Revista Lusófona de Educação n.º 51 (2021)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Entradas recentes
Item La Covid-19 y la actividad académica no presencial : percepción de los estudiantes de formación profesional de Galicia- España(University of Lusophone Humanities and Technology, 2021-07) Mariño Fernández, Raquel; Barreira Cerqueiras, Eva M.; García Antelo, Beatriz; Casal Otero, Lorena; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoA COVID19 forçou o encerramento de centros educativos e a suspensão da actividade académica. Esta situação inesperada gerou um novo cenário de ensino-aprendizagem e centros educativos, professores, estudantes e famílias tiveram de responder a esta situação, sem tempo para planeamento. O objetivo deste trabalho é conhecer a percepção dos estudantes de Formação Profissional (VT) na Galiza sobre o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem durante este período. Foi concebido e implementado um questionário ad hoc, ao qual responderam 505 estudantes de nível superior e intermédio, 54,3% eram mulheres e 44,8% eram homens, a maioria com mais de 20 anos de idade (56,4%). Os resultados indicam que 10 % dos estudantes não dispunham de ferramentas tecnológicas para continuar com o processo de aprendizagem e 21,4 % não tinham Internet no local onde se encontravam confinados. Os professores de formação profissional utilizaram diferentes tecnologias e metodologias para continuar a ensinar, sem uma linha de acção comum partilhada. Este estudo mostra a disparidade metodológica no EFP para continuar o processo de ensino durante a suspensão da actividade académica presencial, bem como o papel relevante do ensino presencial como pivô para a equidade e a redução das desigualdades.Item A educação superior a distância no Brasil : regulação e políticas de expansão (1998-2018)(University of Lusophone Humanities and Technology, 2021-07) Trevisol, Joviles Vitório; Toledo, Jaques Antonio de; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoO presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa sobre as políticas e as dinâmicas da educação superior a distância (EaD) no Brasil nos últimos 20 anos (1998-2018). A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma extensa pesquisa bibliográfica e documental, além do levantamento e análise dos dados disponibilizados pelo INEP/MEC. O primeiro passo foi analisar os principais marcos regulatórios da EaD no Brasil. Em seguida, procedeu-se a sistematização dos dados quantitativos disponíveis na base de dados do INEP e disponibilizados pelo órgão aos pesquisadores por meio dos microdados da educação superior no Brasil. Os dados foram organizados em inúmeras categorias de análise. Os dados evidenciam, entre outros aspectos, o crescimento das instituições, cursos e matrículas de EaD, sobretudo a partir de 2005. Além disso, demonstram que o setor privado passou a ser hegemônico na oferta. Segundo dados do INEP, em 2005 haviam 189 cursos de graduação a distância no Brasil. Em 2018, esse número saltou para 3.177, um crescimento correspondente a 1.560%. Enquanto as matrículas presenciais de graduação cresceram 43,5% entre 2005 e 2018, a modalidade EaD cresceu 1.693%. Um em cada quatro estudantes está matriculado na EaD.Item Desenvolvendo competências e habilidades para o trabalhador do futuro : caminhos do Banco Mundial e da OCDE(University of Lusophone Humanities and Technology, 2021-07) Melo, Adriana Almeida Sales de; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoTendo como tema geral a formação humana para o trabalho como uma preocupação central das ciências da educação, o texto a seguir se propõe a investigar documentos atuais produzidos pelo Banco Mundial (BM) e pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Para tais organismos internacionais, a construção de um projeto de sociedade e de educação deve estar fundamentado principalmente na condução dos jovens para o futuro, com ênfase tanto nas competências, habilidades e valores da aprendizagem, quanto no conhecimento que se constrói nos ambientes educativos. Tais elementos seriam necessários tanto para sua adaptação a um mercado de trabalho futuro pleno de incertezas, quanto para uma melhor convivência global. Tem como objetivos a análise dos Relatórios de Desenvolvimento Mundial do BM, assim como dos documentos da OCDE ‘Tendências Transformando a Educação’ e ‘O futuro da