Mestrado em Artes da Animação

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    Aneurysm: Projeto de instalação artística
    (2022) Telo, Sofia Ochôa de Carvalho Barreiros; Luz, Filipe Costa, orient.
    Este relatório de projeto apresenta as várias fases da criação, produção e receção da Instalação artística Aneurysm, num exercício de animação expandida. Parte-se das seguintes questões de investigação: Como desenvolver uma dimensão visual intimista, abstrata e metafórica do tema, recorrendo ao conceito de animação expandida? Que estratégias de animação expandida podem ser implementadas, para aprofundar a comunicação artística e, simultaneamente a literacia da saúde? como organizar uma instalação artística que sensibilize e cative a audiência para este tema? Qual deve ser o foco para promover o seu envolvimento: dados estatísticos e informação, pensamentos e histórias pessoais, sensações, sentimentos, afetos, cenas reais, sofrimento, reflexão, presença? O projeto teve como objetivos: i) Explorar criativamente meios de animação, ii) Realizar um projeto intimista e minimalista, iii) Desenvolver um projeto de animação que sensibilize sobre o tema aneurisma, iv) Investigar abordagens e práticas de avaliação artísticas já experimentadas noutros contextos, desenvolvendo um projeto de reflexão e prática de instalação artística para o mestrado em Artes de Animação. A pertinência do tema enquadra-se na natureza aberta da animação à inovação e a temas novos, alternativos e futuros, no atual momento de viragem da cultura visual, com destaque para a atenção aos afetos, solidão e problemas de saúde. Utilizando uma metodologia de investigação baseada na prática, descreve-se e analisam-se as instalações e os resultados das interações com as audiências, realizadas entre junho e setembro de 2022, a par das particularidades da animação expandida nesse contexto. Palavras chave: Instalação Artística, Aneurisma, Arte interativa, Animação expandida, Practice-research based
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    Memórias, filmes de família e a animação na construção de histórias autobiográficas
    (2022) Tebet, Patrícia Mendonça; Gil, Inês, orient.
    Este trabalho tem como objetivo investigar a elaboração de narrativas autobiográficas com foco no cinema e no cinema de animação, no intuito de contextualizar e refletir sobre a realização do filme curta-metragem autobiográfico em animação 'A Partir Desse Instante', desenvolvido a partir de registros sonoros e filmes familiares. A partir de estudos sobre a inconsistência da memória e de pesquisas sobre a influência e impacto de imagens fotográficas assim como filmes familiares na re-significação e no resgate de lembranças de histórias pessoais e coletivas, essa investigação também consiste de uma pesquisa sobre a autobiografia, o documentário autobiográfico, suas múltiplas formas e possibilidades e de uma análise dos limites narrativos destes, que transitam entre a noção de realidade dos arquivos e a autoficção. Esse estudo também visa aprofundar as subjetividades da auto-expressão, da auto-imagem e seus desdobramentos contemporâneos, assim como apontar a singularidade das representações das narrativas em animação. Baseada em uma análise de referências de filmes e de animações autobiográficas já produzidas, busco relacionar e perceber os espaços de inserção do meu projeto e filme, a partir do cruzamento de conhecimentos teóricos e práticos utilizados na elaboração e na compreensão do resultado do trabalho.
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    Misplaced
    (2022) Coelho, Pablo Teixeira; Viveiros, Paulo, orient.
    Como base para esta dissertação o curta metragem animado intitulado Misplaced, produzido e idealizado por Pablo Coelho (2020), é fundamentado em uma reflexão intima sobre o medo e a forma onipresente que ele assume no mundo contemporâneo. O presente texto visa revelar o processo criativo, artístico e técnico durante a produção do filme, além de, destrinchar o conteúdo metafórico e identificar com bases teóricas o conceito de medo sugerido.
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    A construção da identidade de duas personagens e valores através da animação : MIA
    (2021) Burmester, Filipa Ribeiro; Viveiros, Paulo, orient.
    Neste projeto pretende-se realizar uma curta de animação 2D. Narra-se a história de um idoso que, no meio duma cidade monocromática, se destaca pelo seu belo jardim que irá influenciar Mia a querer o mesmo e como isso a leva a ser uma pessoa melhor. Deste modo pretende-se realçar a transmissão de boas práticas entre gerações e da educação em prol de uma vida em comum sem preconceitos de idade, raça ou género. O respeito pela Natureza e o embelezamento da vida encontram-se também subentendidos neste filme metaforicamente através do jardim de Óscar. A ideia é transmitir que, em qualquer idade, existem objetivos e ambições na procura da satisfação e concretização pessoal. Na narrativa é realçada a evolução de uma relação de amizade que nasce de forma inesperada.
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    À procura de uma utopia ecológica, na criação de um mundo distópico
    (2021) Lopes, Beatriz Vieira; Serrazina, Pedro, orient.
    Este trabalho de projeto tem como objetivo cruzar o conhecimento teórico nas áreas de ecocinema e pré-trauma climático, com referências práticas que representam mundos distópicos e usam o conceito de ‘hauntology’, para contextualizar e refletir sobre a execução de uma curta-metragem de animação que tem como objetivo a transmissão de uma mensagem ecológica. Com este trabalho pretendo perceber se é possível criar uma utopia ecológica, privilegiando um ponto de vista geocêntrico, num futuro distópico, com resultados práticos na transmissão de uma mensagem ecológica. Depois de uma análise retrospetiva de todo o processo de desenvolvimento da curta metragem realizada, desde a sua idealização até à sua produção, comparando com outros projetos e características propostas pelo ecocinema e pelo pré-trauma climático, de forma a perceber em que categorias posso inserir o meu filme, com argumentos válidos que o justifiquem. Deste modo, finalizo este trabalho com a noção de que apesar dos eco-críticos idealizarem uma representação cinematográfica de uma utopia ecológica, há sempre contradições numa ideologia, logo mesmo que o final do meu filme não ofereça um ideal ecológico para a biosfera atual, oferece uma proposta de sistema e estrutura que prioriza a sobrevivência do planeta.
