Doutoramento em Arte dos Media
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Percorrer Doutoramento em Arte dos Media por autor "Pinto, José Gomes, orient."
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Item A linha dinâmica : em estudos de movimento e animação(2023) Pereira, Cibele Torresão Saque; Pinto, José Gomes, orient.A presente proposta de tese de doutoramento intitulada de ‘a linha dinâmica em estudos de movimento e animação’, pretende contribuir para um estudo apurado da linha considerando o desenvolvimento de uma sua qualidade dinâmica de suporte a movimento visual. Implicando observação, reflexão e metodologia visual, situa ainda, contextos figurativos que retratam relações humanas com o mundo natural. O processo investigativo, ao refletir sobre a importância de um estudo do elemento linha e de contemplar uma sua aplicabilidade em projetos de comunicação visual, pretende especificamente questionar se o estudo da linha, nomeadamente da linha dinâmica, poderia constituir-se como uma ferramenta potenciadora e diferenciadora de perceção visual quando dirigida à criação de movimento para animação cinematográfica. Assim, posicionando este trabalho no contexto da Cultura Visual, pretende em primeiro lugar, estabelecer uma aproximação ao estudo do elemento ‘linha’ numa perspetiva de impressão do movimento. Recorrendo a um valor intrínseco ao Desenho nos seus processos artísticos de observação e criação, considerados campos de apreensão e estudo do que ‘permanentemente se move’, convoca-se a ‘linha’ como um elemento de acuidade visual, estruturante e transversal, nos caminhos de constituição de uma observação específica e contextual da imagem. Em segundo lugar, através de processos de correspondência de informação e estudo do movimento proporcionado e ampliado pelo elemento linha dinâmica, pretende convidar a uma reflexão que sugere uma sua potencial aplicabilidade em projetos de comunicação visual, nomeadamente em estudos de movimento dirigidos para contextos de cinema de animação no enquadramento de relações entre arte, media e cultura. Em terceiro lugar, concebendo a linha como uma forma de expressão visual, procura salientar a relevância do estudo de uma particular linha referencial, considerada como um apoio visual de carácter flexível, aqui considerando-a enquanto ferramenta de observação e comunicação. Sendo que, na perspetiva do movimento cinematográfico, pretende ainda salientar a relevância do ‘momento de dinâmica’ implicado em cinema de animação e proporcionar uma via complementar de construção visual voltada para o conjunto das imagens em movimento. Globalmente, a presente proposta reflexiva, procurou desenvolver uma análise histórica e teórica, bem como estética e técnica, com uma particular atenção dedicada ao elemento linha e a determinantes instantes do mover que geram a impressão visual de dinâmica em campo. Sendo que, na última parte deste trabalho, se apresenta um desenvolvimento aplicado que transforma dois estudos de caso, num espaço de experimentação e consolidação da proposta. Os contextos figurativos de animações que retratam relações humanas para com o mundo natural, procuram proporcionar uma pertinência temática de suporte a uma aceção da linha visualmente mais próxima, mantendo a perspetiva de uma abrangência visual estruturalmente participada. Palavras-chave: Linha, Desenho, Movimento, Dinâmica, Desenvolvimento, Desenho Animado.Item SkinTower o Ecrã no Corpo(2019) Trindade, João Nepomuceno Bacelar Salazar; Pinto, José Gomes, orient.A Peça de Arte Tecnológica como transdução de novos momentos éticos. Se a arte é concomitante ao ser humano, se a consciência humana nasce no mesmo momento em que a arte emerge, tentamos fazer uma aproximação ao modo como esta questão – a transdução de novos momentos éticos - está situada entre os domínios estético e político. Tal como a linguagem política, também a artística, não tem um poder em si mesma, no entanto, esse poder pode surgir a qualquer momento, como resultado da utilização que tem como objetivo final o domínio do corpo. A Peça de Arte Tecnológica, como um dos segmentos da Media Art encontra, também, um dos seus pontos basilares nos diferentes tipos de ilusão que consegue provocar, no entanto todos eles podem verter-se ou procurar produzir novas formas de ativismo. Assim, potenciando a ação daqueles que com ela se confrontam, este tipo de peças, não podem olvidar o Corpo, tanto o social como o individual, por isso mesmo, a Peça de Arte Tecnológica não pode isolar-se em si mesma, esquecendo o seu caracter confrontacional o que a pode remeter para um estatuto de inutilidade. Também por isso, o conhecimento dos graus e tipos de ilusão/alienação/alucinação obtidos com este tipo de obras de arte é fundamental para a classificação dos processos cognitivos, conscientes e inconscientes, que a partir delas podem surgir. Finalmente, e considerando o âmbito deste doutoramento em Arte dos Media1 produzimos uma peça de arte tecnológica onde todos os pontos anteriormente expressos neste resumo se encontram presentes.