Revista Lusófona de Educação n.º 42 (2018)
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Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 42 (2018) por autor "Lucio-Villegas Ramos, Emilio"
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Item Existe siquiera la educación de personas adultas? Reflexiones sobre un concepto diverso(University of Lusophone Humanities and Technology, 2018) Lucio-Villegas Ramos, Emilio; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoNa atualidade, a educação de adultos é objeto de um processo de crescente homogeneização, tanto em termos metodológicos, como de conteúdos, e, sobretudo, de finalidades.No presente artigo, pretendemos refletir e destacar a diversidade que caracteriza a educação de adultos enquanto elemento de resistência relativamente às políticas e às práticas de aprendizagem ao longo da vida que reduziram as pessoas a meros trabalhadores e consumidores, bem como a educação a um processo individual dirigido, de forma exclusiva, à inserção no mundo do trabalho. É nossa intenção assinalar diversas definições, modelos, âmbitos e dimensões da educação de adultos. Enfatizamos brevemente a diversidade da investigação neste campo. Concluímos assinalando que a educação de adultos deve manter-se uma proposta alternativa, de resistência a tendências dominantes, que potencie a participação dos sujeitos.