Revista Lusófona de Educação n.º 30 (2015)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 30 (2015) por autor "Correia, José Alberto"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Repensar as lideranças escolares em questões de aprendizagem e equidade(Edições Universitárias Lusófonas, 2015) Ferreira, Elisabete; Lopes, Adélia; Correia, José AlbertoEste texto centra-se na problemática das lideranças em contextos escolares de autonomia, numa conjuntura de inconsistências estruturais, processuais, ideológicas e praxeológicas que são vividas e sentidas na governação das escolas portuguesas. Consideramos que as práticas de liderança se desenvolvem em processos humanos complexos, sociais e afetivos onde a comunicação toma lugar de destaque nas questões da aprendizagem e da equidade. Neste sentido, assumimos como necessária a (re)conceitualizaçãoda organização educativa enquanto Escola-cidade (Correia, 2008) e enquanto espaço de desenvolvimento de uma agência humana capaz (Ferreira, 2012a) de refletir as lideranças escolares em novas formas de comunicação, criatividade e decisão na escola autónoma. Apoiando-nos então, no paradigma da interpelação defendido por Correia (1998), entendemos a importância da relação e da comunicação, do diálogo, da participação coletiva na construção duma escola autónoma e(a)fetivamente democrática e de qualidade. Conscientes dos desafios que se colocam às escolas autónomas e aos seus/suas diretores/as em defesa de uma escola pública para a equidade e a aprendizagem trazemos à discussão neste artigo intertextualidades e a reconstrução das lideranças escolares.