Revista Lusófona de Educação n.º 51 (2021)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 51 (2021) por autor "Monteiro, Sílvia"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Employability of higher education graduates : reflections and pedagogical implications(University of Lusophone Humanities and Technology, 2021-07) Monteiro, Sílvia; Almeida, Leandro S.; CeiED - Interdisciplinary Research Centre for Education and DevelopmentAs mudanças, ocorridas no ensino superior e no mercado de trabalho ao longo dos últimos anos, remetem para a necessidade de uma reflexão aprofundada acerca dos paradigmas educativos que hoje prevalecem e da sua adequação face às exigências sociais que hoje se colocam. A este respeito, um dos tópicos que ganha particular relevância relaciona-se com as taxas de emprego dos graduados, e que representa um critério atual utilizado para avaliar a qualidade das instituições e cursos de ensino superior. Pretende-se com este artigo apresentar uma reflexão em torno do conhecimento atual sobre o tema da empregabilidade, integrando diferentes trabalhos e linhas empíricas desenvolvidas ao longo dos últimos anos, organizada em quatro premissas: (i) o risco da “priorização avulsa” das competências técnicas; (ii) as competências de gestão de carreira como catalisadoras da empregabilidade; (iii) os graduados e o potencial transformador das organizações; (iv) a implausibilidade de modelos únicos na promoção da empregabilidade. Para concluir, argumenta-se que a educação dos futuros licenciados não se deve limitar a uma visão de curto prazo. As práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem devem promover a construção contínua de conhecimentos e competências, experiência prática e estágios em organizações com diferentes estruturas, dentro da comunidade.