Revista Lusófona de Educação n.º 34 (2017)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 34 (2017) por autor "Gardou, Charles"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item O tempo dos saberes(Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Gardou, Charles; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoFace à questão da deficiência, as qualidades humanas e os princípios generosos substituem o equipamento intelectual. A racionalidade, os conhecimentos derivados das diversas especialidades científicas têm lugar aqui. Em que medida esta realidade humana é ciência? Se é verdade que o saber, em si mesmo, não protege contra todos os obscurantismos, a sua marcha lenta e laboriosa conduz a um “desobscurecimento”, a uma maior vigilância crítica. Qual é então o desafio do «Século das Luzes sobre a deficiência?». É de pensar definitivamente o impensado que constitui ainda a deficiência e de desenvolver uma reflexão original, tendo como princípio a recusa de reduzir os problemas que lhe estão ligados a uma classe de questões específicas. Não é nada mais que colocar esta problemática no campo da compreensão esclarecida.