Revista Lusófona de Educação n.º 56 (2022)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 56 (2022) por autor "Enchikova, Ekaterina"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item PISA and equity change : a scoping review(Edições Universitárias Lusófonas, 2022) Nata, Gil; Enchikova, Ekaterina; Toledo, Cibelle; Neves, TiagoA promoção da equidade tem sido e continua a ser um desafio fundamental para os sistemas educativos em todo o mundo. Embora o PISA tenha o objetivo declarado de partilha de informação e aconselhamento das políticas nacionais para alcançar uma maior equidade socioeconómica, o seu real papel e os resultados do programa continuam sujeitos a muito debate. Este trabalho apresenta uma scoping review da literatura disponível centrada na relação entre a implementação do PISA e a mudança da equidade (socioeconómica educativa). Esta revisão tem duas vertentes, incluindo (i) investigação quantitativa que tem visado medir as mudanças nos indicadores de equidade utilizando conjuntos de dados PISA, bem como (ii) investigação qualitativa que tem vindo a discutir o impacto do PISA na equidade educativa. As principais bases de dados foram sistematicamente pesquisadas, produzindo um total de 1180 resultados. Após avaliação independente por diferentes juízes, um total de 51 artigos cumpriram os critérios de inclusão, dos quais 27 qualitativos e 34 quantitativos. A análise da literatura qualitativa e quantitativa é apresentada separadamente, tanto em forma tabular como narrativa, permitindo a avaliação da quantidade, natureza e âmbito da literatura disponível, bem como a identificação de lacunas nessa literatura.