Revista Lusófona de Educação n.º 55 (2022)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 55 (2022) por autor "Oulahal, Rachid"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Education in the French Outermost Regions : interculturation as a basis for a necessary work of memory?(Edições Universitárias Lusófonas, 2022) Oulahal, Rachid; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoAs regiões ultraperiféricas francesas fazem parte da União Europeia, embora estejam geograficamente distantes da França continental. Além disso, essas regiões inscrevem-se na História de França, embora também tenham a sua própria História à parte da França, uma História fundamentada nas suas geografias mas também uma História entre escravidão e colonização. Em 2022, a educação ainda é uma prioridade e um enigma para o governo francês quando se trata das suas regiões ultraperiféricas (Guadelupe, Guiana, La Reunion, Martinica, Mayotte e San-Martin). Fortes diferenças têm sido apontadas entre esses ambientes e a França continental no que diz respeito ao sistema educacional e à sua eficiência. A principal questão para o governo francês é, de facto, que as regiões ultraperiféricas são diferentes da França continental, mas também são muito diferentes entre si. Essas várias disparidades tornam difícil pensar num sistema escolar e currículo comuns. O objetivo deste artigo é fornecer uma atualização sobre as questões educacionais com as quais a França tem que lidar em relação às suas regiões ultraperiféricas. Em seguida, investigaremos como essas questões podem estar relacionadas com as questões de memória, tanto individual quanto coletiva, e como uma perspetiva intercultural pode ser vista como base para um trabalho de memória necessário para um sistema educacional mais adequado.