendo as diretrizes socioeducativas para a construção de uma teoria e prática museológica voltada para o exercício consciente da cidadania. A Pedagogia freireana em grande medida tem sido esteio para a Sociomuseologia, os escritos sobre esta têm vindo a pontuar a relação ou mesmo a influência de Paulo Freire na formulação de seus conceitos e paradigmas, basta um olhar mais atento para perceber as presenças do pensamento freireano na Sociomuseologia, seja no discurso ou na sua práxis. Não apenas em extensão a obra de Paulo Freire irá se integrar, como ainda há espaço para o aprofundamento e a intensificação de sua utilização no campo dos museus e da(s) Museologia(s). Possibilidades que se afirmam e confirmam a cada dia, com a tônica da função educativa dos museus, onde essa é cada vez menos uma atividade exclusiva de uma seção específica, mas está integrada potencialmente em todas as atividades dos museus, sendo não mais apenas um instrumento auxiliar da educação formal, mas um espaço de educação permanente, ao longo da vida, voltada à cidadania e ao respeito da diversidade cultural, uma teoria e prática museológica comprometida com a comunidade, com o exercício consciente da cidadania e de corte freireano. Uma Pedagogia radical, crítica e dialógica agrega uma nova perspectiva à Sociomuseologia no seu campo teórico-aplicado, conduzindo-a ao esperançar num processo de aprendizagem comprometido com a vida. Palavras chaves: Sociomuseologia– Paulo Freire – Educação – Cidadania – EsperançarItem As estratégias de comunicação dos partidos políticos portugueses nas eleições europeias de 2019(2024) Coutinho, Anna Carolina Nogueira; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoA presente tese de doutoramento desenvolve uma análise sobre as estratégias de comunicação dos partidos políticos portugueses: um enquadramento teórico e recolha empírica desta problemática, num contexto de eleições de segunda ordem. Esta tese tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre a comunicação político partidária durante a campanha para as Eleições Europeias de 2019, em Portugal. Num cenário político nacional marcado pela mais baixa afluência às urnas nas últimas Eleições Europeias, pela formação inédita de um governo através de uma coligação pós-eleitoral de esquerda e pela crescente presença de discursos de extrema-direita, torna-se essencial analisar e refletir sobre as temáticas, mensagens políticas e estratégias aplicadas durante este período. Para tal, foi realizado um estudo de caso que envolveu a recolha e análise das mensagens divulgadas pelos 17 partidos políticos candidatos. Como corpus de análise foram considerados 1270 materiais, incluindo 43 cartazes, 64 tempos de antena e 1163 publicações do Facebook. Através da análise de conteúdo, esta tese de doutoramento procurou codificar e examinar os materiais de campanha nos suportes de cartaz/outdoor, publicações do Facebook e tempos de antena. Esta abordagem permitiu uma primeira interpretação da possível estratégia global dos partidos. Elementos gráficos e textuais foram analisados partido a partido e, posteriormente, os resultados foram examinados qualitativamente. Sem tem a pretensão de generalizar resultados, esta tese procurou evidenciar as estratégias utilizadas e funcionar como um arquivo para futuras consultas sobre as Eleições Europeias de 2019 em Portugal. O principal objetivo foi a identificação das técnicas de comunicação utilizadas pelos partidos políticos portugueses. Palavras-Chave: Comunicação Política, Campanha Eleitoral, Eleições Europeias, Transmedia.Item Emotionalism in contemporary journalism : when the queen died 200 newsmagazines' coverage of the death of Elizabeth II(2024) Ragasová, Anna; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoNa última década, registou-se um crescente interesse académico no estudo das emoções no campo jornalístico, impulsionado por novas práticas jornalísticas que recorrem a elementos emocionais como forma de alcançar um maior público. Nesta investigação, procurámos as marcas do emocionalismo no jornalismo através de um estudo de caso sobre a cobertura da morte e do funeral da Rainha Isabel II. Para compreender como funciona o emocionalismo no jornalismo contemporâneo, concebemos um estudo comparativo