educação e das habilidades. Educação 2030’, a partir de uma abordagem histórico-crítica. Podemos afirmar que estas instituições vão construindo novas narrativas, se utilizando para isso da construção de novos significados para o conceito de competências, conhecimento, habilidades e valores a serem construídos para que as novas gerações possa se adaptar melhor ao mundo do trabalho.Item Análise da Comunicação de uma criança com Perturbação do Espetro do Autismo : um estudo exploratório(University of Lusophone Humanities and Technology, 2021-07) Moreno, Davys; Sá, Susana; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoQuando se trabalha com crianças com Perturbações do Espetro do Autismo, percebe-se que a maior dificuldade radica na promoção da sua comunicação e socialização. O presente estudo de carácter qualitativo e exploratório, foi realizado no Brasil no ano de 2017. Centrou-se na utilização de um Pequeno Filme no qual uma criança com Perturbação do Espetro do Autismo seguia as instruções de um Professor de Música através de um vídeo num telemóvel. Este Pequeno Filme foi analisado através da técnica de análise de conteúdo suportada pelo software na plataforma webQDA. Teve como objetivo observar as Funções de Comunicação e as Formas de Comunicação que a criança com Perturbação do Espetro do Autismo utilizava durante duas situações. Observámos a existência de limitações nas Formas de Comunicação e nas Funções de Comunicação da criança em estudo, tendo existido algumas melhorias com a introdução do vídeo através do Telemóvel. Como Conclusão, observamos que o telemóvel parece poder contribuir para tornar acessível a informação para as crianças com Perturbação do Espetro do Autismo, nomeadamente na melhoria da sua comunicação. Por último, é sugerida a realização de mais estudos de cariz experimental que contemplem a observação em vários contextos.Item Employability of higher education graduates : reflections and pedagogical implications(University of Lusophone Humanities and Technology, 2021-07) Monteiro, Sílvia; Almeida, Leandro S.; CeiED - Interdisciplinary Research Centre for Education and DevelopmentAs mudanças, ocorridas no ensino superior e no mercado de trabalho ao longo dos últimos anos, remetem para a necessidade de uma reflexão aprofundada acerca dos paradigmas educativos que hoje prevalecem e da sua adequação face às exigências sociais que hoje se colocam. A este respeito, um dos tópicos que ganha particular relevância relaciona-se com as taxas de emprego dos graduados, e que representa um critério atual utilizado para avaliar a qualidade das instituições e cursos de ensino superior. Pretende-se com este artigo apresentar uma reflexão em torno do conhecimento atual sobre o tema da empregabilidade, integrando diferentes trabalhos e linhas empíricas desenvolvidas ao longo dos últimos anos, organizada em quatro premissas: (i) o risco da “priorização avulsa” das competências técnicas; (ii) as competências de gestão de carreira como catalisadoras da empregabilidade; (iii) os graduados e o potencial transformador das organizações; (iv) a implausibilidade de modelos únicos na promoção da empregabilidade. Para concluir, argumenta-se que a educação dos futuros licenciados não se deve limitar a uma visão de curto prazo. As práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem devem promover a construção contínua de conhecimentos e competências, experiência prática e estágios em organizações com diferentes estruturas, dentro da comunidade.Item A banda desenhada na comunicação e educação em ciência : uma revisão sistemática da literatura(University of Lusophone Humanities and Technology, 2021-07) Mota, Marina; Sá, Cristina Manuela; Guerra, Cecília; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoO presente artigo consiste numa revisão sistemática da literatura sobre a utilização da banda desenhada como recurso na comunicação e educação em ciência. Tem como objetivo analisar e perceber como os estudos utilizaram a banda desenhada como recurso didático para comunicar ciência e como esta utilização está relacionada com o desenvolvimento da aprendizagem. A questão de partida é “Qual o potencial da banda desenhada na comunicação e educação em ciência?”