Revista Lusófona de Educação n.º 34 (2017)

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    Diálogos : a fratria nas situações de deficiência
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Sanches, Isabel Rodrigues; Amaral, Isabel
    Isabel Sanches conversa com Isabel Amaral
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    Riesgos psicosociales en una Universidad de Ecuador : Mediante técnicas de Lógica Difusa
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Gómez Gómez, Francisco; López Cano, Ana; Munuera Gómez, María del Pilar
    Se valoran los riesgos psicosociales de los trabajadores y trabajadoras, docentes y no docentes, de la Universidad Técnica de Cotopaxi, ubicada en Latacunga, Ecuador, a través de un cuestionario de evaluación de factores psicosociales, validado por el Instituto Navarro de Salud Laboral de la Comunidad Autónoma de Navarra. Mediante Técnicas de Lógica Difusa, aplicadas en la interpretación de los datos del cuestionario, se consigue un avance en dar una respuesta grupal de los encuestados y las encuestadas, apoyada en la medición de la incertidumbre y la pertenencia al grupo. También se usaron Técnicas de Lógica Tradicional, con el fin de comparar ambos métodos de procesamiento. A esto se le suma el enfoque de género, con la variable sexo. Por último, se reconoce una alteración en la lectura de los gráficos creados en la Hoja de Cálculo que utiliza Lógica Difusa.
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    O tempo dos saberes
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Gardou, Charles
    Face à questão da deficiência, as qualidades humanas e os princípios generosos substituem o equipamento intelectual. A racionalidade, os conhecimentos derivados das diversas especialidades científicas têm lugar aqui. Em que medida esta realidade humana é ciência? Se é verdade que o saber, em si mesmo, não protege contra todos os obscurantismos, a sua marcha lenta e laboriosa conduz a um “desobscurecimento”, a uma maior vigilância crítica. Qual é então o desafio do «Século das Luzes sobre a deficiência?». É de pensar definitivamente o impensado que constitui ainda a deficiência e de desenvolver uma reflexão original, tendo como princípio a recusa de reduzir os problemas que lhe estão ligados a uma classe de questões específicas. Não é nada mais que colocar esta problemática no campo da compreensão esclarecida.
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    Olhar e pensar o ensino para alunos com deficiência : os saberes produzidos em contexto colaborativo
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Freitas, Ana Paula de; Monteiro, Maria Inês Bacelar
    Esta pesquisa, fundamentada na perspetiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, focalizou o ensino para alunos com deficiência no contexto da inclusão escolar com o objetivo de identificar as conceções e práticas dos professores em relação ao ensino a esses alunos e apontar a dinâmica das transformações decorrentes do trabalho de parceria desenvolvido em perspetiva colaborativa. O trabalho de campo ocorreu em uma escola pública brasileira. Foram realizados 11 encontros de formação continuada, audiogravados, com posterior transcrição de todo o material. Os dados foram organizados em três unidades temáticas: (1) conceções e práticas dos professores em relação ao ensino de alunos com deficiência, (2) subsídios teóricos como possibilidade de transformação das práticas e (3) dinâmica das transformações decorrentes do trabalho de parceria desenvolvido. As análises explicativas privilegiaram as relações interpessoais, com foco na dinâmica dialógica. No trabalho colaborativo, compreendido como lugar de produção de significação, os sentidos atribuídos às ações e aos dizeres dos participantes são diversos e nem sempre coincidentes. Às vezes há tensões e contradições na dinâmica dialógica, mas identificaram- se indícios do processo de transformação das conceções e práticas docentes em relação ao ensino de alunos em condição de deficiência.
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    O Impacto do Emprego na Qualidade de Vida das Pessoas com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Simões, Cristina; Santos, Sofia
    A presente investigação tem como objetivo analisar o impacto do emprego na qualidade de vida das pessoas com dificuldade intelectual e desenvolvimental (DID). A recolha de dados foi efetuada através de uma escala que mede a qualidade de vida, Escala Pessoal de Resultados (EPR), tendo a mesma sido aplicada a 1,264 adultos com DID e aos respetivos cuidadores (n = 333). Os participantes com DID tinham emprego apoiado (n = 31), emprego protegido (n = 107) e 1,126 não exerciam qualquer profissão. Os resultados obtidos permitiram concluir que o emprego influencia positivamente a qualidade de vida das pessoas com DID, observando-se diferenças estatisticamente significativas entre os participantes com e sem emprego. Concomitantemente, verificaram-se diferentes perceções entre os indivíduos com DID e os seus cuidadores relativamente ao emprego apoiado e protegido.
