Cadernos de Sociomuseologia Nova serie 02 - 2013 (Vol. 46 ): Abordagens e conceitos na atuação dos museus
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Percorrer Cadernos de Sociomuseologia Nova serie 02 - 2013 (Vol. 46 ): Abordagens e conceitos na atuação dos museus por autor "Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração"
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Item Os acervos dos museus no ciberespaço: compartilhamento e (des) informação(Lusofona University, 2013) Oliveira, José Cláudio; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO objetivo deste artigo é analisar a possibilidade de comunicação e de busca de informações sobre os objetos dos Museus Virtuais (MVs) on-line entre pesquisador e instituição. Nesse sentido, o texto é guiado por três cases, desenvolvidos como metodologia, que procuram tecer comparações entre MVs e Museus Presenciais (MPs), nos aspectos que ligam as informações dos objetos, a qualidade e quantidade dessas informações e a quantidade do acervo do MV. Com esse objetivo, os três cases abordam tentativas de comunicação que pesquisadores e uma professora de História da Arte mantiveram para trabalharem os seus temas de pesquisa e aula respectivamente em MVs. A metodologia – ligada ao estudo de caso – criou três situações que, aqui, intencionam verificar o potencial dos MVs que possuem interfaces presenciais.Item Estratégias museológicas participativas: refletindo e atuando em sociomuseologia(Lusofona University, 2013) Janeirinho, Raquel; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO presente texto baseia-se nas conclusões da dissertação de Mestrado em Museologia que teve como enfoque o trabalho de campo desenvolvido numa freguesia do concelho de Peniche, Portugal, com base num projeto designado ‘Inventário Participativo do Património Cultural de Atouguia da Baleia’ (IP), associado a um polo museológico então em fase de implementação. Nesse projeto de investigação-ação, diferentes perspetivas de áreas disciplinares distintas contribuíram, com o seu enquadramento teórico e as suas metodologias de ação, para a seleção de estratégias e direcionamento dos trabalhos desenvolvidos no terreno. Reflete-se, neste artigo, sobre a importância do princípio da participação em Sociomuseologia; sobre a ação museológica de inventariação, com destaque para o Inventário Participativo, considerando o necessário reconhecimento e apropriação das referências patrimoniais por parte da comunidade; sobre a premência de uma reflexão dialógica, onde teoria e prática se interligam e consubstanciam; sobre a mais-valia que a interdisciplinaridade tem para a Sociomuseologia; sobre a forma como sequências de métodos participativos contribuem para um maior conhecimento do terreno em causa e para o fortalecimento da ligação museu-comunidade-território; e sobre a educação patrimonial como esteio de cidadania, desenvolvimento e valorização do património cultural.Item Interação patrimônio, comunicação museológica e aprendizagem(Lusofona University, 2013) Rangel, Vera Maria Sperandio; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoNeste artigo, objetiva-se apresentar algumas reflexões a respeito da educação e da comunicação nos museus atuais que se empenham em proporcionar educação ao seu público. A pergunta é: de qual educação e para quem estão falando? Para escolares? Ou de Educação Patrimonial, objetivando a autonomia das diferentes categorias de público, com ênfase na aprendizagem através de experiências, vivências, lazer e tantas outras intermediadas pela comunicação? Há propostas educativas nos museus. Falta segmentar as ações, para qualificar os programas. O pré-conceito de que educação é para crianças, entre outros, vêm afastando os adultos e jovens do museu. Além de que, a sociedade nos países em desenvolvimento carece de oportunidades de lazer, de entretenimento e de aprendizagem. Os patrimônios coletivos que o museu abriga precisam ser mais bem compartilhados, com público tão diverso quanto diversa é a sociedade brasileira e gaúcha.Item Museus em movimento: uma análise sobre experiências museológicas itinerantes(Lusofona University, 2013) Xavier, Denise; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO presente trabalho busca compreender como a itinerância foi e vem sendo utilizada como recurso educativo, nomeadamente na museologia, e como os museus itinerantes podem responder às questões que se colocam frente às novas noções e funções do Museu, especialmente na sua relação com a comunidade. Através da pesquisa sobre a sua história, passando por diversos projetos de museus itinerantes, buscamos evidenciar as mudanças ocorridas na percepção e aplicação dessa metodologia.Item Museus, hibridação cultural e novas territorialidades(Lusofona University, 2013) Primo, Judite Santos; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO texto procura apresentar as relações ente as noções diferenciadas de Estado, ao longo do período moderno e pós-moderno, e o lugar e o papel ocupado pelos museus. Salientar a importância que o contexto político, social, educativo e cultural teve na construção do museu como espaço público na Europa e em consequência na generalidade dos países ocidentais desde a revolução francesa até aos nossos dias. Na contemporaneidade as noções de património e seus processos, identidade, socialização, teatralização, comunicação e educação fazem parte do universo museológico quer se trate de museus tradicionais quer se trate de museus socialmente comprometidos. Face aos processos de globalização e hibridação cultual, os museus são palcos para as discussões sobre as problemáticas de territorialidade, novas categorias de patrimónios bem como novos entendimentos acerca dos utilizadores/beneficiários da instituição museu.Item O público interno dos museus: reflexões sobre os funcionários de museus enquanto público-alvo das ações educativas museológicas(Lusofona University, 2013) Figurelli, Gabriela Ramos; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA partir do entendimento sobre Educação Não-Formal atrelada à Museologia, o artigo propõe uma discussão em que evidencia a relevância de se refletir sobre um público especifico dos museus, os seus funcionários. Chamado público interno dos museus, este grupo que compõe parte da equipe de front office, ocupa uma posição estratégica no que toca a manutenção da imagem da instituição e a satisfação da experiência museal dos visitantes. Evidenciada a posição estratégica do grupo, o artigo pretende despertar o interesse dos profissionais de museus para a temática e estimular uma ação no sentido de privilegiar o desenvolvimento do ‘público esquecido’, tanto a nível profissional como pessoal. O estímulo surge através da proposta de criação de uma metodologia para um programa educativo direcionado aos funcionários de museu em que se justifica sua pertinência para o museu.