internacional que se centra num tipo específico de media, a newsmagazine ou revista semanal de informação geral. A meio caminho entre o jornal e a revista, este modelo nasceu nos Estados Unidos, em 1923, com a revista Time e popularizou-se em todo o mundo. O nosso estudo de caso inclui dois títulos de circulação internacional - Time (EUA) e The Economist (Reino Unido) - e uma newsmagazine nacional - .týžde? da Eslováquia. Cruzando a análise de conteúdo e a análise semiótica, examinámos os elementos do emocionalismo num corpus de 111 artigos online e quatro capas de newsmagazines durante as duas semanas de 8 de setembro de 2022 a 22 de setembro de 2022. O trabalho dos jornalistas das três revistas foi também analisado recorrendo a elementos da teoria dos acontecimentos mediáticos aplicados à imprensa online. A análise comparada das newsmagazines revelou que o emocionalismo é uma construção crucial nos artigos e capas, independentemente de se tratar de uma revista de circulação nacional ou internacional. Os resultados mostram que o emocionalismo nas capas e artigos das newsmagazines é composto por elementos textuais e visuais, interligados com factos, criando uma narrativa e uma composição unificadas. A aplicação da teoria dos acontecimentos mediáticos revelou as mudanças que ocorreram no tom e estilo de cobertura mediática relativamente a um acontecimento como o funeral de uma figura pública internacional como a rainha Isabel II, com o recurso a descrições e a fotografias emocionais ou a omissão de factos negativos sobre a pessoa falecida. Os resultados indicam, assim, que o emocionalismo está incorporado no jornalismo de qualidade e é utilizado para proporcionar o envolvimento e a participação dos leitores em temas sociais importantes. Palavras-chave: Emocionalismo, jornalismo, newsmagazine, Rainha Isabel IIItem Exploring cultural competence for non-indigenous journalists who work with and for indigenous peoples(2024) Guedes, Carla Alexandra Marques Bento; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoNesta investigação averigua-se de que forma os conhecimentos e os valores Indígenas podem transformar as práticas e as estratégias dos jornalistas não-Indígenas para que estes possam representar melhor todos os povos, especialmente os povos das Primeiras Nações, através de uma abordagem culturalmente mais competente, inclusiva e responsável no âmbito do jornalismo de massas tradicional. Trata-se de uma investigação que proporcionou um ‘diálogo’ transformador e empoderador que une perspetivas, sentimentos, restrições e oportunidades de ‘dois mundos’ no jornalismo dominante ocidental que reporta sobre os Povos das Primeiras Nações. Fê-lo convidando jornalistas não-Indígenas e Indígenas (todos com experiência em reportagem sobre, com e para os Povos das Primeiras Nações na Austrália, no Brasil e no Canadá) a ouvirem profundamente, a refletirem sobre e a compreenderem as suas próprias culturas, opiniões, necessidades e formas de trabalhar bem como as dos outros. É um caso de Investigação-ação Participativa teoricamente informada pela Construção Social da Realidade com uma intenção construtiva e descolonizadora. Baseia-se nos protocolos Indígenas e no conceito cultural e espiritual Aborígene de Dadirri e é enquadrado pela Pedagogia do Desconforto. Metodologias de investigação não-Indígenas e Indígenas foram exploradas e combinadas, incluindo a tradicional entrevista ativa semiestruturada ocidental redefinida aqui como sessões individuais de Dadirri Yarning para coleta de dados. Esta metodologia combinada serve de motor a uma investigação sobre o desconforto dentro de uma narrativa emancipatória. Além disso, optou-se pelo método de Análise Narrativa Temática para organizar e apresentar os resultados de investigação. Este é o primeiro estudo a basear-se na Pedagogia do Desconforto aplicando-a aos Estudos do Jornalismo e aos Estudos Indígenas, envolvendo jornalistas Indígenas e não-Indígenas e combinando paradigmas culturais/teóricos/conceituais e metodologias de pesquisa Indígenas e não-Indígenas, navegando nessas complexidades interculturais em direção à descolonização e enriquecimento da competência cultural. Para além disso, acrescentando a minha própria experiência como investigadora e jornalista não-Indígena