Revista Lusófona de Educação n.º 34 (2017)

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    La vie amoureuse et sexuelle des personnes en situation de handicap : entendre et comprendre pour transformer
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Fournier, Jennifer; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    Em nossas sociedades, a privacidade, o amor e a sexualidade contribuem para construir a identidade e permitem edificar relações interpessoais. Portanto, experimentar o amor sentimental e/ou erótico é percebido como um projeto legítimo para se construir como ser humano e indivíduo social. Mas como esse projeto se torna possível com pessoas atingidas de incapacidades físicas, dependentes de outros para as atividades da vida diária e obrigadas a ficar em estabelecimentos especializados? Não estão de facto excluídas? Como se exprimem, nessas condições, as suas aspirações? Como são compreendidas e tomadas em conta pelos profissionais? Para compreender os facilitadores e os obstáculos no processo de acesso a uma vida íntima, amorosa e sexual dessas pessoas, o nosso artigo, decorrente duma pesquisa feita com eles e profissionais que os acompanham, inspirase firmemente do modelo bio-psico-social da deficiência. Os relatos recolhidos de pessoas com deficiência nos grupos de discussão, assim como os relatos dos profissionais nos grupos de análise das práticas, permitemnos evidenciar que os obstáculos permanecem fortalecidos e que estes profissionais não são facilitadores do acesso a uma vida amorosa e sexual para as pessoas com as quais eles atuam cotidianamente.
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    Olhar e pensar o ensino para alunos com deficiência : os saberes produzidos em contexto colaborativo
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Freitas, Ana Paula de; Monteiro, Maria Inês Bacelar; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    Esta pesquisa, fundamentada na perspetiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, focalizou o ensino para alunos com deficiência no contexto da inclusão escolar com o objetivo de identificar as conceções e práticas dos professores em relação ao ensino a esses alunos e apontar a dinâmica das transformações decorrentes do trabalho de parceria desenvolvido em perspetiva colaborativa. O trabalho de campo ocorreu em uma escola pública brasileira. Foram realizados 11 encontros de formação continuada, audiogravados, com posterior transcrição de todo o material. Os dados foram organizados em três unidades temáticas: (1) conceções e práticas dos professores em relação ao ensino de alunos com deficiência, (2) subsídios teóricos como possibilidade de transformação das práticas e (3) dinâmica das transformações decorrentes do trabalho de parceria desenvolvido. As análises explicativas privilegiaram as relações interpessoais, com foco na dinâmica dialógica. No trabalho colaborativo, compreendido como lugar de produção de significação, os sentidos atribuídos às ações e aos dizeres dos participantes são diversos e nem sempre coincidentes. Às vezes há tensões e contradições na dinâmica dialógica, mas identificaram- se indícios do processo de transformação das conceções e práticas docentes em relação ao ensino de alunos em condição de deficiência. Esta investigación, basada en una perspectiva histórica y cultural del desarrollo humano, se centró en la educación a los estudiantes con discapacidad en el contexto de la inclusión escolar con el fin de identificar los puntos de vista y las prácticas de los docentes en relación con la enseñanza de estos alumnos y señalar la dinámica de los cambios derivados del trabajo en una perspectiva de colaboración. El trabajo de campo se llevó a cabo en una escuela pública brasileña. Se realizaron 11 encuentros de formación continua, grabados y registrados con la posterior transcripción del material. Se organizaron los datos en tres unidades temáticas: (1) Los conceptos y prácticas de los docentes en relación con la enseñanza de los estudiantes con discapacidad, (2) Las bases teóricas como oportunidad para transformar las prácticas, y (3) La dinámica de las transformaciones que resultaran del trabajo conjunto.. El análisis enfatizo las relaciones interpersonales, centrándose en la dinámica dialógica. En el trabajo colaborativo, entendido como un lugar de producción de significado, los sentidos atribuidos a las acciones y dichos de los participantes son diversos y no siempre coinciden. A veces hay tensiones y contradicciones en la dinámica dialógica, pero se identificaron evidencias del proceso de transformación de las ideas y prácticas de enseñanza en relación con la enseñanza de los estudiantes en condición de discapacidad.
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    Educación de adultos y formación ciudadana : el caso chileno
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Espinoza Díaz, Oscar; Castillo Guajardo, Dante; González Fiegehen, Luis; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    propósito do artigo é analisar as modalidades de educação de adultos, implementadas pelo Ministério da Educação do Chile, com o objectivo de avaliar a relação entre educação de adultos e formação cívica dos alunos. Este estudo, feito através da participação dos estudantes em diversos tipos de organizações sociais, baseia-se numa análise quantitativa, com enfoque empírico analítico e num design não experimental. A amostragem por grupos heterogéneos, representativos das instituições de ensino na cidade de Santiago, permitiu fazer um levantamento/ e aplicar questionários a 523 alunos. Os resultados demonstram que estes alunos se caracterizam por uma participação informal, com baixa interacção social e centrada mais na esfera do domínio privado que na do domínio público. Em conclusão, constatou-se que a intensidade e o tipo de participação desta população mostram diferenças significativas entre as distintas modalidades e fornece dados para a necessidade de ajustar o currículo de educação para a cidadania, reduzindo-se, assim, os factores de risco do insucesso escolar contribuindo para a melhoria da inclusão social dos sectores mais excluídos no Chile.
