Revista Lusófona de Educação n.º 49 (2020)

URI permanente para esta coleção:

Navegar

Entradas recentes

A mostrar 1 - 12 de 12
  • Item
    La educación a lo largo de la vida: lógicas sociales y marcos de análisis
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Jezine, Edineide; Prestes, Emília Maria da Trindade; Beltrán Llavador, José; Montané López, Alejandra; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    Este artigo fornece uma visão aproximada da educação ao longo da vida, tanto do ponto de vista descritivo como do ponto de vista analítico. A primeira parte apresenta algumas lógicas ou dimensões sociais do ponto de vista da educação ao longo da vida. A segunda parte apresenta um quadro para as políticas de aprendizagem ao longo da vida, distinguindo entre educação de adultos e sua expansão e desenvolvimento futuro em relação à aprendizagem ao longo da vida. Em terceiro lugar, é dada atenção, num quadro de avaliação, ao recente programa PIAAC e aos seus resultados no caso de Espanha. Finalmente, dentro de um quadro proactivo, será sintetizada uma série de benefícios sociais derivados do aumento do nível de educação e da extensão da educação aos cidadãos ao longo da vida. Tudo isto nos permitirá dimensionar, nas considerações finais, a importância da educação ao longo da vida em termos de equidade e coesão social.
  • Item
    East European U3As facing the problem of seniors’ needs
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Kobylarek, Aleksander; Blaszczynski, Kamil; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    As Universidades da Terceira Idade na Europa Central e Oriental desenvolveram-se de uma maneira específica e foram parcialmente inspiradas pelas mudanças que ocorreram na educação de adultos, em outras partes do mundo. Nesta parte da Europa, afetada por vários determinantes históricos, foi criado um modelo específico para as Universidades da Terceira Idade, baseado num tipo de educação holística e flexível. Este artigo apresenta os resultados de pesquisas efetuadas sobre as várias necessidades dos estudantes das Universidades da Terceira Idade, na Polónia, Bielorrússia e Ucrânia. As necessidades selecionadas foram analisadas bem como a forma como se manifestam em cada um destes países. Foi aplicado um questionário a 515 estudantes das Universidades da Terceira Idade, durante o período 2015-2016. Os resultados da pesquisa mostram que as necessidades de desenvolvimento dos estudantes das Universidades da Terceira Idade são diferentes em diversos países. Também se poderá presumir que o modelo holístico das Universidades da Terceira Idade funciona bem em vários ambientes culturais e sob condições variadas.
  • Item
    Internacionalização da educação superior: tensões, cenários e estratégias nos casos Brasil e Espanha
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Farias, Maria da Salete de; Oliveira, João de; Lorente, Luis; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    O presente artigo apresenta reflexões decorrentes da realização de estágio pós doutoral que objetivou conhecer experiências sobre o processo de internacionalização da educação superior no Brasil e Espanha, considerando objetivos, estratégias e tensões. Para tanto, foi realizada revisão bibliográfica e analisados documentos relevantes sobre o tema, a exemplo da proposta da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) através do Edital nº 41/2017, disponível na WEB Capes (2017) e o documento Estrategia para La Internacionalización de las Universidades Españolas 2015-2020. A teoria de campo científico de Bourdieu nos possibilitou ver que as estratégias utilizadas para a internacionalização da educação superior, mais acentuadas nos tempos atuais, se inserem também no jogo de lutas pelo poder e pelo monopólio da autoridade científica entre instituições acadêmicas nacionais e internacionais.
  • Item
    Universidade Multicampi e o processo de interiorização da pós-graduação stricto sensu: desafios e possibilidades
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Porto, Angra Santos; Gomes, Marcius de Almeida; Silva, Sandra Gomes; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    O Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG – 2011-2020) trata da redução das disparidades regionais na oferta de Programas de Pós- -Graduação Stricto Sensu no Brasil, a partir do diagnóstico e políticas estratégicas por mesorregiões. Nesse sentido, esta pesquisa investigou o processo de interiorização da pós-graduação stricto sensu da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no Território de Identidade Sertão Produtivo. Para isso, foi proposto o diagnóstico do perfil institucional, da percepção e dos discursos de professores (as) doutores (as), a respeito das condições acadêmicas, gerenciais e de infraestrutura para interiorização da pós-graduação stricto sensu na região, por meio da aplicação de formulário online e de entrevistas individuais e semiestruturadas, utilizando-se como técnica de análise o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Os resultados apresentam discursos síntese, extraídos das expressões-chave, ideias centrais e/ou ancoragens, com base em indicadores relativos à percepção de como tem sido a atuação da Universidade, a importância da criação de programas e estratégias institucionais, as dificuldades, potencialidades, expectativas e proposições, que demonstram o potencial estratégico, os desafios e as possibilidades da UNEB e sua inserção no território para consolidar uma política institucional de interiorização.
