Revista Lusófona de Educação n.º 51 (2021)
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Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 51 (2021) por autor "Jacinto, Maria Manuela"
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Item O Educador Social no século XXI : perceções dos recém-licenciados de uma instituição de ensino superior privada em Portugal(University of Lusophone Humanities and Technology, 2021-06) Sanches, Isabel; Franco, Dulce; Jacinto, Maria Manuela; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoNeste estudo, partimos da seguinte questão: qual a situação profissional e a intervenção socioeducativa dos diplomados em Educação Social, em 2017/18 e 2018/19, numa Instituição de Ensino Superior (IES) privada em Portugal. Elencámos como objetivos: caracterizar a situação profissional dos diplomados e analisar a sua intervenção socioeducativa, após a conclusão do curso. Foi construído, testado e aplicado um questionário, de questões abertas e fechadas. Procedeu-se ao tratamento da informação, mediante os descritores: (i) caraterização dos participantes; (ii) motivações e expetativas; (iii) nível de satisfação académica; (iv) oportunidades profissionais. Constatou-se a precaridade e baixos salários no que reporta à situação profissional dos diplomados; um elevado nível de satisfação em relação à formação e dificuldade em obter emprego na área da formação, por pouca oferta de emprego, devido ao desconhecimento da área e do seu potencial. Conclui-se sobre a importância da divulgação da formação de um perfil holístico do Educador Social (ES), sustentado por competências socioprofissionais e um saber pedagógico e social específico que se consolide como vetor de empregabilidade, em territórios e contextos diversificados, capazes de responder aos desafios da contemporaneidade.