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    Um olhar sobre a inclusão educativa: conceções dos professores do ensino secundário
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Costa, Gilda Helena Pires; Sanches, Isabel Rodrigues; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    O direito à educação e oportunidade de acesso e sucesso no ensino secundário (ES) para os alunos com necessidades educativas especiais (NEE) foi adquirido com os diplomas normativos publicados em 2012. Esta nova legislação que decreta a obrigatoriedade de frequência de alunos com NEE no ES suscita interrogações e desafios para os docentes deste nível de ensino. Este artigo apresenta os resultados de um inquérito por questionário, elaborado propositadamente para uma investigação no âmbito do mestrado em Educação Especial, com o intuito de apreender as conceções dos professores do ES face à inclusão dos alunos com NEE no ES. O estudo realizado, de natureza quantitativa, contou com a participação de professores do ES do distrito de Lisboa (N=130), 81% do género feminino e 45% dos professores entre os 41 e os 50 anos de idade. 63% concordam com a frequência dos alunos com NEE no ES; 56% consideram adequada a diversificação de estratégias de ensino na mesma sala de aula; 52% afirmam que os alunos com NEE e com currículo específico individual (CEI) devem permanecer 80% do tempo letivo nos Centros de Recursos para a Inclusão (CRI). Os resultados da análise das variáveis demográficas não se revelaram correlacionadas com as respostas dadas. Conclui-se desta investigação que os professores têm um discurso inclusivo com algumas incongruências, no que diz respeito ao que defendem e ao papel fulcral que desempenham para o sucesso da inclusão.
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    Riesgos psicosociales en una Universidad de Ecuador : Mediante técnicas de Lógica Difusa
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Gómez Gómez, Francisco; López Cano, Ana; Munuera Gómez, María del Pilar; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    Os riscos psicossociais de trabalhadores e trabalhadoras, docentes e não docentes da Universidade Técnica de Cotopaxi, localizada em Latacunga, Equador, são valorizados através de um questionário de avaliação de fatores psicossociais, validado pelo Instituto de Saúde Ocupacional da Comunidade Autónoma de Navarra. Através das técnicas de Lógica difusa, aplicadas na interpretação dos dados do questionário, é possível dar uma resposta grupal dos entrevistados e entrevistadas, com base na medição da incerteza e da pertença ao grupo. Também foram utilizadas técnicas de lógica tradicional com o objectivo de comparar os dois métodos de processamento. A isto se acrescenta o enfoque do género, com a variável sexo. Por fim, reconhece-se uma alteração na leitura dos gráficos criados na folha de cálculo, utilizando-se a técnica de Lógica Difusa.
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    O Impacto do Emprego na Qualidade de Vida das Pessoas com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Simões, Cristina; Santos, Sofia; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    A presente investigação tem como objetivo analisar o impacto do emprego na qualidade de vida das pessoas com dificuldade intelectual e desenvolvimental (DID). A recolha de dados foi efetuada através de uma escala que mede a qualidade de vida, Escala Pessoal de Resultados (EPR), tendo a mesma sido aplicada a 1,264 adultos com DID e aos respetivos cuidadores (n = 333). Os participantes com DID tinham emprego apoiado (n = 31), emprego protegido (n = 107) e 1,126 não exerciam qualquer profissão. Os resultados obtidos permitiram concluir que o emprego influencia positivamente a qualidade de vida das pessoas com DID, observando-se diferenças estatisticamente significativas entre os participantes com e sem emprego. Concomitantemente, verificaram-se diferentes perceções entre os indivíduos com DID e os seus cuidadores relativamente ao emprego apoiado e protegido. Esta investigación analizó el impacto del empleo en la calidad de vida de las personas con discapacidad intelectual (DI). La herramienta para obtener los datos fue una escala de calidad de vida, Escala Pessoal de Resultados (EPR), que se ha aplicado a 1,264 adultos con DI y sus cuidadores (n = 333). Los participantes con DI tenían empleo con apoyo (n = 31), empleo protegido (n = 107) y 1,126 no se encontraban trabajando. Los resultados indicaron que el empleo influye positivamente en la calidad de vida de las personas con DI, observando diferencias estadísticamente significativas entre los participantes con y sin empleo. Además, se han verificado diferentes percepciones entre las personas con DI y sus cuidadores sobre el empleo con apoyo y protegido.
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    O tempo dos saberes
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Gardou, Charles; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    Face à questão da deficiência, as qualidades humanas e os princípios generosos substituem o equipamento intelectual. A racionalidade, os conhecimentos derivados das diversas especialidades científicas têm lugar aqui. Em que medida esta realidade humana é ciência? Se é verdade que o saber, em si mesmo, não protege contra todos os obscurantismos, a sua marcha lenta e laboriosa conduz a um “desobscurecimento”, a uma maior vigilância crítica. Qual é então o desafio do «Século das Luzes sobre a deficiência?». É de pensar definitivamente o impensado que constitui ainda a deficiência e de desenvolver uma reflexão original, tendo como princípio a recusa de reduzir os problemas que lhe estão ligados a uma classe de questões específicas. Não é nada mais que colocar esta problemática no campo da compreensão esclarecida.
