Biomedical and Biopharmaceutical Research Vol. 21 n.º1 (2024)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Biomedical and Biopharmaceutical Research Vol. 21 n.º1 (2024) por autor "Ferreira-Pêgo, Cíntia"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Influence of Instagram® and digital content creators on university students’ food choices(Edições Universitárias Lusófonas, 2024) Fontes, Tatiana; Serra-Ferreira, Patrícia; Ferreira-Pêgo, Cíntia; CBIOS - Research Center for Biosciences & Health Technologies; ECTS - School of Health Sciences and TechnologiesO Instagram® tornou-se numa das redes sociais mais utilizadas pelos jovens em todo o mundo. Diversos estudos têm demonstrado que o uso excessivo da internet pode ser prejudicial para a saúde dos utilizadores, principalmente no que diz respeito às suas escolhas alimentares. Posto isto o principal objetivo do presente estudo foi avaliar a influência das redes sociais, sobretudo do Instagram®, e dos criadores de conteúdo digital, nos hábitos alimentares de estudantes universitários portugueses. Através de um questionário online, foram analisados os dados de 137 participantes, com idades compreendidas entre os 18 e os 24 anos, estudantes de ciências da saúde e desporto (CSD) ou outras áreas não relacionadas. Verificou-se que 42,3% dos participantes referiram ter seguido dicas/conselhos alimentares de criadores de conteúdo digital, dos quais 53,4% afirmaram não ter verificado a credibilidade científica dessas recomendações. Adicionalmente, 38% já tinham adotado dietas publicitadas por estes influenciadores, dos quais 61,5% referiram ser com intenção de emagrecimento. No entanto, 65,6% da amostra referiu não ter alcançado os resultados desejados. Por fim, na compra de um produto alimentar, 70,1% do total da amostra referiu ter em consideração a opinião de um nutricionista em detrimento da opinião de um criador de conteúdo digital. Em conclusão, os alunos das áreas de CSD foram menos influenciados pelo Instagram® e pelos criadores de conteúdo digital em comparação com os restantes alunos.