  • Item
    Efecto de la flipped classroom en las estrategias de aprendizaje de los estudiantes universitarios
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Espada, María; Navia, José A.; Gómez López, Maite; Rocu, Patricia; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    Estão agora a surgir novos métodos de ensino que permitem aos estudantes uma maior autonomia na construção da sua própria aprendizagem. Este estudo analisa a influência da sala de aula invertida sobre as estratégias de aprendizagem no contexto universitário. Um total de 96 estudantes universitários participaram e foram divididos em dois grupos, um grupo recebeu uma intervenção com o método tradicional e o outro grupo recebeu uma intervenção através de uma aula invertida. As estratégias de aprendizagem dos estudantes foram analisadas antes e depois da intervenção. Os resultados desta investigação mostram que a intervenção tem um efeito positivo nos participantes à medida que as suas pontuações aumentam com o tempo, mostrando que com o método de aula invertida os participantes melhoraram as suas pontuações desde o início. Além disso, os resultados mostraram um efeito importante para o tipo de ensino na estratégia de gestão de recursos, onde o ensino tradicional teve uma melhor pontuação. No que respeita ao género, existem diferenças estatisticamente significativas nas estratégias de processamento de informação, com as mulheres a obterem pontuações mais elevadas do que os homens.
  • Item
    Mestrados e doutorados profissionais como espaços de formação docente
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Junior, Luiz de Sousa; Verhine, Robert Evan; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    Este artigo aborda o papel dos programas profissionais de pós-graduação em Educação no Brasil como lócus de formação docente. Parte-se do pressuposto de que tais programas, considerando sua missão precípua de formar pesquisadores de alto nível e de, em seu trabalho final, apresentar produtos e serviços inovadores que contribuam para o aprimoramento do fazer pedagógico, possam suprir uma lacuna, existente no Brasil, de maior interação do ensino superior com a educação básica. A identidade dos programas profissionais, todavia, encontra-se, ainda, em construção. Com apoio na abordagem qualitativa, de natureza bibliográfica e documental, o presente artigo contextualiza o surgimento dos programas profissionais e analisa experiências de intervenção. Concluindo, afirma que a introdução de programas profissionais de educação, ainda recente, pode se constituir em um movimento importante para a redução de assimetrias presentes na oferta de pós-graduação no país e para o desenvolvimento de conhecimentos teóricos e técnicos necessários à solução de problemas concretos enfrentados pelos docentes e demais profissionais da educação básica em seu cotidiano escolar.
  • Item
    Desajuste de trayectorias estudiantiles : caso comparativo de la Universidad Federal de Paraíba y la Universidad de València
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Diniz, Adriana Valéria Santos; Villar, Alícia; Hernández, Francesc; Castelo Branco, Uyguaciara; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    Este artigo aborda a questão do ajuste acadêmico nas trajetórias das universidades, entendendo-o com base no ritmo de renovação estudantil e adequação de seu desempenho acadêmico. O objetivo é calibrar o ajuste entre os dois indicadores de desempenho, ou seja, renovação e adequação para poder propor uma medida de ajuste integral. Propomos uma metodologia para ponderar o grau de ajuste nas trajetórias das universidades com base nos indicadores de renovação e adequação por meio da proposta de um novo indicador que chamamos de taxa de ajuste. O procedimento de seu cálculo é através da adaptação do índice de Gini usual e tem a característica que permite que seja aplicado a diferentes unidades de análise (graduação, áreas de conhecimento, universidade). A aplicação apresentada neste artigo descreve a comparação feita entre a Universidade Federal de Paraíba (Brasil) e a Universidade de València (Espanha). Os resultados deste estudo nos permitem responder ao objetivo declarado e fornecer uma dimensão do ajuste das trajetórias acadêmicas em cursos de graduação de ambas instituições universitárias. Essa proposta permite observar as instituições universitárias de acordo com seu grau de ajustamento de acordo com as taxas de desempenho acadêmico esperadas no nível institucional.
