Revista Lusófona de Educação n.º 51 (2021)
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Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 51 (2021) por autor "Morán Antón, Marta"
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Item Percepción del profesorado de las aulas multigrado desde una perspectiva DAFO(University of Lusophone Humanities and Technology, 2021-07) Martín Cilleros, María Victoria; Gutiérrez Ortega, Mónica; Morán Antón, Marta; Sánchez-Gómez, María Cruz; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoAs salas de aula multi-graduadas são comuns nas escolas rurais, embora corram atualmente o risco de desaparecer devido à baixa taxa de natalidade e ao efeito de “España vaciada”. A investigação realizada mostra a opinião sobre estas salas de aula, apresentada pelos professores de duas províncias de Castilla y León (Espanha). O objetivo era analisar as vantagens, desvantagens e fatores que favorecem ou dificultam o processo de ensino- -aprendizagem nas salas de aula com estas características. Para este fim, foi utilizada uma metodologia qualitativa, através de questionários semi-estruturados, enquadrada numa estrutura SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades, Ameaças e Oportunidades). Foi realizada uma análise de conteúdo com o programa MAXQDA 12. Os resultados indicam que a perceção dos professores de salas de aula multigraduadas é positiva, onde as desvantagens estão ligadas às vantagens, consideram que as características do ambiente proporcionam grandes oportunidades, oferecendo uma maior contextualização da aprendizagem significativa e funcional; e os mesmos fatores que ameaçam o mundo rural afetam a sua escola. É importante melhorar a qualidade e a sobrevivência destas salas de aula para as quais são oferecidas chaves diferentes.