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    Educación de adultos y formación ciudadana : el caso chileno
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Espinoza Díaz, Oscar; Castillo Guajardo, Dante; González Fiegehen, Luis
    El propósito del artículo es analizar las modalidades de educación de adultos implementadas por el Ministerio de Educación con el objeto de abordar la relación entre la educación de adultos y la formación ciudadana de los estudiantes. Lo anterior es observado a través de la participación de los beneficiarios en diverso tipo de organizaciones sociales. Esta investigación se basa en un análisis cuantitativo, con enfoque empírico analítico, y diseño no experimental. La muestra por conglomerados, representativa de instituciones educativas de la ciudad de Santiago, permitió encuestar a 523 estudiantes. Los resultados señalan que estos estudiantes se caracterizan por una participación informal, con baja interacción social y centrada en lo privado más que en lo público. A modo de conclusión, se determinó que la intensidad y el tipo de participación de esta población, muestra diferencias significativas entre las distintas modalidades, confirmación que proporciona insumos para ajustar el currículo en educación ciudadana, disminuir factores de riesgo del fracaso académico y mejorar el impacto en la inclusión social de los sectores más postergados en Chile.
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    La vie amoureuse et sexuelle des personnes en situation de handicap : entendre et comprendre pour transformer
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Fournier, Jennifer
    Dans nos sociétés, l’intimité, l’amour et la sexualité contribuent à la construction identitaire et à l’édification de relations interpersonnelles. Dès lors, connaître l’amour sentimental et/ou érotique est un projet légitime pour se construire comme sujet et comme individu social. Mais qu’en est-il pour des personnes en situation de handicap qui, entravées par une déficience motrice, sont dépendantes d’autrui pour tous les gestes de la vie quotidienne et contraintes d’être accueillies en établissement spécialisé ? Ne se trouvent-elles pas exclues de facto ? Comment, dans ces conditions, leurs aspirations s’expriment-elles, comment sont-elles comprises et prises en compte par les professionnels ? Afin d’appréhender les facilitateurs et les obstacles dans l’accès à une vie intime, amoureuse et sexuelle pour ces personnes, notre article, issu d’une recherche conduite auprès d’elles et des professionnels qui les accompagnent, s’appuie résolument sur une conception bio-psycho-sociale du handicap. Les discours des personnes en situation de handicap recueillis lors de groupes de paroles et ceux des professionnels lors de groupes d’analyse des pratiques nous permettent de montrer que les entraves restent fortes et que les professionnels ne sont en rien facilitateurs dans l’accès à une vie amoureuse et sexuelle pour les personnes auprès desquelles ils interviennent quotidiennement.
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    Escola-Família : aprendendo juntas… : um projeto socioeducativo
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Carvalho, Luís; Pereira, Maria de Jesus
    Procurando encontrar respostas adequadas para um caminho de transformação positiva, apresentamos os resultados de um projeto de investigação que utilizou o método de estudo de caso, para compreender, explorar e descrever o projeto socioeducativo Escola-Família: Aprendendo juntas… um compromisso de futuro. A complexa transformação social que carateriza este início de milénio coloca a Escola face a novos desafios que exigem respostas adequadas dos agentes educativos, surgindo o professor-educador como gestor do equilíbrio necessário para mais e melhor desenvolvimento humano. Implementado para responder à necessidade de melhorar o sucesso escolar de alunos de 9º ano, da região norte de Portugal, para conclusão da escolaridade obrigatória, num horizonte de educação integral e de cidadania social ativa e responsável, este projeto evidencia as múltiplas vantagens da estreita e comprometida colaboração Escola-Família. Este projeto promoveu a aprendizagem e o sucesso escolar dos alunos, o que se comprova com o aumento da média de classificações finais, redução de classificações negativas e aumento de classificações de nível 4 e 5, mas também a participação e satisfação das famílias com a Escola. Com este projeto criou-se uma relação de proximidade, confiança e trabalho conjunto potenciando a motivação dos alunos e das suas famílias para se influenciarem positiva e mutuamente, no sentido de se empenharem num percurso global de desenvolvimento, no qual a Escola surge como parceira.