a algum material já existente na literatura, desenhei duas novas 'ferramentas' para apoiar os jornalistas não-Indígenas na tarefa árdua de aumentar a sua competência cultural Indígena: o Continuum de Competência Cultural no Jornalismo e a Lista de Estratégias e Práticas para Jornalismo Culturalmente Competente que Envolve Povos Indígenas. As conclusões desta investigação confirmam a hipótese central desta investigação: os jornalistas não-Indígenas precisam de desenvolver um quadro de competências culturais para trabalhar e reportar sobre os Povos Indígenas. Os resultados deste estudo indicam que a maioria dos jornalistas não-Indígenas são, de facto, culturalmente incompetentes, assim como os meios de comunicação social para os quais trabalham. Por isso mesmo, defendo que a formação em competência cultural deve ser incluída nos planos de estudos de jornalismo do Ensino Superior, desde o grau de licenciatura, assim como nos programas e cursos de formação profissional nesta área. PALAVRAS-CHAVE: Estudos do Jornalismo, Estudos Indígenas, Competência Cultural, Jornalistas Indígenas e não-Indígenas, Pedagogia do Desconforto, Dadirri, Metodologias de investigação IndígenasItem O papel da Televisão Pública na promoção da Língua Portuguesa(2024) Tavares, Sandra; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoEsta investigação teve como principal objetivo compreender o papel da televisão pública na promoção da língua portuguesa. Procurou-se perceber de que modo é que o serviço público de televisão português, assegurado pela RTP, tem promovido a língua portuguesa, ou seja, de que forma tem cumprido esta missão que se encontra expressa no contrato de concessão com o Estado português. De forma a cumprir o objetivo proposto, optou-se por uma metodologia qualitativa, organizada em dois momentos: num primeiro momento, o recurso à análise de conteúdo, a partir da criação de uma grelha de análise dos programas sobre língua portuguesa emitidos pela RTP ao longo da sua história. O segundo momento consistiu na realização de entrevistas semiestruturadas dirigidas aos responsáveis pela RTP, à Provedora do Telespectador e a um representante da Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Depois de uma caracterização dos programas, fez-se o cruzamento da análise desses programas com a análise das entrevistas realizadas. Os resultados desta investigação revelam uma grande falta de valorização da promoção da língua portuguesa por parte do canal público de televisão. Constatou-se que o número de programas exclusivamente dedicados à língua portuguesa emitidos pela RTP ao longo da sua história é francamente diminuto. Identificámos apenas sete programas em 66 anos de RTP e o único espaço atual na programação da RTP é a rubrica Bom Português, que visa esclarecer dúvidas linguísticas. Tendo a RTP a obrigatoriedade de contribuir para a promoção da língua portuguesa e considerando a sua função educativa, cultural e de responsabilidade social, enquanto serviço público de televisão, concluímos que seria crucial reforçar esse compromisso com a língua, atribuindo-lhe um espaço permanente, em horário nobre, em pelo menos um canal da RTP. PALAVRAS-CHAVE: televisão, serviço público de televisão, RTP, língua portuguesa, programas televisivosItem Pequenas visões do grande mundo : temas da cultura visual da viagem virtual(2024) Bicacro, Joana Isabel Martinho; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoNo século XIX, a viragem pictórica do fenómeno turístico e a emergência de media de viagem virtual coexistem com uma crise das visões de mundo modernas e uma mudança nas culturas da viagem. Este projeto de crítica da cultura, teoria da comunicação e arqueologia das artes dos media tem como objetivo caracterizar e compreender, a par da teoria das visões de mundo e da emergência do fenómeno do globo terrestre, a genealogia de media visuais imersivos, a viagem turística virtual e os seus impactos na cultura contemporânea. Considerarse-á o fenómeno dos meios fotográficos (em especial, séries estereoscópicas de fotografias de viagem) e alguns casos paradigmáticos de espetáculos de viagem na era das Exposições Universais. Estes têm em comum a promessa de dar a ver, em retalhos ou de um só golpe de vista, toda a Terra. Proceder-se-á