Revista Lusófona de Educação n.º 55 (2022)
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Item Alumnado con altas capacidades intelectuales en la Comunidad Autónoma de Canarias: Un importante reto educativo en la actualidad(Edições Universitárias Lusófonas, 2022-10-15) Antunes, Ana Pereira; Dorta, María J. ; Borges, ÁfricaOs alunos com Altas Capacidades Intelectuais (ALCAIN) necessitam de uma resposta educativa adequada e específica para desenvolverem o seu potencial. Em Espanha e na Comunidade Autónoma das Canárias existem normativas estatais e regionais que estabelecem um protocolo para a deteção e identificação desses alunos. O objetivo deste estudo é conhecer o estado atual da identificação dos alunos ALCAIN e o seu rendimento académico. Analisaram-se dados referentes a 8172 alunos ALCAIN nas ilhas Canárias (Ensino Primário=4191, Ensino Secundário Obrigatório=3046 e Ensino Secundário não Obrigatório - Bacharelato=935), durante 5 anos letivos (de 2015-16 a 2019-20), fornecidos pela Direção Geral de Ordenamento, Inovação e Qualidade, da Secretaria da Educação, Universidades, Cultura e Desportos do Governo das Canárias. Os dados revelam que a identificação é muito baixa (cerca de 1%), as raparigas são menos identificadas do que os rapazes e o desempenho académico é, em geral, alto. Conclui-se que grande parte dos alunos ALCAIN permanece sem identificar e, portanto, sem receber a resposta educativa necessária. Identificar e atender adequadamente os alunos ALCAIN é um importante desafio para a Educação nas Ilhas.Item A preservação da herança cultural e da identidade através do currículo(Edições Universitárias Lusófonas, 2022) Cristovão, Natalina; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO presente artigo decorre da reescrita de uma investigação realizada entre 2009 e 2013, na tentativa de perceber o papel do currículo na preservação da identidade cultural. O estudo justificou-se pelo seu contributo original no campo do currículo, mediante uma investigação pioneira e inédita no que diz respeito à articulação entre o currículo, a identidade e o património musical madeirense. Para compreender aquele processo, foi realizado trabalho de campo, caracterizado por um estudo exploratório, sob a égide da abordagem qualitativa, envolvendo os professores de Educação Musical da Região Autónoma da Madeira. Analisados os dados, de entre os principais resultados, salientamos: o reconhecimento da importância da construção curricular local; a integração de componentes regionais e locais no currículo como prática comum a todos os professores; as atividades práticas e a valorização dos saberes dos alunos são elementos determinantes para a sua motivação; boa adesão dos alunos às propostas naquele âmbito; as novas sonoridades são um factor de motivação; carência de formação no âmbito do projeto Regionalização do Currículo de Educação Musical (RCEM); a música vista como veículo de identidade; a educação ajuda a formar a identidade do aluno. Estes resultados sustentam a posição da educação, através do currículo, como vetor de transmissão cultural e formação da identidade.Item Distância espacial e distância social: a racionalidade da educação periférica(Edições Universitárias Lusófonas, 2022) Carvalho, Maria João de; Joana, Luciana; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoDe forma recorrente, a educação aparece como meio privilegiado ao serviço de uma sociedade mais justa e preocupada com o bem comum. Como tal, o foco na desigual partilha de bens, causa da existência de formas de vida comunitárias distintas, obriga a descobrirmos o racional que enforma a manutenção e, em alguns casos, a intensificação destes fenómenos promotores e provocadores da desigualdade social. Pelo facto, este trabalho de natureza reflexiva tem como propósito abordar a problemática da educação nas regiões e nas escolas de periferia a partir dos conceitos de equidade e justiça na educação, o que só é possível fazendo uma incursão pelas políticas educativas que expressam a hegemonia da racionalidade instrumental, fazendo do mercado o seu princípio orientador. Certos de que estas políticas não conseguem anular, por vezes até fortalecem, as desigualdades sociais, tentamos conhecer as variáveis que justificam os resultados que as escolas de contextos considerados periféricos apresentam quando comparadas com outras de contextos considerados centrais.Item Los síntomas mórbidos del desarrollo : un estudio de casos(Edições Universitárias Lusófonas, 2022) Lucio-Villegas Ramos, Emilio; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO desenvolvimento tem sido tradicionalmente visto como algo positivo, gerador de maior riqueza e bemestar para indivíduos e comunidades. Era uma visão que partia do pressuposto de que o desenvolvimento, por si só, promove