. Serão selecionados artigos publicados em revistas indexadas nos últimos 20 anos, em inglês, português e espanhol, cujo foco seja a aplicação da banda desenhada (de temática científica) em contexto de comunicação e/ou educação em ciência. As bases de dados utilizadas foram a Scopus e a Web of Science. Através da leitura dos resumos, foram excluídos trabalhos de fonte secundária, ou seja, que resumem, interpretam ou avaliam os textos das fontes primárias ou os que não se focam na aplicação da banda desenhada em contexto de comunicação de ciência ou educação em ciência. Conclui-se que a banda desenhada de temática científica é tão ou até mais eficaz do que um recurso didático tradicional e gera maior engajamento, na medida em que os alunos passam a se interessar em ler mais sobre o tema.Item O Educador Social no século XXI : perceções dos recém-licenciados de uma instituição de ensino superior privada em Portugal(University of Lusophone Humanities and Technology, 2021-06) Sanches, Isabel; Franco, Dulce; Jacinto, Maria Manuela; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoNeste estudo, partimos da seguinte questão: qual a situação profissional e a intervenção socioeducativa dos diplomados em Educação Social, em 2017/18 e 2018/19, numa Instituição de Ensino Superior (IES) privada em Portugal. Elencámos como objetivos: caracterizar a situação profissional dos diplomados e analisar a sua intervenção socioeducativa, após a conclusão do curso. Foi construído, testado e aplicado um questionário, de questões abertas e fechadas. Procedeu-se ao tratamento da informação, mediante os descritores: (i) caraterização dos participantes; (ii) motivações e expetativas; (iii) nível de satisfação académica; (iv) oportunidades profissionais. Constatou-se a precaridade e baixos salários no que reporta à situação profissional dos diplomados; um elevado nível de satisfação em relação à formação e dificuldade em obter emprego na área da formação, por pouca oferta de emprego, devido ao desconhecimento da área e do seu potencial. Conclui-se sobre a importância da divulgação da formação de um perfil holístico do Educador Social (ES), sustentado por competências socioprofissionais e um saber pedagógico e social específico que se consolide como vetor de empregabilidade, em territórios e contextos diversificados, capazes de responder aos desafios da contemporaneidade.Item Percepción del profesorado de las aulas multigrado desde una perspectiva DAFO(University of Lusophone Humanities and Technology, 2021-07) Martín Cilleros, María Victoria; Gutiérrez Ortega, Mónica; Morán Antón, Marta; Sánchez-Gómez, María Cruz; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoAs salas de aula multi-graduadas são comuns nas escolas rurais, embora corram atualmente o risco de desaparecer devido à baixa taxa de natalidade e ao efeito de “España vaciada”. A investigação realizada mostra a opinião sobre estas salas de aula, apresentada pelos professores de duas províncias de Castilla y León (Espanha). O objetivo era analisar as vantagens, desvantagens e fatores que favorecem ou dificultam o processo de ensino- -aprendizagem nas salas de aula com estas características. Para este fim, foi utilizada uma metodologia qualitativa, através de questionários semi-estruturados, enquadrada numa estrutura SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades, Ameaças e Oportunidades). Foi realizada uma análise de conteúdo com o programa MAXQDA 12. Os resultados indicam que a perceção dos professores de salas de aula multigraduadas é positiva, onde as desvantagens estão ligadas às vantagens, consideram que as características do ambiente proporcionam grandes oportunidades, oferecendo uma maior contextualização da aprendizagem significativa e funcional; e os mesmos fatores que ameaçam o mundo rural afetam a sua escola. É importante melhorar a qualidade e a sobrevivência destas salas de aula para as quais são oferecidas chaves diferentes.Item A pedagogia do oprimido no ensino do método qualitativo de pesquisa(University of Lusophone Humanities and Technology, 2021-07) Taquette, Stella R.; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoO método qualitativo de pesquisa é contra hegemônico na ciência e tem a sua validade questionada. É considerado não científico por alguns, desimportante para outros ou mesmo apenas ferramenta de apoio para pesquisas quantitativas. O objetivo deste artigo é fazer um paralelo entre a pedagogia freireana e o modelo de ensino paradigmático do método qualitativo e evidenciar a situação de opressão dos pesquisadores