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    Qualidade inclusiva da escola : Representações da comunidade educativa de uma escola frequentada por um aluno com Síndroma de Asperger
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Carita, Ana; Carvalho, Cristiana Louret Ezequiel
    A inclusão escolar, nomeadamente de alunos mais vulneráveis, como aqueles com Síndroma de Asperger (SA), requer acompanhamento metódico, para que a intervenção melhore de modo sustentado. Por isso, com base na exploração das representações da comunidade educativa, questionámos a qualidade inclusiva de uma escola frequentada por um aluno com SA. Na definição das questões específicas teve-se como referência o modelo de escola inclusiva de Ainscow e Booth (2002) e as necessidades educativas dos alunos com SA (Attwood, 2000). Optou-se por estudo de caso, em uma escola escolhida por conveniência; participaram 3 turmas, 3º ciclo, a do 9º com um aluno com SA (Pedro), e adultos significativos no seu processo de inclusão. Usou-se questionário, entrevista, teste sociométrico e análise documental. As representações não ofereceram um retrato plano, nem consensual, da qualidade inclusiva da escola: prevalece uma imagem positiva, mas limitada pela representação do Pedro e pelo seu lugar isolado na estrutura de afinidades da turma. As práticas, por sua vez, integram aspetos valiosos, mas apresentam insuficiente definição em qualquer das fontes consideradas. Assim, concluímos que, apesar da atitude e de algumas práticas inclusivas da escola, a intervenção profissional não se afigura suficientemente robusta no seu planeamento e ação. Por isso, avançamos recomendações nos domínios do planeamento da capacitação social dos alunos com SA, da educação cidadã de todos os alunos e da formação dos profissionais.
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    Sustentabilidade da investigação educacional : contributos da literatura sobre o conceito, fatores e ações
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Guerra, Cecília; Costa, Nilza
    O estudo da sustentabilidade da investigação tem surgido nas políticas de investigação e na literatura como um elemento primordial para a promoção da qualidade dos projetos contribuindo, não só, para a melhoria do processo investigativo, como também, para a continuidade dos resultados obtidos após o final do período de financiamento. Todavia, a realização de estudos acerca da sustentabilidade da investigação continua a ser limitado. Acresce que as agências de financiamento da investigação têm vindo a solicitar, em concursos recentes e altamente competitivos, evidências do impacte e da sustentabilidade dos projetos, de forma a demonstrar que os recursos financeiros foram (e serão) bem gastos. Determinar formas de promover a sustentabilidade da investigação, nomeadamente no domínio educacional, bem como entender o seu processo, é tão importante quanto a promoção da inovação aquando o desenvolvimento da investigação. Neste artigo faz-se uma revisão de literatura sobre a sustentabilidade da investigação, apresentando-se o conceito, os fatores e ações para a sua concretização. Pretende-se contribuir para a qualidade da investigação educacional, na sua dimensão da sustentabilidade, mostrando a importância da integração de fatores-chave no desenvolvimento de projetos, influenciando as políticas educacionais, as agências de financiamento e os atores nela envolvidos (investigadores, professores, estudantes, …).
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    Um olhar sobre a inclusão educativa: conceções dos professores do ensino secundário
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Costa, Gilda Helena Pires; Sanches, Isabel Rodrigues
    O direito à educação e oportunidade de acesso e sucesso no ensino secundário (ES) para os alunos com necessidades educativas especiais (NEE) foi adquirido com os diplomas normativos publicados em 2012. Esta nova legislação que decreta a obrigatoriedade de frequência de alunos com NEE no ES suscita interrogações e desafios para os docentes deste nível de ensino. Este artigo apresenta os resultados de um inquérito por questionário, elaborado propositadamente para uma investigação no âmbito do mestrado em Educação Especial, com o intuito de apreender as conceções dos professores do ES face à inclusão dos alunos com NEE no ES. O estudo realizado, de natureza quantitativa, contou com a participação de professores do ES do distrito de Lisboa (N=130), 81% do género feminino e 45% dos professores entre os 41 e os 50 anos de idade. 63% concordam com a frequência dos alunos com NEE no ES; 56% consideram adequada a diversificação de estratégias de ensino na mesma sala de aula; 52% afirmam que os alunos com NEE e com currículo específico individual (CEI) devem permanecer 80% do tempo letivo nos Centros de Recursos para a Inclusão (CRI). Os resultados da análise das variáveis demográficas não se revelaram correlacionadas com as respostas dadas. Conclui-se desta investigação que os professores têm um discurso inclusivo com algumas incongruências, no que diz respeito ao que defendem e ao papel fulcral que desempenham para o sucesso da inclusão.