níveis mais elevados de bem-estar e de equidade. Este modelo, baseado apenas na geração de riqueza económica, parece estar a construir espaços de marginalização e exclusão social. No artigo pretendo propor, com base num caso específico e nas consequências para determinadas pessoas, como o desenvolvimento pode promover situações de abandono escolar e de desenraizamento social. Após a apresentação e discussão do caso, concluirei apontando como é necessário estudar o desenvolvimento na perspectiva da mudança e repensá-lo para que seja acompanhado por propostas educacionais que garantam às pessoas a compreensão dos processos em que se encontram imersas e a sua participação nesses mesmos processos.Item Professores de Enfermagem : obstáculos que limitam o valor formativo da prática clínica(Edições Universitárias Lusófonas, 2022) Longo, João; Moutinho, Lídia Susana Mendes; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO presente artigo tem como propósito responder à questão: quais os principais obstáculos sentidos pelos professores em contexto de prática clínica na formação inicial em enfermagem? e ao objetivo: compreender em que medida esses obstáculos podem ser condicionantes do desenvolvimento profissional docente. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, descritiva de natureza interpretativa. A amostra é intencional, composta por sessenta e oito professores de treze Escolas Superiores Saúde | Enfermagem portuguesas. A recolha de dados foi efetuada através da técnica de focus-group e o tratamento de dados foi executado com recurso à análise de conteúdo temática segundo Bardin. No decurso do processo investigativo, foram cumpridas as recomendações dos padrões exigidos pela Declaração de Helsínquia e Convenção de Oviedo. Todos os participantes foram informados sobre o estudo e seus objetivos, assim como sobre a garantia de confidencialidade dos seus dados e direito de abandonar o estudo em qualquer momento. Os resultados mostram que os obstáculos sentidos pelos professores durante os períodos de ensino clínico aparentam estar relacionados com a falta de preparação para a função supervisiva; dificuldades de interação com os atores envolvidos no processo formativo (supervisor clínico e estudante), ausência de articulação entre a academia e os contextos profissionais e, ainda, com o modo como os ensinos clínicos são organizados.Item A educação para a cidadania pleniférica : um desafio premente da contemporaneidade(Edições Universitárias Lusófonas, 2022) Valente, Isabel Maria Freitas; Furlin, Marcelo; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA semântica, em desdobramentos de sentido e de significado, favorece novos olhares sobre a contemporaneidade, com suas características emblemáticas, desafios iminentes e horizontes (im)previsíveis. Essa moldura ilustra a construção de um conceito regional, utópico, na perspectiva de que as Comunidades Europeias deveriam considerar, substancialmente, as regiões insulares mais afastadas do continente europeu. Nesse viés, a ultraperiferia passa a representar um estatuto específico para as regiões da União Europeia, com características particulares comuns. É assim que as Regiões Ultraperiféricas e os seus cerca de 4,8 milhões de habitantes expressam o desejo de que a União Europeia e suas instituições reconheçam esses territórios como espaços europeus de pleno direito, com limites e aberturas para a constituição da História. Com tal cenário instigante, o artigo pretende apresentar o conceito inovador de cidadania pleniférica, que promove o movimento semântico, político, ideológico etc. das periferias ao centro. Nesse vértice, a educação para a cidadania pleniférica é imperiosa, com vistas ao desenvolvimento do espírito crítico do indivíduo e de sua capacidade para a compreensão do pluralismo e de suas diversas manifestações no mundo contemporâneo.Item Trabalhar com crianças é dar o melhor de si : vozes de alunas da Licenciatura em Educação Básica(Edições Universitárias Lusófonas, 2022) Soares, Lúcia Vidal; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA pesquisa, que se apresenta, decorre da aplicação de um inquérito por questionário, realizado, no ano letivo 2021/2022, na Unidade Curricular (UC) Leitura, Escrita e Literacia, a alunas do 2.