  • Item
    Desigualdade e juventude: reflexões acerca de critérios adotados pelo plano nacional de assistência estudantil no Brasil
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Oliveira, Mariana; Soares, Swamy; Deus, Ruy de; Neto, Mello; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    Criado pela Portaria Normativa do Ministério da Educação nº 39, de 12 de dezembro de 2007, o Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) surge no contexto de expansão e democratização da educação superior no Brasil. O público atendido pelo plano deve ser composto por discentes regularmente matriculados em cursos de graduação presencial, oriundos da rede pública da educação básica ou com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. Esses critérios tendem a classificar como iguais os jovens que, embora delimitados por um recorte de renda comum, possivelmente sejam originários das mais diferentes matrizes familiares e, mais importante, pertencentes a substratos socioeconômicos diferenciados no interior do recorte adotado. Baseado nas contradições acima apresentadas, o esforço do presente artigo concentra-se em refletir sobre como o plano emerge no contexto da expansão do ensino superior, discutindo possíveis discrepâncias em decorrência de uma concepção de público alvo sem uma maior preocupação com suas diferenças internas. Para tanto, por meio da discussão conceitual e da análise de dados do Exame Nacional de Desempenho nos anos de 2015 a 2017, procura-se demonstrar não haver um padrão entre os alunos do Sistema Federal de Ensino Superior enquadrados no perfil adotado pelo plano.
  • Item
    Ensino técnico-profissional como alternativa para as limitações de acesso ao ensino superior Coimbra – Portugal (1948–1974)
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Morais, José Jassuipe; Albuquerque, Pascoal; Ferreira, António Gomes; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    Este artigo aborda a problemática da formação técnico-profissionalizante portuguesa nas décadas de 1940 e 1970 do século XX como alternativa para a formação profissional de indivíduos que financeiramente não tinham acesso ao ensino superior. O objetivo foi compreender o ensino técnico-profissional a partir da experiência educacional da Escola Secundária de Avelar Brotero (ESAB) no tocante ao atendimento dos anseios de empregabilidade, emancipação socioeconômica no movimento escola, trabalho, cidade e dificuldades de acesso ao ensino superior. Optou-se por pesquisa bibliográfica e documental com análise qualitativa, utilizando manuais escolares e documentos da escola. Os dados foram coletados nos arquivos do objeto de estudo. Os resultados indicam que a formação profissionalizante promovida pela ESAB de Coimbra trouxe empregabilidade para os alunos que concluíam seus estudos. As conclusões indicam que nas décadas aqui estudadas, este tipo de ensino proporcionava ascensão social para jovens que buscavam uma profissão e queriam se inserir no mundo do trabalho. Verificou-se que alguns alunos já eram contratados por grandes empresas, enquanto ainda estavam em sala de aula. Percebe-se assim, tamanho era o prestígio dos diplomados pela Brotero. Enfim, nota-se neste estudo que a formação técnico profissional direcionava jovens de classes sociais pouco abastadas para o mundo trabalho, enquanto isso os estudantes de classes sociais mais privilegiadas tinham acesso ao ensino superior.