a uma análise das novas tecnologias digitais de viagem virtual, com destaque para os sistemas Google de navegação e visualização espacial. A investigação debruçar-se-á sobre estas imagens sintéticas do mundo; imagens-situação ou imagensoperativas 4 apresentações imersivas de visões miniaturizadas do mundo, que permitem simular viagens a locais remotos 4 com vista a uma crítica da viagem virtual, da imersão, da presença e da distância mediáticas. Palavras-chave: virtual, cultura visual, arqueologia dos media, teoria dos media, visões de mundo, telepresença, imersão, espectrologia, espanto, mundo, totalidade, representação, Terra, fotografia, cinema, novos media, artes digitais, VR, ciberturismo, viagem espacial, imagens operativas.Item Videojogo e o jogo psicomotor na aprendizagem da Matemática em crianças com Necessidades Educativas Específicas(2024) Pradiante, Vera Lúcia da Conceição; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoO Presente trabalho de investigação explora o potencial da aprendizagem baseada em jogos. Foi criada uma intervenção em contexto escolar, com alunos com Perturbação do Espetro Autista (PEA) e/ou Discalculia no Ensino Básico em Portugal – 5 escolas. O método misto foi utilizado. Realizaram-se 12 sessões - uma vez por semana/45 minutos – com dois momentos distintos: 1º momento: utilização do jogo digital “Planeta perigo: Uma aventura espacial!” - jogo educativo que visa a aprendizagem das primeiras competências matemáticas, criado num contexto de investigação [PTDC/COM-CSS/32022/2017]; 2º momento: realização do jogo psicomotor - com transposição do jogo digital para jogo motor. Este projeto visa o desenvolvimento: da aquisição das primeiras matemáticas, das competências relacionais/sociais e da psicomotricidade global. A amostra é de 19 participantes: 12 meninos, 9 com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) e 3 com Discalculia; 7 meninas, 2 com PEA e 5 com Discalculia, com média de idade M = 8,52 e DP=1,98. A partir dos resultados: 84% têm computador, 15,80% jogam no computador; 73,70% têm Tablet e 68,40% jogam no Tablet; 26,3% têm telemóveis e 47,40% jogam no telemóvel. Os jogos mais jogados pelos alunos são: GRID (60,00%) no computador, jogam Human Body (46,20%) no Tablet e Minecraft (55,60%) no telemóvel. Da amostra não existiram diferenças ao nível do perfil psicomotor. As verbalizações registadas face à experiência de jogo psicomotor foram 102. No jogo psicomotor: conseguiram realizar a transposição do jogo digital para jogo psicomotor 76,70% da amostra. Foram obtidas 165 verbalizações na experiência do videojogo. Dos resultados Baseline/Endline: dos 19 alunos da amostra, doze (12) estiveram mais envolvidos no Jogo Psicomotor e sete (7) estiveram com maior fluxo no digital; Catorze (14) alunos apresentaram melhorias ao nível da comunicação e interação social; Onze (11) alunos apresentaram melhorias, ao nível da linguagem expressiva; Catorze (14) alunos apresentaram melhorias, ao nível da linguagem expressiva. Dos resultados da avaliação Baseline/Endline das Competências Matemáticas (CM), concluiu-se que: 14 alunos melhoraram as suas CM, 5 alunos, mantiveram os resultados. Ao nível dos Padrões comportamentais apenas 2 alunos apresentaram comportamento atípico. Dos 19 alunos da amostra, doze (12) estiveram mais envolvidos no Jogo Psicomotor e sete (7) estiveram com maior fluxo no digital. PALAVRAS-CHAVE: Aprendizagem baseada em jogos; Educação Especial; Crianças; Perturbação do Espetro do Autismo (PEA); Discalculia.Item Análise da velocidade na corrida de aproximação na disciplina de salto com vara(2024) Pinto, Pedro Daniel Nunes Silva Onofre; Faculdade de Educação Física e DesportoA disciplina de Salto com Vara (ScV) ´e, geralmente, considerada a disciplina mais complexa e espetacular do Atletismo, sendo fundamental para o seu sucesso a relação que se estabelece entre o atleta e a vara. Entre os fatores determinantes para uma elevada performance desportiva, a velocidade parece desempenhar um papel decisivo. Esta tese tem como objetivo central a compreensão do papel da velocidade no desempenho do ScV, sendo desenvolvido em três estudos complementares. Revisão Sistemática - The velocity in the Pole Vault event: a sistematic review O primeiro passo consistiu