Revista Lusófona de Educação n.º 42 (2018)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 42 (2018) por autor "FCSEA - Faculty of Social Sciences, Education and Administration"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Reconfiguring education and research in the European Higher Education Area(University of Lusophone Humanities and Technology, 2018) Magalhães, António; Veiga, Amélia; FCSEA - Faculty of Social Sciences, Education and AdministrationO objetivo deste artigo é o de contribuir para a compreensão das reconfigurações da educação e da investigação no Espaço Europeu do Ensino Superior. Ao mesmo tempo que os sistemas e instituições de ensino superior são apontados como chave para posicionar competitivamente a Europa no contexto global, as articulações entre educação, investigação e inovação estão a ser reconfiguradas. Com base na análise do discurso, as articulações entre os pontos nodais - educação, pesquisa e inovação - associadas às políticas sobre mobilidade e empregabilidade, tornaram visível o peso da inovação impulsionada pelos racionais económicos dessas políticas. Esta análise problematiza a relevância atribuída à inovação e ao seu potencial de desenvolvimento económico, na medida em que pode enfraquecer o potencial educacional e social mais amplo dos objetivos políticos do Espaço Europeu de Ensino Superior relacionados com mobilidade e com empregabilidade.