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    Avesso (in)visível : experimental expanded animation and craft aesthetics
    (2021) Poffo, Samira Machado; Woolf, Natalie, orient.
    Este trabalho apresenta a pesquisa teórica e prática na animação Avesso (In) Visível, que busca refletir as desigualdades sociais presentes na sociedade contemporânea por meio do bordado e da materialidade têxtil. O trabalho contextualiza o uso da estética artesanal na animação experimental e na animação expandida, traçando relações entre o cinema de animação e as artes visuais. Ao expor o processo de conceituação, produção e exibição da instalação, o trabalho discute as particularidades da criação da animação expandida, destacando as relações traçadas entre a instalação e o espectador e as principais descobertas feitas durante a produção da obra.
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    #Mandajobs
    (2021) Barbosa, Beatriz França; Viveiros, Paulo, orient.
    Trabalhar de casa e com o que ama, parece um mundo utópico, mas para muitos ansiosos, o tempo sozinho com seus pensamentos pode ser uma fonte de paranóias. O estilo de vida que envolve o regime de trabalho freelance está cada vez mais comum na nossa sociedade, mas ainda é pouco debatido para além da sua imagem idealizada. Por sentir a necessidade de abrir o diálogo sobre saúde mental para aqueles que trabalham de forma autônoma, o filme “#MandaJobs” nasceu de uma urgência pessoal de fazer as pazes com as minhas angústias e aceitar meu momento de embate profissional. Representar aqueles que estão se sentindo agoniados e passando por cobranças excessivas dentro dessa rotina repleta de dualidades entre o espaço profissional e o pessoal, é um dos pilares para essa animação, além de enunciar o recado da importância de respeitar seus limites emocionais e cuidar de sua saúde mental.
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    Îagûara
    (2020) Fonseca, Diogo de Araujo Franco da; Viveiros, Paulo, orient.
    Uma ficção curta-metragem de animação, sobre importância do povo indígena no Brasil, a sua beleza, os seus mitos e a sua luta por sobrevivência.
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    Dandedog
    (2020) Silva, Elmano Diogo Pereira; Serrazina, Pedro, orient.
    Sentimentos. Todos nós os temos. Reprimidos, contidos lá no fundo, ou completamente explosivos, que tocam em todos os cantos de uma sala e daqueles que estão lá dentro. Como controlá-los? Será que devemos mesmo controlá-los, ou apenas não nos deixarmos controlar por eles? Estas foram as questões base para a criação deste filme, que usa como tema a superação do sentimento de perda, sendo esse sentimento escolhido essencialmente por ter sido experienciado na primeira mão. A partir de uma viagem, estas e muitas outras questões foram respondidas com as experiências vividas, e no fim da mesma, com duas frases, foram definidas as duas metades do filme. Quanto maior a contenção de um sentimento, maior será a sua devastação. A libertação acontece quando o sentimento, independentemente de bom ou mau, atravessar o corpo sem controlar a mente, naturalmente, da mesma maneira que a respiração.
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    Nós, os lentos
    (2019) Waltz, Jeanne Hélène Emmanuelle; Viveiros, Paulo, orient.
    A visual poetry essay done in animation about Time and the different representations Mankind and Science have of it. Following an artistic and scientific research, the author chooses two main metaphors, the flowing of water and competitive running, around which she builds the movie.
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    Setembro
    (2019) Mata, Ricardo Manuel da Cunha; Viveiros, Paulo, orient.
    Suddenly emotion left fiction behind. A process of approaching to a problem begins. As in so many other capitals, tourism grows in such a way that the city is not prepared to receive it. The consequences are the same as other cities with the same problem. The gentrification. In direct contact with the citizens, the Lisboetas, grows an animated film. Looking to talk, to draw attention, to understand what my city is transforming into. Walking on our streets to understand what bothers me, how it hurts for those who see their physical space fleeing, in the illusion of a renewed architecture that takes them far away from their places and from their dears, results in a film of emotions in a constant confrontation. A film with a life of its own, born from a will, grew out of my pursuits, broke free and take the forms of my discoveries, first it was a school movie, then it is no more, today goes alone for the movie theaters. Trying for is luck.
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    If i had to l(ea)ve
    (2018) Ammar, Hela; Viveiros, Paulo, orient.
    Este relatório tem como objetivo mostrar minhas intenções e meu procedimento de trabalho para fazer um curta-metragem como projeto final para o Mestrado em Animação. Sendo assim, o filme combina duas técnicas: animação 2D e Scratch e pintura em filmes Super 8. Pelo fato do tema versar sobre razões de imigração ilegal, o processo de trabalho começou por uma fase de pesquisa que, consequentemente, partindo de fatos reais, evoluiu para idéias e metáforas, originando a história em si. Nesse sentido, o roteiro e o storyboard foram mutuamente desenvolvidos e aprimorados, e acompanhados, posteriormente, de um som Animatic. Por fim, a fase de animação teve início durante o trabalho com o som, dando surgimento ao filme SE EU TIVESSE QUE DEIXAR.