na realização de uma revisão sistemática da literatura, sobre o comportamento da velocidade do ScV na fase da corrida de aproximação (CA), com saltadores de elite masculina e feminina em ambiente de treino e competição. Através do protocolo PRISMA, foram utilizadas as bases de dados SPORTDiscus, PubMed e ISI Web of Science, realizando-se uma pesquisa de artigos publicados até janeiro de 2020. Selecionaram-se artigos, utilizando como critérios de inclusão, as palavras-chave: Pole Vault; Velocity; Speed. Dos 62 estudos encontrados, apenas 21 foram considerados para revisão, tendo sido subdivididos em dois grupos: 12 artigos científicos (realizados em ambiente de treino e competição, de atletas de elite) e 9 relatórios científicos (realizados em grandes competições internacionais). Independentemente das metodologias aplica das nos artigos selecionados, os valores de velocidade obtidos mostraram-se consistentes. Valores maiores de velocidade influenciaram outros parâmetros relacionados com o sucesso do salto, nomeadamente a escolha de varas maiores e mais rígidas, bem como a execução da chamada mais afastada do encaixe. Atletas medalhados obtiveram valores de velocidades médias superiores aos dos restantes atletas finalistas. Este estudo permitiu reforçar a ideia de que valores elevados de velocidade constituem um parâmetro fundamental para o sucesso do salto. 1º Estudo - The influence of the maximum velocity changes during a training season on full approach runs in the pole vault event Este estudo longitodinal teve como objetivos (1) interpretar a velocidade máxima lançada e a velocidade na corrida de aproximação do atleta ao longo de duas ´épocas desportivas; (2) identificar a associação que se estabelece entre ambas e (3) estabelecer a relação entre estas e o desempenho desportivo, na prova de ScV. Durante 25 sessões de treino (três macrociclos) foram recolhidos dados referentes a 150 corridas de cada um dos dois atletas de elite que participaram neste estudo. Avaliou-se a velocidade m´axima de uma CA sem o salto, denominada tarefa 1 (T1), e a velocidade máxima obtida num teste máximo de velocidade de 20m lançados sem vara - tarefa 2 (T2). Concluiu-se existir uma correlação entre T1 e T2, com significância estatística (Atleta 1 = R2 = 0.801, = < 0.001; Atleta 2 = R2 = 0.602; = 0.001). Foi identificado um comportamento semelhante entre as tarefas T1 e T2 (com 97.53% para o Atleta 1 e 97.88% para o Atleta 2 da variância total). Verificou-se a existência de concordância entre as oscilações na velocidade máxima e as oscilações nas velocidades obtidas na CA. Neste estudo longitudinal, existe relação entre T1 e T2 para estes dois atletas. Um aumento de velocidade máxima traduziu-se, sempre, numa maior velocidade na CA. 2º Estudo - Pole vault performance analysis using kinematic and technical parameters in training - a longitudinal study O desempenho desportivo no evento de ScV resulta da combinação dos diferentes parâmetros físicos, técnicos e psicológicos. Assim, procurou-se nestes estudo determinar quais os parâmetros cinemáticos e técnicos que mais afetam o desempenho do ScV. Através de um estudo longitudinal com dois atletas de elite, foram avaliados 464 saltos (155 da atleta feminina e 309 do atleta masculino) em treino. Utilizando-se um sistema de Lidar a “laser”, obtiveram-se os dados cinemáticos relativos a cada desempenho, aos quais se associaram os respetivos dados técnicos (altura da pega, flexibilidade da vara, número de passadas da CA). Na observação das diferentes categorias de sucesso, o atleta M teve uma maior percentagem de saltos ”Fail”nas corridas com 18 passos de CA (33.3%), tendo o atleta F realizado 55.5% de saltos ”Fail”com 14 passos de CA. Verificou-se uma maior percentagem de saltos ”Clear the bar”nas corridas de 8 passos de CA para o atleta M (38.9%) e nas corridas com 12 passos de CA para a atleta F (16.0%). O estudo permitiu verificar que o comprimento da CA tem influência no sucesso do salto, com diferente impacto entre os atletas. Verificou-se a existência de outros parâmetros que influenciam o sucesso do salto, como a altura da pega e o comprimento da vara utilizados. Na categoria de ”Clear the bar”verificou-se que, para saltos superiores a 90% do SB, os parâmetros com maior correlação com o sucesso foram: atleta M (Grip; size of the pole; v max; vmed16−11m; vmed11−6m) e para atleta F (Grip; flex of the pole; dis vmax). 