Mestrado em Comunicação Alternativa e Tecnologias de Apoio
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Comunicação Alternativa e Tecnologias de Apoio por autor "Marques, Joana Isabel Pelicano"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item A coesão funcional e interventiva do trinómio equipas-materiais-grupo de crianças : para o sucesso da estimulação precoce das crianças com deficiência na sua inclusão escolar(2014) Marques, Joana Isabel Pelicano; Guerreiro, Augusto Deodato, orient.Este estudo pretende demonstrar que as crianças podem ser agentes de mudança, pois têm o poder de alterar mentalidades, nomeadamente as da sua família mais próxima. As crianças com necessidades educativas especiais utilizam, frequentemente, meios de comunicação alternativos e/ou aumentativos, ao passo que as outras crianças não estão familiarizadas com os mesmos reagindo, muitas vezes, de forma adversa, discriminatória ou ainda curiosa. No entanto, se elas soubessem como funcionam e para que servem, poderiam utilizá-los com naturalidade sem desconfiança ou surpresa, conduzindo, assim, a uma integração social de sucesso. O êxito da estimulação precoce não depende, assim, apenas das equipas e dos materiais disponíveis, esta responsabilidade aparece de mãos dadas com o peso da pressão exercida pelos colegas nas escolas. Os laços estabelecidos entre as crianças vão garantir, ou não, um suporte emocional, afetivo e social determinantes para a sua inclusão, sendo de extrema importância a cooperação e interajuda entre pares. Estes meios de comunicação, se manipulados e experimentados com ludicidade, se estiverem presentes e disponíveis para serem explorados desde o nascimento, farão parte do vocabulário social e tornar-se-ão numa ferramenta para o sucesso escolar.