º ano do 1º Curso de uma Licenciatura em Educação Básica (LEB). Pretendia-se conhecer as expectativas das discentes sobre a referida UC, e, simultaneamente, sobre aspetos relativos ao seu futuro profissional. Do ponto de vista teórico, este trabalho fundamenta-se em perspetivas da teoria da autodeterminação. Para o tratamento da informação obtida, recorreu-se a uma análise de conteúdo. A análise dos resultados permitiu-nos concluir que as alunas não só reconhecem as suas fragilidades quanto aos conhecimentos linguísticos e literários em Língua Portuguesa, como sugerem um maior investimento na perspetiva didática do curso. Já as motivações para a escolha desta licenciatura são, sobretudo, intrínsecas.Item Éducation familiale et soutien à la parentalité: politiques publiques, dispositifs et pratiques à l’île de La Réunion(Edições Universitárias Lusófonas, 2022) Malbert, Thierry; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA questão das relações mantidas pelos vários atores da educação, incluindo os professores com os pais das crianças ao seu cuidado, continua a ser uma questão complexa que não evita controvérsias entre as posições por vezes bem definidas de uns e de outros, em particular quando lhes surge a questão da ligação e da coeducação. No contexto da sociedade reunionesa, não será importante ter em linha de conta a dimensão cultural dos papéis e funções dos pais no que respeita às práticas educativas profissionais? E as dificuldades da relação pais-profissionais de educação na implementação de uma verdadeira abordagem coeducativa? A fim de abrir alguns caminhos de reflexão epistemológica em relação a essas questões, este artigo apresenta vários resumos dos resultados das nossas pesquisas realizadas sobre os sistemas de apoio parental implementados na Ilha da Reunião. Importa compreender a abordagem intercultural entre os órgãos educativos: família-escola, no que diz respeito às políticas públicas no contexto sóciohistórico das necessidades da população da Ilha da Reunião.Item O regime de autonomia e administração das escolas: do plano das intenções declaradas ao plano das ações. O caso da Região Autónoma da Madeira(Edições Universitárias Lusófonas, 2022) Silva, Sofia; Fraga, Nuno; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO estudo das políticas de educação está sujeito a dois planos de análise: o das intenções declaradas ao nível das políticas educativas patentes nos normativos legais e documentos oficiais e o das decisões/práticas. Neste artigo procuramos compreender, por um lado, o enquadramento jurídico-normativo do regime de autonomia e administração das escolas dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e secundário da rede pública da Região Autónoma da Madeira (RAM) e, por outro, analisar o nível das ações e das práticas. Procedemos a um estudo exploratório, de natureza qualitativa, assente numa abordagem descritiva e interpretativa, centrado num estudo de caso único - a dimensão normativa do regime de autonomia e administração das escolas na RAM. Utiliza-se como técnica de recolha de dados a análise documental e como técnicas de análise e tratamento dos dados a análise de conteúdo e a triangulação dos normativos legais. Ao nível das intenções declaradas, preconiza-se, desde a década de 80, a descentralização das políticas educativas e maiores níveis de autonomia das escolas, de forma a construírem a sua autonomia a partir da comunidade onde estão inseridas. Não obstante o discurso descentralizador e autonómico, não se verifica uma alteração significativa quer das políticas da administração central, quer das práticas das próprias escolas, assistindo-se a uma mera execução periférica das decisões definidas pelo poder central.Item Education in the French Outermost Regions : interculturation as a basis for a necessary work of memory?(Edições Universitárias Lusófonas, 2022) Oulahal, Rachid; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoAs regiões ultraperiféricas francesas fazem parte da União Europeia, embora estejam geograficamente distantes da França continental. Além disso, essas regiões inscrevem-se na História de França, embora também tenham a sua própria História à parte da França, uma História fundamentada nas suas geografias mas também uma História entre escravidão e colonização. Em 2022, a educação ainda é uma prioridade e um enigma para o governo francês quando se trata das suas regiões ultraperiféricas (Guadelupe, Guiana, La Reunion, Martinica, Mayotte e San-Martin). Fortes diferenças têm sido apontadas entre esses ambientes e a França continental no que diz respeito ao sistema educacional e à sua eficiência. A principal questão para o governo francês é, de facto, que as regiões ultraperiféricas são diferentes da França continental, mas também são muito diferentes entre si. Essas várias disparidades tornam difícil pensar num sistema escolar e currículo comuns. O objetivo deste artigo é fornecer uma atualização sobre as questões educacionais com as quais a França tem que lidar em relação às suas regiões ultraperiféricas. Em seguida, investigaremos como essas questões podem estar relacionadas com as questões de memória, tanto individual quanto coletiva, e como uma perspetiva intercultural pode ser vista como base para um trabalho de memória necessário para um sistema educacional mais adequado.