Revista Lusófona de Educação n.º 56 (2022)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 56 (2022) por autor "Maia, João Sampaio"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Estudo correlacional entre os resultados globais dos domínios do PISA 2018 e os indicadores do TALIS 2018(Edições Universitárias Lusófonas, 2022) Mascarenhas, Daniela; Maia, João Sampaio; Rosa, Vítor; Teodoro, Vítor DuarteO Programme for International Student Assessment (PISA) e o Teaching and Learning International Survey (TALIS) são estudos coordenados pela (OECD) com o objetivo de avaliar as competências que os alunos de 15 anos adquiriram para a vida ativa e o ensino e a aprendizagem no 3.º ciclo do ensino básico, através das opiniões de docentes, diretores e pais. Neste artigo, calculámos as correlações lineares entre os esultados, por países, dos 61 indicadores do TALIS 2018 e os resultados globais do PISA 2018, em Leitura, Matemática e Ciências. Verificámos que os parâmetros relacionados com as competências e conhecimentos básicos dos professores têm maior correlação com os resultados do PISA dos que os relacionados com prestígio, responsabilidade e autonomia e que o empenhamento dos professores e diretores na sua formação e desenvolvimento profissional tem correlação positiva com os resultados dos alunos no PISA. Verificámos também que a escassez ou inadequação de tecnologia digital para o ensino tem correlações negativas com as competências para a vida dos alunos e que o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no ensino não se traduz em melhores resultados no PISA.