Malha Urbana nº 01 (2005)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Malha Urbana nº 01 (2005) por autor "Conselho Nacional de Avaliação do Ensino Superior"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Parecer sobre transparência das denominações dos cursos(Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Conselho Nacional de Avaliação do Ensino Superior; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoParecer Nº 3/2004, de 28 de Fevereiro, (com as alterações introduzidas pela Rectificação Nº 765/2004, de 15 de Abril) Parecer sobre transparência das denominações dos cursos. 1 - Entre os pontos fracos verificados na avaliação global dos cursos superiores, universitários e politécnicos, destaca-se o da existência de formações que o mercado não absorve imediatamente, ao mesmo tempo que o mercado reclama formações mais centradas sobre o saber fazer sem pôr em causa a sua definição nuclear. Este facto suscita um sentimento de mal-estar entre as direcções empresariais e as instituições de ensino, ao mesmo tempo que os organismos representativos das profissões, com destaque para as ordens, procedem a uma triagem das candidaturas à inscrição, recusando muitas que usam a mesma designação das que são reconhecidas, mas não asseguram as mesmas competências fundamentais. Parece necessário sublinhar um facto poucas vezes mencionado nesta querela de percepções, e que é o de muitas formações recusadas, nas circunstâncias antes mencionadas, terem boa recepção no mercado de trabalho e portanto, nestes casos, a identificar com rigor, e a semântica poderá ter de ser corrigida, e a representação profissional definida.