3º Estudo - Non-linear and linear methods to analyze pole vault run-up in successful and unsuccessful jumps Este estudo teve como objetivo analisar a corrida de aproximação do salto com vara utilizando métodos não-lineares e lineares, determinando a existência ou não de uma relação entre diferentes parâmetros identificados na corrida do salto com vara e o desempenho desportivo. Foram analisados 215 saltos de um único atleta de elite do sexo masculino, com 28 anos de idade, que teve representação internacional pelo seu país. A análise fractal usando CoDim, entropia de amostragem (SampEn) e CV foi utilizada para medir variações na velocidade da fase de aproximação e relacioná-la com o desempenho desportivo do atleta durante o salto. A análise linear incluiu o parâmetro ∆vmale, que mede a variação de velocidade nos últimos 10 metros da aproximação. Nenhuma evidência significativa foi encontrada para SampEn, mas CoDim mostrou um efeito significativo em 8nStp e 18nStp para saltos bem-sucedidos, e CV mostrou evidência significativa em 12, 14, 16 e 18 passos. Embora os métodos usados neste estudo forneçam informações relevantes para treinadores, apenas pequenas diferenças em séries temporais foram identificadas usando métodos não-lineares. O parâmetro CV foi capaz de mostrar diferenças entre saltos com comprimentos de aproximação variados, e valores mais altos do parâmetro ∆vmale indicaram um maior efeito no sucesso do salto. Palavra chave: Salto com vara, velocidade, corrida de aproximação, desempenho.Item Política pública de educação do campo : uma análise do Pronera - da proposição à efetivação(2024) Brito, Keila Rosa dos Santos; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEsta pesquisa tem como objetivo avaliar a política pública da Educação do Campo denominada Pronera, a partir da articulação entre discursos e textos de construção no âmbito da proposição e sua efetivação. Para tal abordagem, lançamos mão do referencial teóricoanalítico da Abordagem do Ciclo das Políticas, de Stephen Ball e colaboradores, elegendo três contextos [de influência, de produção de textos e da prática], articulando-o com os conceitos gramscianos de Estado, sociedade civil, hegemonia, ideologia e classe subalterna. Esse referencial possibilitou compreender as influências que incidiram sobre o Pronera, o arranjo que garantiu a construção dos textos dessa política e a forma em que esse Programa foi posto em prática por gestores, professores e estudantes do curso de Letras em São Félix do Xingu, no estado do Pará. Concluímos que a dimensão da transposição do Pronera foi marcada por um intenso processo de disputas ideológicas que mudou os rumos e o sentido da proposta de Educação do Campo, e que o Estado vem assumindo o controle dessa política, desvitalizando e subvertendo o seu conteúdo original em nome de um modelo de desenvolvimento econômico que privilegia o agronegócio e a exploração intensiva dos recursos naturais. Palavras-chave: Brasil; Educação do Campo; Política Pública; ProneraItem Livros interativos digitais : desafios e oportunidades(2023) Real, João Miguel Santos Simões Ferreira; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoEste trabalho surge como um estudo do potencial que diferentes tecnologias dos media têm ao nível da melhoria da literacia, tendo como foco de estudo específico um livro digital animado, construído na sua totalidade como parte integrante deste projeto, e seu impacto na melhoria de diferentes literacias em diferentes dimensões. O objeto de estudo é uma maquete de um livro digital animado adaptado do conto de Oscar Wilde O Gigante Egoísta e o seu impacto na interação, leitura e imersão do leitor neste formato face ao analógico. O objetivo a que nos propomos pressupõe a análise e o tratamento de dois aspetos centrais para a nossa hipótese de trabalho: em primeiro lugar, o contributo para definição e discussão de termos como literacia, interatividade, imersão, multimodalidade e consequente análise do objeto através da revisão do estado da arte. Em segundo lugar, uma proposta de análise comparativa empírica da existência ou não, de uma maior