  • Item
    Os espaços socioeducativos da escola e a reconfiguração da pedagogia (educação) social na intervenção escolar
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Candeias, Ernesto; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    Reivindicamos um novo papel à pedagogia social e à educação social no espaço socioeducativo escolar, devido ao surgimento de problemáticas sociais no seio da escola. Essa recuperação do escolar no processo de reconfiguração da pedagogia social, acostumada a intervir no âmbito da educação não-formal, converte a aquela num campo de reflexão da intervenção sobre os problemas sociais e educativos que nela ocorrem. Pretendemos com os nossos propósitos contribuir para a reconfiguração da pedagogia social e da ação da educação social na escola, em articulação com a intervenção comunitária. Na base de uma metodologia hermenêutica norteamo-nos pelos seguintes objetivos, os quais coincidem com os dois pontos estruturais do texto: analisar na realidade atual algumas evidências que exigem respostas socioeducativas no âmbito da pedagogia social e educação social; reconfigurar a pedagogia social como uma pedagogia social escolar, no âmbito das Ciências da Educação, de modo a compreender a intervenção escolar, através da educação social; compreender a (inter) relação entre a pedagogia social (âmbito teórico) e a educação social (âmbito prático), especialmente ao nível da prática pedagógico-social na escola; determinar o papel da pedagogia social no contexto escolar, os desafios e respostas socioeducativas dados pela escola. Sabemos que os programas de intervenção nos espaços socioeducativos escolares exigem a colaboração relacional ‘escola-família-comunidade’ e a (re)construção de uma pedagogia social inclusiva, equitativa, para a formação da cidadania, resolução de conflitos e de problemas sociais e educativos.
  • Item
    Perceção das experiências académicas e saúde mental na adaptação ao ensino superior: que relações?
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Fonte, Carla; Macedo, Inês; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    O ensino superior e a adaptação académica requerem que os jovens se confrontem com múltiplas e complexas tarefas e as resolvam de uma forma mais ou menos bem sucedida. Esta nova fase da trajetória de vida apresenta-se como um desafio, podendo este impactar ao nível da saúde mental e do bem-estar dos estudantes. Neste âmbito apresenta- -se um estudo cujo objetivo é caracterizar e analisar a relação entre os níveis de saúde mental/bem-estar e saúde mental/psicopatologia e a perceção das experiências académicas em estudantes universitários. Participaram 234 estudantes portugueses com idades entre os 17 e os 56, com uma média de 23.71 e desvio-padrão 5.508. Desses estudantes, 178 eram do sexo feminino e 56 do sexo masculino. Os dados foram recolhidos utilizando um Questionário sociodemográfico, a Escala Continuum de Saúde Mental-Versão Reduzida (Adultos) (MHC-SF), a Escala de Ansiedade, Depressão e Stress (EADS-21) e o Questionário de Vivências Académicas (QVA-r). Os resultados obtidos indicam que, globalmente, uma maior percepção e satisfação com a vida académica, se associa a melhores níveis de saúde mental e bem-estar, indicando que, os desafios enfrentados pelos estudantes, nos domínios pessoal, social, académico, institucional e vocacional, são variáveis relevantes para o seu processo de ajustamento, favorecendo assim os seus níveis de saúde mental e bem-estar.
  • Item
    Tecnologias digitais de comunicação e ensino superior: contribuições da teoria da atividade em processos de ensino-aprendizagem
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Neto, Mariano Castro; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    Apresentam-se neste artigo contribuições da Teoria da Atividade (TA) aos processos ensino-aprendizagem realizados com apoio de Tecnologias Digitais de Comunicação. A empiria se realizou no Componente Curricular: Educação Cultura e Mídia do curso Licenciatura em Pedagogia, na modalidade de ensino a distância, ofertado pelo Centro de Educação da UFPB. Trata-se de uma abordagem qualitativa, do tipo exploratória comparativa, cuja empiria se constituiu a partir de atividades realizadas via Ambiente Virtual de Aprendizagem: Moodle. Os sujeitos foram alunos e professores do referido curso, que, durante seis semestres dos anos de 2016, 2017 e 2018, responderam o questionário disponibilizado no AVA, com questões abertas e fechadas. Destes, foram selecionados os questionários com maior número de questões respondidas. Os dados mostram que processos ensino-aprendizagem, no contexto do Ensino Superior, com apoio de tecnologias digitais de comunicação, baseados nos fundamentos da TA, pressupõem uma transformação qualitativa do processo e não apenas uma transposição de métodos de aprendizagem, inicialmente concebidos para um ensino centrado no professor, didaticamente expositivo, e que reduz a dimensão avaliativa do processo ensino-aprendizagem à mera realização de exercícios e à aplicação de conhecimentos. Como continuidade deste estudo, procurar-se-á, à luz dos fundamentos teóricos da TA, reavaliar os instrumentos, as estratégias e categorias de análises utilizadas.