qualitativistas. Trata-se de ensaio baseado nos fundamentos filosóficos educacionais de Paulo Freire e em resultados de pesquisas sobre a prática e o ensino do método qualitativo. Os dados evidenciam que a concepção pedagógica construtivista, dialógica, libertadora e emancipatória de Freire tem conformidade ao modelo paradigmático de ensino aprendizagem da pesquisa qualitativa na formação de pesquisadores autônomos, proativos e críticos, fundamentais para produção de conhecimento científico útil para a sociedade. Conclui-se que o ensino do método de pesquisa qualitativa na perspectiva holística freireana contribui para libertar os pesquisadores da opressão exercida pela hegemonia quantitativa da ciência e emancipá-los. Dos educadores espera-se a adoção de posturas não autoritárias, não bancárias, contextualizadas, dialógicas e que conjuguem a teoria à prática.Item Curadoria digital : concepções e percepções de pesquisadores sobre avaliação de materiais didáticos digitais(University of Lusophone Humanities and Technology, 2021-07) Silva, Katia Godoi e; Almeida, Maria Elizabeth; Costa, António Pedro; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoA avaliação de materiais didáticos digitais realizada por professores, vem sendo discutida por diversos autores, os quais são proponentes de instrumentos avaliativos, numa abordagem de classificação final ou numa perspectiva contextual. Tais aspectos podem levar os professores a refletirem sobre o processo dessa avaliação e, de que forma os materiais no formato digital, poderiam ser analisados no contexto da curadoria digital. Assim, o presente estudo objetiva compreender as concepções de pesquisadores sobre curadoria digital e suas percepções sobre como orientar os professores no processo de escolha de materiais didáticos digitais. Os participantes deste estudo são estudantes em um programa de pós- -graduação stricto sensu, em uma universidade particular e comunitária, no estado de São Paulo, que atuam também como professores em Educação on-line e mediadores da formação de professores voltada à Curadoria Digital. Trata-se de pesquisa com abordagem qualitativa, que se apoia em dados construídos por meio de entrevistas, como processo reflexivo. A apreciação das entrevistas se dá a partir da análise de conteúdo, com o uso do software de análise qualitativa de dados o webQDA. Os resultados revelam possibilidades de diálogo entre o processo de escolha e avaliação de MDDs, o processo de CD, e o processo de ensino, o que sugere uma nova abordagem de formação de professores a partir do contexto em que estão inseridos. Uma formação voltada à CD, pois, na atualidade, revela-se como uma exigência e atribuição do professor, que precisa ser preparado para assumir tal responsabilidade.Item Ensino de investigação qualitativa em psicologia (da educação) : impacto percebido em alunos de mestrado(University of Lusophone Humanities and Technology, 2021-07) Antunes, Ana Pereira; Araújo, Sara Barros; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoO ensino de investigação qualitativa associa-se ao estudo dos processos pedagógicos mais adequados à aquisição de competências de investigação. Assim, pretende-se contribuir para o (re)conhecimento da importância da investigação qualitativa e da sua lecionação, através da análise do impacto percebido pelos alunos da frequência de uma unidade curricular de métodos de investigação. Participaram 10 alunos na primeira fase do estudo e 11 alunos na segunda fase, que frequentavam um curso de 2.º ciclo, em Psicologia da Educação, numa Universidade Pública Portuguesa, no ano letivo 2019/2020. A recolha de dados foi feita através de narrativa, tendo sido alvo de análise de conteúdo por duas codificadoras, numa lógica dedutiva e indutiva. O ensino de investigação qualitativa teve impacto nos alunos, destacando-se a evolução e aprofundamento ao nível da caracterização da metodologia qualitativa e da sua importância, bem como o desenvolvimento de competências investigativas e de possibilidade de transferência da aprendizagem. Os alunos reconheceram ainda a pertinência da unidade curricular ao nível do mestrado em questão, sugerindo a iniciação à mesma mais cedo no percurso académico. O estudo contribui para o reconhecimento da lecionação de investigação qualitativa, com possíveis implicações na revisão dos planos de estudo do primeiro ciclo em Psicologia.