compreensão dos conteúdos dos livros digitais animados construídos sobre uma premissa multissensorial, em comparação aos livros analógicos. Para suporte teórico dos conceitos discutidos neste trabalho é feita uma reflexão abrangente e crítica de modo a definir os termos em que estes serão avaliados na condução da análise do objeto prático. Será exposta uma apresentação fundamentada da metodologia aplicada, suportada num protótipo produzido para o efeito. Numa fase intermédia da produção deste objeto livro digital foi realizada uma sessão de design participativo com crianças do Primeiro Ciclo de modo a garantir a adequação do grafismo ao público-alvo. O percurso da investigação apresentado é suportado pela análise dos resultados de sessões de teste ao protótipo do livro digital referido, com técnica projetiva com grupos de discussão de crianças, professores e encarregados de educação. O livro digital animado e tecnologias interativas similares são objetos de estudo com forte relevância para a compreensão do papel da literacia na nossa sociedade. Pretende-se ainda, com a conclusão deste trabalho, contribuir para este estudo e fazer uma análise SWOT com vista a propor futuros estudos na área. Palavras-chave: multimodalidade, literacia, livro digital, interactividade, imersão digitalItem O impacto de 12 semanas de Yoga na flexibilidade, equilíbrio, força, velocidade, agilidade, défice de mudança de direcção e nas propriedades contrácteis de futebolistas profissionais(2024) PEREIRA, ANTÓNIO CARLOS ALVES; Faculdade de Educação Física e DesportoO Yoga é semelhante à prática desportiva. Estruturado, diversificado tecnicamente, trabalha flexibilidade, equilíbrio, força, resistência muscular, coordenação do movimento e a aplicação no treino terá impacto positivo na prestação desportiva. O objectivo principal da Tese: estudar o Impacto de 12 semanas de Yoga na Flexibilidade, Equilíbrio, Força, Velocidade, Agilidade, Défice de Mudança de Direcção e Propriedades Contrácteis de Futebolistas Profissionais. Fizeram-se cinco estudos: 1) Revisão sistemática da literatura que avaliou O Impacto do Yoga na flexibilidade, equilíbrio, força, velocidade e agilidade de futebolistas profissionais; 2) apurou que O Yoga Não Atenua a Velocidade, Agilidade e Défice de Mudança de Direcção em Jogadores Profissionais de Futebol; 3) analisou O Impacto de um Programa de Treino de Yoga sobre as Propriedades Contrácteis Musculares em Jogadores de Futebol de Elite; 4) observou O Impacto de 12 Semanas de Yoga na Flexibilidade, na Força Explosiva e Potência em Jogadores de Futebol Profissional; 5) averiguou O Efeito de um Programa de Yoga de 12 Semanas na Simetria Bilateral, na Força Agonista e Antagonista dos Membros Inferiores e no Desempenho de Jogadores Profissionais de Futebol. Os estudos concluíram na generalidade que o Yoga produziu efeitos positivos na prestação dos futebolistas sendo um método aplicável no treino. Palavras-chave: yoga, futebol-soccer, flexibilidade-equilíbrio-força, velocidade-agilidade, mudançadireção-tensiomiografia.Item A liderança de sistemas nas escolas públicas portuguesas : do caso único à avaliação externa da IGEC(2024) Gonçalves, Maria José Broeiro; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO sistema educativo português é constituído, predominantemente, por agrupamentos de escolas (AE) que são organizações complexas, onde o sucesso escolar resulta do envolvimento de todos, característico de uma liderança de sistemas (LS), focada na totalidade, nas redes, na conexão e na reunificação das partes (Morin). No âmbito da liderança escolar e, em particular, da LS, definimos a questão de partida do nosso trabalho de investigação: Qual a expressão da LS nas escolas públicas em Portugal? E as subquestões: Como um AE promove a LS e qual(ais) a(s) resultantes? De que forma a IGEC integra a LS no seu processo de avaliação externa de escolas (AEE)? Como a IGEC avalia o estado de desenvolvimento da LS nas escolas públicas em Portugal? Para responder a estas questões, realizaram-se dois estudos empíricos. O primeiro, um estudo de caso único partiu de uma história de vida profissional e evidenciou o trabalho da diretora/equipa diretiva como uma LS. Esta, ao longo de um mandato, alcançara uma melhoria de 9,4%-10%, no sucesso