Mestrado em Artes da Animação
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Artes da Animação por autor "Viveiros, Paulo, orient."
A mostrar 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de ordenação
Item A construção da identidade de duas personagens e valores através da animação : MIA(2021) Burmester, Filipa Ribeiro; Viveiros, Paulo, orient.Neste projeto pretende-se realizar uma curta de animação 2D. Narra-se a história de um idoso que, no meio duma cidade monocromática, se destaca pelo seu belo jardim que irá influenciar Mia a querer o mesmo e como isso a leva a ser uma pessoa melhor. Deste modo pretende-se realçar a transmissão de boas práticas entre gerações e da educação em prol de uma vida em comum sem preconceitos de idade, raça ou género. O respeito pela Natureza e o embelezamento da vida encontram-se também subentendidos neste filme metaforicamente através do jardim de Óscar. A ideia é transmitir que, em qualquer idade, existem objetivos e ambições na procura da satisfação e concretização pessoal. Na narrativa é realçada a evolução de uma relação de amizade que nasce de forma inesperada.Item Îagûara(2020) Fonseca, Diogo de Araujo Franco da; Viveiros, Paulo, orient.Uma ficção curta-metragem de animação, sobre importância do povo indígena no Brasil, a sua beleza, os seus mitos e a sua luta por sobrevivência.Item If i had to l(ea)ve(2018) Ammar, Hela; Viveiros, Paulo, orient.Este relatório tem como objetivo mostrar minhas intenções e meu procedimento de trabalho para fazer um curta-metragem como projeto final para o Mestrado em Animação. Sendo assim, o filme combina duas técnicas: animação 2D e Scratch e pintura em filmes Super 8. Pelo fato do tema versar sobre razões de imigração ilegal, o processo de trabalho começou por uma fase de pesquisa que, consequentemente, partindo de fatos reais, evoluiu para idéias e metáforas, originando a história em si. Nesse sentido, o roteiro e o storyboard foram mutuamente desenvolvidos e aprimorados, e acompanhados, posteriormente, de um som Animatic. Por fim, a fase de animação teve início durante o trabalho com o som, dando surgimento ao filme SE EU TIVESSE QUE DEIXAR.Item #Mandajobs(2021) Barbosa, Beatriz França; Viveiros, Paulo, orient.Trabalhar de casa e com o que ama, parece um mundo utópico, mas para muitos ansiosos, o tempo sozinho com seus pensamentos pode ser uma fonte de paranóias. O estilo de vida que envolve o regime de trabalho freelance está cada vez mais comum na nossa sociedade, mas ainda é pouco debatido para além da sua imagem idealizada. Por sentir a necessidade de abrir o diálogo sobre saúde mental para aqueles que trabalham de forma autônoma, o filme “#MandaJobs” nasceu de uma urgência pessoal de fazer as pazes com as minhas angústias e aceitar meu momento de embate profissional. Representar aqueles que estão se sentindo agoniados e passando por cobranças excessivas dentro dessa rotina repleta de dualidades entre o espaço profissional e o pessoal, é um dos pilares para essa animação, além de enunciar o recado da importância de respeitar seus limites emocionais e cuidar de sua saúde mental.Item Misplaced(2022) Coelho, Pablo Teixeira; Viveiros, Paulo, orient.Como base para esta dissertação o curta metragem animado intitulado Misplaced, produzido e idealizado por Pablo Coelho (2020), é fundamentado em uma reflexão intima sobre o medo e a forma onipresente que ele assume no mundo contemporâneo. O presente texto visa revelar o processo criativo, artístico e técnico durante a produção do filme, além de, destrinchar o conteúdo metafórico e identificar com bases teóricas o conceito de medo sugerido.Item Nós, os lentos(2019) Waltz, Jeanne Hélène Emmanuelle; Viveiros, Paulo, orient.A visual poetry essay done in animation about Time and the different representations Mankind and Science have of it. Following an artistic and scientific research, the author chooses two main metaphors, the flowing of water and competitive running, around which she builds the movie.Item Setembro(2019) Mata, Ricardo Manuel da Cunha; Viveiros, Paulo, orient.Suddenly emotion left fiction behind. A process of approaching to a problem begins. As in so many other capitals, tourism grows in such a way that the city is not prepared to receive it. The consequences are the same as other cities with the same problem. The gentrification. In direct contact with the citizens, the Lisboetas, grows an animated film. Looking to talk, to draw attention, to understand what my city is transforming into. Walking on our streets to understand what bothers me, how it hurts for those who see their physical space fleeing, in the illusion of a renewed architecture that takes them far away from their places and from their dears, results in a film of emotions in a constant confrontation. A film with a life of its own, born from a will, grew out of my pursuits, broke free and take the forms of my discoveries, first it was a school movie, then it is no more, today goes alone for the movie theaters. Trying for is luck.