Doutoramento em Arte dos Media
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Item Reenacting trauma : working with documentary characters through fiction film(2024) Maksymchuk, Anastasiya; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; Damásio, ManuelO meu interesse em filmes híbridos baseados na prática do reenactment surge da minha paixão, enquanto cineasta, por novas formas artísticas e linguagens cinematográficas. Adoro assistir, pesquisar e trabalhar tanto em filmes de ficção quanto em documentários, e sinto que o meu próprio estilo de realização pode ser descrito como uma combinação desses dois géneros. Durante cinco anos, estudei realização de filmes documentários e de ficção no programa de licenciatura em Kyiv, Ucrânia. Durante os meus anos de estudo, realizei várias curtasmetragens. Após a graduação, realizei tanto ficção quanto documentário. Sou titular de um A minha tese para o programa de Mestrado foi uma pesquisa sobre a fusão de elementos ficcionais e documentais nas obras de Werner Herzog. Tentei implementar os meus conhecimentos num projeto prático: para a curta-metragem da tese, servi-me de entrevistas de ex-prisioneiros políticos ucranianos, que passaram pelo cativeiro russo. No filme, recriámos essas entrevistas através de reenactment numa cena ficcional representada por um ator. Foi aí que descobri o poder artístico e o potencial que o reenactment tem para o meio cinematográfico, e é aí está a raiz da ideia para esta tese de doutoramento. Hoje, enquanto a arena política na Ucrânia e no mundo se torna cada vez mais caótica, enquanto mortes e destruições se tornam uma norma nos meios de comunicação e nas nossas mentes, enquanto a nossa vida diária está tão intimamente entrelaçada com eventos traumáticos, a nossa única maneira de seguir em frente é manter a esperança e fazer o que é urgente e parece certo. Por isso, a minha sincera esperança é que talvez esta pesquisa possa trazer um vislumbre de esperança no potencial do cinema para ser um instrumento de memorialização, para representar e também trabalhar o trauma que estamos a enfrentar a nível individual e coletivo como sociedade. Acredito que o reenactment é uma abordagem vital a ser usada no cinema para explorar questões de trauma social e político, e memórias individuais e coletivas. Defendo que o reenactment de cariz artístico necessita de mais pesquisa, e esta pesquisa só pode ser abrangente quando um método teórico de estudos documentais é combinado com uma pesquisa artística baseada na prática, que é o meu objetivo neste trabalho. Por isso, um dos principais resultados do meu trabalho é a criação de uma curta-metragem centrada no reenactment. Pretendi trabalhar nele como autora, participante e observadora, e usar a experiência e o resultado como uma contribuição tanto para a ciência quanto para a prática artística.Item Livros interativos digitais : desafios e oportunidades(2023) Real, João Miguel Santos Simões Ferreira; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; Damásio, ManuelEste trabalho surge como um estudo do potencial que diferentes tecnologias dos media têm ao nível da melhoria da literacia, tendo como foco de estudo específico um livro digital animado, construído na sua totalidade como parte integrante deste projeto, e seu impacto na melhoria de diferentes literacias em diferentes dimensões. O objeto de estudo é uma maquete de um livro digital animado adaptado do conto de Oscar Wilde O Gigante Egoísta e o seu impacto na interação, leitura e imersão do leitor neste formato face ao analógico. O objetivo a que nos propomos pressupõe a análise e o tratamento de dois aspetos centrais para a nossa hipótese de trabalho: em primeiro lugar, o contributo para definição e discussão de termos como literacia, interatividade, imersão, multimodalidade e consequente análise do objeto através da revisão do estado da arte. Em segundo lugar, uma proposta de análise comparativa empírica da existência ou não, de uma maior compreensão dos conteúdos dos livros digitais animados construídos sobre uma premissa multissensorial, em comparação aos livros analógicos. Para suporte teórico dos conceitos discutidos neste trabalho é feita uma reflexão abrangente e crítica de modo a definir os termos em que estes serão avaliados na condução da análise do objeto prático. Será exposta uma apresentação fundamentada da metodologia aplicada, suportada num protótipo produzido para o efeito. Numa fase intermédia da produção deste objeto livro digital foi realizada uma sessão de design participativo com crianças do Primeiro Ciclo de modo a garantir a adequação do grafismo ao público-alvo. O percurso da investigação apresentado é suportado pela análise dos resultados de sessões de teste ao protótipo do livro digital referido, com técnica projetiva com grupos de discussão de crianças, professores e encarregados de educação. O livro digital animado e tecnologias interativas similares são objetos de estudo com forte relevância para a compreensão do papel da literacia na nossa sociedade. Pretende-se ainda, com a conclusão deste trabalho, contribuir para este estudo e fazer uma análise SWOT com vista a propor futuros estudos na área. Palavras-chave: multimodalidade, literacia, livro digital, interactividade, imersão digital