Revista Lusófona de Educação n.º 51 (2021)
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Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 51 (2021) por autor "Barreira Cerqueiras, Eva M."
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Item La Covid-19 y la actividad académica no presencial : percepción de los estudiantes de formación profesional de Galicia- España(University of Lusophone Humanities and Technology, 2021-07) Mariño Fernández, Raquel; Barreira Cerqueiras, Eva M.; García Antelo, Beatriz; Casal Otero, Lorena; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoA COVID19 forçou o encerramento de centros educativos e a suspensão da actividade académica. Esta situação inesperada gerou um novo cenário de ensino-aprendizagem e centros educativos, professores, estudantes e famílias tiveram de responder a esta situação, sem tempo para planeamento. O objetivo deste trabalho é conhecer a percepção dos estudantes de Formação Profissional (VT) na Galiza sobre o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem durante este período. Foi concebido e implementado um questionário ad hoc, ao qual responderam 505 estudantes de nível superior e intermédio, 54,3% eram mulheres e 44,8% eram homens, a maioria com mais de 20 anos de idade (56,4%). Os resultados indicam que 10 % dos estudantes não dispunham de ferramentas tecnológicas para continuar com o processo de aprendizagem e 21,4 % não tinham Internet no local onde se encontravam confinados. Os professores de formação profissional utilizaram diferentes tecnologias e metodologias para continuar a ensinar, sem uma linha de acção comum partilhada. Este estudo mostra a disparidade metodológica no EFP para continuar o processo de ensino durante a suspensão da actividade académica presencial, bem como o papel relevante do ensino presencial como pivô para a equidade e a redução das desigualdades.