Mestrado em Artes da Animação
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Artes da Animação por autor "Serrazina, Pedro, orient."
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
Item À procura de uma utopia ecológica, na criação de um mundo distópico(2021) Lopes, Beatriz Vieira; Serrazina, Pedro, orient.Este trabalho de projeto tem como objetivo cruzar o conhecimento teórico nas áreas de ecocinema e pré-trauma climático, com referências práticas que representam mundos distópicos e usam o conceito de ‘hauntology’, para contextualizar e refletir sobre a execução de uma curta-metragem de animação que tem como objetivo a transmissão de uma mensagem ecológica. Com este trabalho pretendo perceber se é possível criar uma utopia ecológica, privilegiando um ponto de vista geocêntrico, num futuro distópico, com resultados práticos na transmissão de uma mensagem ecológica. Depois de uma análise retrospetiva de todo o processo de desenvolvimento da curta metragem realizada, desde a sua idealização até à sua produção, comparando com outros projetos e características propostas pelo ecocinema e pelo pré-trauma climático, de forma a perceber em que categorias posso inserir o meu filme, com argumentos válidos que o justifiquem. Deste modo, finalizo este trabalho com a noção de que apesar dos eco-críticos idealizarem uma representação cinematográfica de uma utopia ecológica, há sempre contradições numa ideologia, logo mesmo que o final do meu filme não ofereça um ideal ecológico para a biosfera atual, oferece uma proposta de sistema e estrutura que prioriza a sobrevivência do planeta.Item Dandedog(2020) Silva, Elmano Diogo Pereira; Serrazina, Pedro, orient.Sentimentos. Todos nós os temos. Reprimidos, contidos lá no fundo, ou completamente explosivos, que tocam em todos os cantos de uma sala e daqueles que estão lá dentro. Como controlá-los? Será que devemos mesmo controlá-los, ou apenas não nos deixarmos controlar por eles? Estas foram as questões base para a criação deste filme, que usa como tema a superação do sentimento de perda, sendo esse sentimento escolhido essencialmente por ter sido experienciado na primeira mão. A partir de uma viagem, estas e muitas outras questões foram respondidas com as experiências vividas, e no fim da mesma, com duas frases, foram definidas as duas metades do filme. Quanto maior a contenção de um sentimento, maior será a sua devastação. A libertação acontece quando o sentimento, independentemente de bom ou mau, atravessar o corpo sem controlar a mente, naturalmente, da mesma maneira que a respiração.