Revista Lusófona de Educação n.º 49 (2020)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 49 (2020) por autor "Gomes, Marcius de Almeida"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Universidade Multicampi e o processo de interiorização da pós-graduação stricto sensu: desafios e possibilidades(Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Porto, Angra Santos; Gomes, Marcius de Almeida; Silva, Sandra Gomes; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG – 2011-2020) trata da redução das disparidades regionais na oferta de Programas de Pós- -Graduação Stricto Sensu no Brasil, a partir do diagnóstico e políticas estratégicas por mesorregiões. Nesse sentido, esta pesquisa investigou o processo de interiorização da pós-graduação stricto sensu da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no Território de Identidade Sertão Produtivo. Para isso, foi proposto o diagnóstico do perfil institucional, da percepção e dos discursos de professores (as) doutores (as), a respeito das condições acadêmicas, gerenciais e de infraestrutura para interiorização da pós-graduação stricto sensu na região, por meio da aplicação de formulário online e de entrevistas individuais e semiestruturadas, utilizando-se como técnica de análise o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Os resultados apresentam discursos síntese, extraídos das expressões-chave, ideias centrais e/ou ancoragens, com base em indicadores relativos à percepção de como tem sido a atuação da Universidade, a importância da criação de programas e estratégias institucionais, as dificuldades, potencialidades, expectativas e proposições, que demonstram o potencial estratégico, os desafios e as possibilidades da UNEB e sua inserção no território para consolidar uma política institucional de interiorização.