Revista Lusófona de Educação n.º 30 (2015)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 30 (2015) por autor "Abrantes, Pedro"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Poder e liderança nas escolas : um estudo sociológico em contextos desfavorecidos(Edições Universitárias Lusófonas, 2015) Baptista, Inês; Abrantes, PedroParte-se de uma perspectiva sociológica sobre o poder nas organizações escolares, baseada nas teorias consagradas de Max Weber e Crozier & Friedberg. Esta perspectiva é confrontada com estudos recentes sobre a liderança nas escolas e, posteriormente, é utilizada na análise dos processos de liderança em dois agrupamentos de escolas, localizados em contextos desfavorecidos, em regiões distintas de Portugal. Os “estudos de caso” envolveram a realização de entrevistas a professores com diversos cargos nos dois agrupamentos, um questionário aos docentes e outros aos encarregados de educação, bem como observação participante. A análise destaca a tensão entre lógicas legais e tradicionais de poder, a fragilidade do conselho geral e das lideranças intermédias, assim como hiatos de liderança pedagógica, apontando pistas para a sua superação.