escolar (interno-externo), uma redução da indisciplina de 11,7% e um decréscimo do abandono escolar para 0,04%. O segundo, um estudo de análise documental de relatórios da AEE, procurou encontrar, no processo de AEE, uma correspondência com a LS, tendo-se verificado que a IGEC já contempla os indicadores da LS em todos os seus domínios/categorias/subcategorias no seu modelo de AEE. Contudo, a IGEC só consegue avaliar de forma parcial a LS. A AEE já obtém uma prestação de contas dos AE, mas não uma prestação de contas coletiva. A IGEC consegue avaliar os AE de forma sistemática, mas falta-lhe realizar uma abordagem sistémica. Podemos afirmar que a avaliação que a IGEC faz da LS nos AE é positiva, mas parcial. Palavras-chave: Liderança Escolar; Sucesso Educativo; Liderança de Sistemas; Avaliação Externa de Escolas; Paradigma da Complexidade.Item Justiça social e educação : o contributo do programa bolsa família para a universalização da educação básica no Brasil (2004-2016)(2023) Craveiro, Clélia Brandão Alvarenga; Teodoro, António, orient.O objeto desta investigação é o Programa de Transferência de Renda Bolsa Família (PBF), com foco na condicionalidade da educação. O objetivo geral da pesquisa é compreender a contribuição do Programa para o fortalecimento e a universalização da educação básica. O problema é: como o PBF pôde contribuir com a universalização da educação básica? O direito à educação está no embasamento legal para subsidiar o diálogo das estratégias destinadas à garantia do acesso de todos à educação. Quer-se verificar como as políticas podem contribuir para a aceleração da universalização da educação básica no Brasil. As categorias de análise assentam-se nos conceitos pobreza, desigualdade social, qualidade da educação, condicionalidade. Trata-se de pesquisa qualitativa, documental e bibliográfica. Recorre-se a teóricos que abordam a matéria e à legislação que expressa as políticas de proteção social contribuindo para a universalização do direito à educação básica. Leva-se em conta os resultados da frequência escolar, a evasão e a aprovação, com base nos dados apresentados pelo Sistema de Acompanhamento da Frequência/MEC. Conclui-se que se adotados os critérios de amplitude, continuidade e dialogicidade, fortalecendo integração horizontal articulada intersetorialmente, pode-se minimizar as condições de vulnerabilidade que são apresentadas às escolas se adotados os princípios: cuidar e educar.Item A avaliação do desempenho docente em Portugal : contradições e paradoxos(2023) Guedes, Teresa Cristina Melo e; Duarte, Rosa Serradas, orient.O presente trabalho incide no modelo de avaliação do desempenho docente, regulado pelo DR 26/2012 de 21 de fevereiro, que introduziu entre outros aspetos, a componente da avaliação externa do desempenho, enfatizando o papel de um avaliador externo à escola. Procura estudar os efeitos deste modelo com base nas opiniões dos diretores de AE/ENA, dos diretores de CFAE e de avaliadores externos e saber qual o contributo para a melhoria: do desenvolvimento profissional dos docentes; das aprendizagens dos alunos e do funcionamento das Escolas. A metodologia utilizada foi de natureza mista, qualitativa e quantitativa e decorreu em quatro fases: na primeira fase, procedeu-se à pesquisa bibliográfica; na segunda fase, entrevistaram-se seis diretores de AE/ENA, cinco diretores de CFAE e cinco avaliadores externos. A partir dos dados recolhidos elaboraram-se três inquéritos por questionário, que se aplicaram, numa terceira fase, a 111 diretores de AE/ENA, 49 diretores de CFAE e 527 avaliadores externos. Na quarta fase, procedeu-se à análise, comparação e discussão dos dados recolhidos. Os dados apurados neste estudo não evidenciam que este modelo de avaliação tenha contribuído para a melhoria da qualidade do ensino, para o desenvolvimento profissional dos docentes ou para a melhoria do desenvolvimento organizacional das escolas. Paradoxalmente, verifica-se que não há qualquer relacionamento entre os diversos intervenientes da avaliação dos docentes e o sigilo da avaliação levado ao extremo contribuiu para a opacidade do sistema. Este modelo revelou ser gerador de grandes arbitrariedades, funcionando como um instrumento ao serviço da regulação da progressão na carreira.