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    Diálogos : a fratria nas situações de deficiência
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Sanches, Isabel Rodrigues; Amaral, Isabel; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    Isabel Sanches conversa com Isabel Amaral
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    Sustentabilidade da investigação educacional : contributos da literatura sobre o conceito, fatores e ações
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Guerra, Cecília; Costa, Nilza; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    O estudo da sustentabilidade da investigação tem surgido nas políticas de investigação e na literatura como um elemento primordial para a promoção da qualidade dos projetos contribuindo, não só, para a melhoria do processo investigativo, como também, para a continuidade dos resultados obtidos após o final do período de financiamento. Todavia, a realização de estudos acerca da sustentabilidade da investigação continua a ser limitado. Acresce que as agências de financiamento da investigação têm vindo a solicitar, em concursos recentes e altamente competitivos, evidências do impacte e da sustentabilidade dos projetos, de forma a demonstrar que os recursos financeiros foram (e serão) bem gastos. Determinar formas de promover a sustentabilidade da investigação, nomeadamente no domínio educacional, bem como entender o seu processo, é tão importante quanto a promoção da inovação aquando o desenvolvimento da investigação. Neste artigo faz-se uma revisão de literatura sobre a sustentabilidade da investigação, apresentando-se o conceito, os fatores e ações para a sua concretização. Pretende-se contribuir para a qualidade da investigação educacional, na sua dimensão da sustentabilidade, mostrando a importância da integração de fatores-chave no desenvolvimento de projetos, influenciando as políticas educacionais, as agências de financiamento e os atores nela envolvidos (investigadores, professores, estudantes, …).
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    Escola-Família : aprendendo juntas… : um projeto socioeducativo
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Carvalho, Luís; Pereira, Maria de Jesus; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    Procurando encontrar respostas adequadas para um caminho de transformação positiva, apresentamos os resultados de um projeto de investigação que utilizou o método de estudo de caso, para compreender, explorar e descrever o projeto socioeducativo Escola-Família: Aprendendo juntas… um compromisso de futuro. A complexa transformação social que carateriza este início de milénio coloca a Escola face a novos desafios que exigem respostas adequadas dos agentes educativos, surgindo o professor-educador como gestor do equilíbrio necessário para mais e melhor desenvolvimento humano. Implementado para responder à necessidade de melhorar o sucesso escolar de alunos de 9º ano, da região norte de Portugal, para conclusão da escolaridade obrigatória, num horizonte de educação integral e de cidadania social ativa e responsável, este projeto evidencia as múltiplas vantagens da estreita e comprometida colaboração Escola-Família. Este projeto promoveu a aprendizagem e o sucesso escolar dos alunos, o que se comprova com o aumento da média de classificações finais, redução de classificações negativas e aumento de classificações de nível 4 e 5, mas também a participação e satisfação das famílias com a Escola. Com este projeto criou-se uma relação de proximidade, confiança e trabalho conjunto potenciando a motivação dos alunos e das suas famílias para se influenciarem positiva e mutuamente, no sentido de se empenharem num percurso global de desenvolvimento, no qual a Escola surge como parceira.
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    Qualidade inclusiva da escola : Representações da comunidade educativa de uma escola frequentada por um aluno com Síndroma de Asperger
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Carita, Ana; Carvalho, Cristiana Louret Ezequiel; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    A inclusão escolar, nomeadamente de alunos mais vulneráveis, como aqueles com Síndroma de Asperger (SA), requer acompanhamento metódico, para que a intervenção melhore de modo sustentado. Por isso, com base na exploração das representações da comunidade educativa, questionámos a qualidade inclusiva de uma escola frequentada por um aluno com SA. Na definição das questões específicas teve-se como referência o modelo de escola inclusiva de Ainscow e Booth (2002) e as necessidades educativas dos alunos com SA (Attwood, 2000). Optou-se por estudo de caso, em uma escola escolhida por conveniência; participaram 3 turmas, 3º ciclo, a do 9º com um aluno com SA (Pedro), e adultos significativos no seu processo de inclusão. Usou-se questionário, entrevista, teste sociométrico e análise documental. As representações não ofereceram um retrato plano, nem consensual, da qualidade inclusiva da escola: prevalece uma imagem positiva, mas limitada pela representação do Pedro e pelo seu lugar isolado na estrutura de afinidades da turma. As práticas, por sua vez, integram aspetos valiosos, mas apresentam insuficiente definição em qualquer das fontes consideradas. Assim, concluímos que, apesar da atitude e de algumas práticas inclusivas da escola, a intervenção profissional não se afigura suficientemente robusta no seu planeamento e ação. Por isso, avançamos recomendações nos domínios do planeamento da capacitação social dos alunos com SA, da educação cidadã de todos os alunos e da formação dos profissionais.